Chega ao palco do Teatro Ademir Rosa a montagem teatral do clássico "Ilíada", de Homero, com aclamada tradução de Manoel Odorico Mendes e direção de Octavio Camargo. A obra narra o último ano de combate da Guerra de Troia. Em cena, Daniel Dantas e Leticia Sabatella apresentam dois cantos do texto – Canto 1: o estabelecimento do conflito interno entre os gregos e suas motivações; e, o Canto 20: com o retorno triunfal e implacável do herói ao campo de batalha.
O espetáculo surgiu quando os atores apresentaram os dois cantos da Ilíada na abertura do 32º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2022. Texto que integra o repertório da Cia Ilíada Homero de Teatro, fundada pelo diretor em 1999 no Paraná, no espetáculo os cantos 1 e 20 – que são interpretados em sequência pelos atores, ligando, em visão sinóptica, dois momentos epifânicos do poema heroico.
Recitada em festivais na antiguidade por séculos e matéria-prima essencial para a educação no mundo grego, a Ilíada é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Homero
Tradução: Manoel Odorico Mendes
Direção: Octavio Camargo
Elenco: Daniel Dantas e Leticia Sabatella
Figurinos: Cristina Cordeiro
Iluminação: Beto Bruel
Música original: Octavio Camargo
Design gráfico e fotografias: Gilson Camargo
Direção de produção: Caio Bucker
Assistência de produção: Aline Monteiro
Direção de palco: Bené Benevides
Operação de luz: Kelson Santos
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Fornecido por iCagenda