A ficção científica brasileira tem um ponto de encontro no festival Sci-Fi Floripa, que chega à sua quarta edição, de 22 a 27 de julho. As sessões no Cinema Gilberto Gerlach, do Centro Integrado de Cultura (CIC), ocorrerão entre os dias 23 e 27 de julho. Mais que um evento, o Sci-Fi Floripa é um portal para imaginar futuros fora da lógica do centro, do mercado e da normatividade. A entrada é gratuita.
Criado em 2022, o festival vem se tornando referência ao reunir produções que cruzam especulação científica, crítica social e linguagem experimental. Neste ano, a programação traz mais de 60 filmes de 20 países, entre curtas e longas. A edição de 2025 contará com mostra competitiva de curtas-metragens internacionais, com foco em estéticas subversivas; sessões comentadas com cineastas e pesquisadores; e espaços dedicados à convergência entre audiovisual, tecnologia, ancestralidade e insurgência política, como a Mostra "Poética Entropia", que propõe ficções experimentais, animação de variados estilos e gambiarras artísticas. Da programação, destaque, ainda, para o curta-metragem "Bela LX-404", de Luiza Botelho (RJ), com a atriz Lea Garcia, gigante da arte brasileira, em sua última participação no cinema, e o longa-metragem "Salomé", de André Antônio (PE).
A produção é da Cinemática Hub com curadoria de Petter Baiestorf, Gurcius Gewdner e Yasmine Evaristo. A direção artística é do cineasta Pedro MC, de Florianópolis, com produção de Cris Villar, Calvin Trezzi, Ana Horn e Karine Schwarz. O Festival tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Serviço:
O quê: Sci-Fi Floripa 2025 – Festival de Cinema de Ficção Científica de Florianópolis
Quando: de 22 a 27 de julho de 2025.
Local: dia 22/7, na Bugio Centro
De 23 a 27, das 16h às 22h, no Cinema Gilberto Gerlach - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: ww.scififloripa.com | @scifi.floripa
Contato: (48) 988666012
Fornecido por iCagenda