Exposição "Mukabata", do fotógrafo Eneléo Alcides

Data:
04/10/2024
Local
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), abre na próxima sexta-feira, 4 de outubro, às 19h, a exposição "Mukabata", com fotografias e vídeos de Eneléo Alcides sobre a etnia huni kuin, apresentando imagens capturadas nos altos dos rios Tarauacá e Jordão, fronteira do Brasil com o Peru, na Amazônia Ocidental. A visitação segue até o dia 29 de novembro, com entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

“Mukabata aborda o olhar estrangeiro lançado sobre um povo originário da região amazônica, expondo as familiaridades e os estranhamentos provocados pelo encontro interétnico e a improbabilidade dessa comunicação”, destaca Eneléo. Ainda sobre o significado de Mukabata, o organizador da mostra explica que “Muka/amargo/Bata/doce são elementos e forças transformadoras com poder de curar ou matar. Muita confusão ainda transborda nos encontros entre Huni Kuin (gente verdadeira) e as diferentes composições sociais do mundo pós-industrializado. Do genocídio à tutela, do mito do selvagem ao mito da preservação da originalidade dos povos, esses encontros, irrefreáveis, ainda ocorrem com incomunicabilidades de idiomas, valores e perspectivas. Entre inocências e sagacidades, entre imaginários idílicos e cotidianos concretos, as transformações seguem seus cursos, destruindo ou revigorando. Mukabata trata da experiência de um desses encontros”, comenta.

A exposição tem curadoria de Rosângela Miranda Cherem e Fabrício Tomazi Peixoto.

Sobre o fotógrafo

Eneléo Alcides estuda e pesquisa artes visuais, música e fotografia. Realizou pós-doutorado na linha de História da Arte (PPGAV/UDESC, 2017-2019), é doutor em Direito (CPGD/UFSC 1999-2004), Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC 1995-1998), graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UFSC  1986-1993) entre outras formações. Atua como fotógrafo, curador, gestor e produtor cultural.

O quê: Exposição "Mukabata", do fotógrafo Eneléo Alcides
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Abertura: 04/10/2024 (sexta-feira), às 19h.
Visitação: até 29/11/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada: gratuita

Todas as Datas: