FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição "Carnaval, carnavais"

Eneléo_Alcides_3
Categoria :
MIS
Data:
25/02/2025
Local
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), abre na terça feira, 11 de fevereiro, às 19h, a exposição "Carnaval, carnavais", com fotografias e vídeos de Alceu Bett, Diorgenes Pandini, Eneléo Alcides, Fabrício Tomazi e Joyce Mussi. A exposição traz um recorte com quatro diferentes percepções sobre o fenômeno multicultural e internacional, que no Brasil é apropriado como identidade nacional e ganha status de patrimônio cultural.

Em "O casamento de Dionísio e Apolo", Eneléo Alcides retrata o universo de trabalho, saberes e disciplina por trás dos desfiles das escolas de samba de Florianópolis. "Olorum", de Alceu Bett, aborda a religiosidade, o transcendental e o onírico relacionado ás escolas de samba de Joinville; "Arqueologia do Carnaval" traz uma seleção de textos clássicos por Raul Antelo, que carregam as interpretações dos festejos na visão de escritores brasileiros. E "Carnafilias", com os registros de Diorgenes Pandini, Fabrício Tomazi e Joyce Mussi, constitui um passeio pelas ruas de Florianópolis, tomadas pela diversidade humana que se esbarra e se apodera da cidade.

Segundo Eneléo Alcides, “quando pensamos em carnaval, interpretações e experiências se abrem sem percebemos o quanto o fenômeno abrange manifestações culturais tão distintas ou mesmo contraditórias. Aspectos sagrados e profanos; lazer e trabalho exaustivo; cultura elitista e popular; materiais luxuosos e materiais ordinários descartáveis; inversão de papéis e figuração tradicional imutável”.

A exposição fica aberta ao público até 16 de março, com entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Curadoria de Eneléo Alcides, Fernando Albalustro e Raul Antelo.

Sobre os participantes

Alceu Bett é artista visual e cineasta; inicia sua carreira como fotógrafo ao desenvolver o projeto “Os excluídos” com a Anistia Internacional e Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Graduado em Fotografia Cinematográfica pela Escuela Internacional de Cine y television - San Antonio de Los Banos – Cuba, 1997. Especialização em Direção de Cinema e TV pela Universidade Moderna de Lisboa, 2004. Participou da Bienal Internacional de Fotografia, com a exposição "Havana", em 1998; diretor e roteirista dos filmes “As Mortes de Lucana” 2012 e “ O Aquário de Antígona”. Diretor Executivo dos Festivais Internacionais de Cinema Shortcutz e Joinville International Short Film Festival. Coordena a Galeria33 Cooperfilmm espaço cultural multiuso para promoção das artes na cidade de Joinville/SC.

Diorgenes Pandini é mestre em Artes Visuais (PPGAV/UDESC) e graduado em Jornalismo. Trabalhou por mais de dez anos nos principais veículos de imprensa de Santa Catarina, destacando a cobertura da Copa do Mundo na Rússia em 2018 e a cobertura da queda do Avião da Chapecoense em Medellín, Colômbia, em 2016. Participa de exposições coletivas e individuais.

Eneléo Alcides estuda e pesquisa artes visuais, música e fotografia. Realizou pós-doutorado na linha de Teoria e História da Arte (PPGAV/UDESC, 2017-2019), é doutor em Direito (CPGD/UFSC), Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), e Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UFSC), entre outras formações. Atua como fotógrafo, curador, gestor e produtor cultural.

Fabrício Tomazi cursou Artes Plásticas (UDESC), graduado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Anhembi Morumbi), especialista em Geografia, Cidade e Arquitetura (Escola da Cidade de São Paulo). É colecionador e atua como curador independente.

Fernando Albalustro é artista visual pesquisador das cores. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na Linha Teoria e História da Arte do Ceart-Udesc. Especialista em Artes, Cultura e Criação pela Faculdade Senac SC e graduado em Artes Visuais pelo Ceart-Udesc. Consultor em Economia Criativa e Economia do Carnaval. Membro do coletivo cultural Oficina Critica de Carnaval. Carnavalesco nos anos de 1995 na Copa Lord e 2012 na Consulado.

Joyce Mussi é uma artista da imagem. Desde os anos 1990 dedica-se à pesquisa fotográfica, explorando os limites entre realidade e criação, entre o instante e a memória. Estudiosa das Artes Visuais e da História da Arte, Joyce refina sua visão através do conhecimento e da experimentação. Suas exposições no Brasil e no exterior refletem essa constante busca por narrativas visuais que dialogam com o mundo e seus mistérios. Para ela, a fotografia não é um mero enquadramento, mas uma linguagem, um sentir, uma forma de existência.

Raul Antelo é graduado em Letras Modernas pela Universidad de Buenos Aires (1974) e em Língua portuguesa pelo Instituto Superior del Profesorado en Lenguas Vivas (1972), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1978) e doutoro em Literatura Brasileira pela mesma Universidade (1981). Foi professor de Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden, na Holanda. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina e atua como curador e pesquisador em artes visuais.

Serviço:

O quê: Exposição "Carnaval, carnavais"
Abertura: 11/02/2025 (terça-feira), às 19h.
Visitação: até 16/03/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

 

 
 

Todas as Datas:

  • De 11/02/2025 até 16/03/2025
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda