Exposição coletiva Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024

CIC
Data:
15/08/2024
Sala Lindolf Bell 2 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

As três artistas finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis, Camila Martins (Florianópolis), Celaine Refosco (Pomerode) e Dariane Martiól (Florianópolis), estarão com trabalhos expostos na Sala Lindolf Bell 2, do Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir do dia 6 de agosto, às 20h. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 7 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A grande vencedora será anunciada na abertura da mostra e, como prêmio, fará uma residência artística de três meses na prestigiada Cité Internationale des Arts, em Paris. Também receberá um valor de R$ 17 mil como ajuda de custo, além de bolsa de estudo do idioma francês na Aliança Francesa de Florianópolis.

As artistas Camila Martins, Celaine Refosco e Dariane Martiól foram selecionadas dentre mais de 150 inscrições recebidas pela edição comemorativa de 10 anos do Prêmio AF de Arte Contemporânea. A avaliação do portfólio e biografia das participantes foi feita por um corpo de jurados. Os trabalhos de Camila Martins, Celaine Refosco e Dariane Martiól destacaram-se tanto pela singularidade da pesquisa desenvolvida quanto pela coerência entre conceito e produção poética.

Camila Martins (1984), Florianópolis

Artista autodidata, educadora e ceramista com graduação em moda. De formação livre, estudou em ateliês de São Paulo, Cunha, Rio de Janeiro e Nova Iorque e foi aluna de ceramistas de renome na cena nacional e internacional. A cerâmica começou como um hobby em 2015 e se tornou um ofício no ano seguinte, depois de atuar anos como estilista em uma multinacional varejista. Além da produção cerâmica, também produz pinturas, instalações e fotografias de suas obras à beira-mar como se fossem carcaças de criaturas que o mar devolveu. Em suas obras, a materialidade da cerâmica é pautada no tempo e o tempo é o condutor da investigação: imaginar inícios, repensar o presente e propor novos fins. O tempo é questão crucial em sua pesquisa, que na transformação da matéria barro em cerâmica, tem lugar fundamental, tanto quanto o trauma do calor.

Celaine Refosco (1961), Pomerode

Artista visual, atenta aos processos e marcada por eles. Fez carreira na indústria têxtil e na educação. Na artes, começou ainda na década 1980, quando ficou em 1º lugar na categoria pintura no II Salão de Artes Plásticas na FURB (1981). Já expôs em museus, galerias, espaços independentes, com destaques para as exposições Rios Voadores, no Museu de Arte de Blumenau (2022) e no Museu Guido Viaro (2023), em Curitiba; além da exposição Sobre as coisas que não entendemos bem, no Instituto Internacional Juarez Machado (2022). Sua obra abrange tanto o desenho e a pintura, desdobrando-se também em instalações que englobam suportes e materiais diversos. Seu trabalho perpassa as discussões técnicas de execução industrial e são trazidos para uma produção em menor escala, aproximando-se de discussões também técnicas sobre pintura, desenho e formatos tradicionais de arte.

Dariane Martiól de Souza (1988), Florianópolis

Artista visual residente do Pivô Pesquisa, doutoranda e mestre em Artes Visuais pela Udesc. Foi premiada no 17° Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos, em 2021, e suas obras já foram expostas no 32° Programa de Exposições do Centro Cultural de São Paulo (2022) e no Fórum de Fotoperformance de Minas Gerais. Em seu trabalho, utiliza pintura, fotografia, poesia, bordado e vídeos para abrir um espaço de reflexão filosófica sobre a existência. Procura ampliar os imaginários da cultura forjada por mitos e explorar o que ela tenta ocultar: a violência e o erotismo em suas diversas formas de transgressão. Na interseção entre corpo, fantasias e identidade, sua prática artística desdobra-se como uma prosa lírica, trágica e erótica, celebrando o excesso e o absurdo da condição humana. Para Martiól, seu trabalho é uma declaração de Amor e de Guerra: amor à vida e guerra a tudo o que possa ser antierótico.

O quê: Exposição coletiva Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024
Com trabalhos de Celaine Refosco, Camila Martins e Dariane Martiól
Onde: Sala Lindolf Bell 2 - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Abertura: 6 de agosto de 2024, às 20h
Visitação: até 7 de setembro. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Classificação indicativa: Livre

Todas as Datas: