FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Concerto Inaugural "Lumina Ignis - Luz e Transformação"

ofic_concerto_lumina
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
26/06/2024 20:00
Local
Teatro Ademir Rosa - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Brasil ganha uma nova orquestra neste mês de junho com foco voltado para a educação e ações de sustentabilidade. Trata-se da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), que faz seu Concerto Inaugural no próximo dia 26 de junho, às 20h, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis.

Seu concerto inaugural "Lumina Ignis - Luz e Transformação" terá regência de um dos maiores maestros da atualidade, Roberto Minczuk, titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Diretor Musical da New Mexico Philharmonic (EUA), com a participação especial da soprano brasileira Maria Carla Pino Cury e do tenor argentino Santiago Martinez.

O concerto inaugural busca ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul por meio de doações voluntárias de alimentos, roupas de inverno e produtos de higiene. A entrada é franca.

O concerto marca um momento de extrema relevância na cultura de Santa Catarina e do Brasil, simbolizando um compromisso renovado com a arte, a sustentabilidade e a inclusão social. A apresentação reúne obras-primas clássicas e contemporâneas de vários estilos musicais como o barroco, romântico e contemporâneo, incluindo uma estreia mundial da compositora Elodie Bouny.

O programa apresentará peças de compositores como Edino Krieger, Jacques Offenbach, Christoph Willibald Gluck, Georg Händel e Elodie Bouny, o concerto terá como destaque a Sinfonia Nº 3 Em Mi Bemol Maior, Op. 55, “EROICA”, de Beethoven, considerada até hoje um marco na música ocidental.

Além da celebração musical, o evento irá promover uma interação entre música, luz e imagem. A apresentação também presta uma homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e aos 195 anos em Santa Catarina, o que se reflete na escolha dos compositores alemães no programa.

"A Orquestra Filarmônica Catarinense surge com uma proposta inovadora para promover a música de concerto, continuamente integrando ações educativas e sociais, inovação tecnológica e conscientização ambiental. Além do repertório sinfônico tradicional, valorizamos a prática de música de câmara, diversificando os programas musicais e promovendo o desenvolvimento amplo dos músicos", afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

A orquestra tem o incentivo das empresas Agricopel, Celesc, Ciser, Havan e Grupo Novo Brasil e Imperatriz por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e das empresas Ciser, Diamante, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Fundação Galeto’s.

Ingressos gratuitos disponíveis no site Blueticket

 
 

Todas as Datas:

  • 26/06/2024 20:00

Fornecido por iCagenda