Até o dia 11 de setembro, a Sala Lindolf Bell 1 do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a exposição "Universos Imaginários: Yokai no Japão, Folclore no Brasil". A abertura ocorre nesta quinta-feira (15), às 19h, com a presença dos artistas cujos trabalhos fazem parte da mostra.
A exposição conta com desenhos, origami, peças dos artistas Amanda Miuky, André Utimura, DimiArts, Diogo Aze, Harlley Borlin, Luciana Miashiro Lima, Marina Takase, Matheus Adriano, Mika o Bardo, Morgana Tesman, Naty, Py.arts, Rodrigo Tramonte, Vinicius Serafim e Yuina Takase.
Yokai são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, como monstros, fantasmas e outros seres imaginários. Existem centenas
de tipos de youkais, dos pequeninos aos gigantescos, dos bonzinhos aos malvados e dos bonitinhos aos muito feiosos, dos muito conhecidos aos que quase ninguém conhece.
Houve um época em que as pessoas acreditavam que eles existiam de verdade e eram culpados pelas coisas ruins que aconteciam: doenças, acidentes, terremotos ou incêndios. Também acreditavam que iam atrás de pessoas que faziam coisas erradas, sentiam inveja, raiva ou desejavam vingança. Ou simplesmente ficavam vagando por aí, sem fazer mal a ninguém.
A exposição marca o Dia do Yokai no Japão (8 de agosto) e o Dia Folclore no Brasil (22 de agosto). Visitas mediadas para escolas podem ser agendadas pelo Whatsapp (48) 99608-9500.
Visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Fornecido por iCagenda