O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, na sala Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e por ordem de chegada (limitada à lotação do espaço de 136 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Dia 2/11: Sessão Curtas Brasileiros de Todas as Mostras
(Duração total: 61 minutos - Classificação indicativa: Livre)
Com exibição dos filmes:
Eu sou assim, salabim! - Levi (de Ana Teixeira e Camila Santana, documentário, BA, 2024, 3 min): Levi nasceu no sul da Bahia, região que marcou a história do nosso país. Enquanto ele nos apresenta o porto da cidade, conta a sua própria versão sobre a chegada dos portugueses no Brasil. Ele sonha em ser presidente e mudar o final dessa história.
Juro que vi: Matinta Perera (de Humberto Avelar, RJ, animação, 2006, 13 min): No interior do Brasil, reza a lenda que quando Matinta Perera passa por um vilarejo, e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da bruxa Matinta Perera que se transforma em pássaro e que abre conhecimentos sobre um mundo novo e maravilhoso, o que permite a menina suplantar seus medos.
O imaginário de Sofia e Pudim (de Rebeca Casagrande e Fabio Medeiros, SP, ficção, 2020, 15 min): O Imaginário de Sofia e Pudim” retrata a história de Sofia, uma menina que por intermédio da leitura vive, ao lado de Pudim, seu gato de estimação, todo tipo de aventura. A todo momento, ela transforma sua rotina em situações lúdicas e divertidas.
Nonna (de Maria Augusta V. Nunes, SC, animação, 2021, 10 min): A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, ela entende que a presença de sua avó ali é transcendental.
Sobre amizades e bicicletas (de Julia Vidal, PR, ficção, 2022, 20 min): Thiago sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.
Fornecido por iCagenda