O Festival Inflamável chega a sua terceira edição, com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e apoio do Museu de Florianópolis - Sérgio Grando. O evento ocorrerá de 4 a 7 de abril de 2024 na sala de cinema Gilberto Gerlach no Centro Integrado de Cultura (CIC) e no espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Na programação do último dia do Festival será exibida uma sessão em homenagem a Celso dos Santos, produtor, professor, cineasta e criador do FAM-Festival de Audiovisual do Mercosul, recentemente falecido.
O Duo Strangloscope, composto pelos cineastas radicados em Florianópolis Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, assinam o projeto artístico e curadoria do Festival Inflamável, e Maria Emília Azevedo a direção executiva numa produção da Dois Plátanos e co-produção da Câmera Olho Filmes. Trata-se de uma iniciativa única no Estado de Santa Catarina, pois é o único festival catarinense de cinema com projeção de filmes em Super 8 e em 16mm. Os formatos analógico-fotoquímicos, que por grande parte das pessoas parecem ter sido extinguidos, voltam com força total em produções de cinema do mundo inteiro.
Ressurgem os laboratórios de revelação, proliferam as produções de filmes de publicidade, de moda, filmes de surf e outros esportes, filmes de casamento, além de filmes de cinema comercial e de cinema experimental em todos os cantos do planeta. Os filmes realizados em diferentes bitolas fílmicas movimentam a cadeia de produção em Super 8 e em 16mm.
Optando por oferecer um festival de curtas experimentais em Tomada Única de Super 8, o Festival Inflamável nesta edição amplia as sessões de exibição, performance e instalação para os trabalhos realizados também em 16mm.
Nesta terceira edição foram realizados, com patrocínio do Festival Inflamável, 25 curtas-metragens experimentais em Tomada Única de Super 8. De forma totalmente gratuita, artistas visuais, cineastas e técnicos audiovisuais foram selecionados para a terceira edição da Oficina de realização de curtas em tomada única de Super 8 do Festival Inflamável, que ocorreu em novembro de 2023 nas dependências do Museu de Florianópolis. Os filmes foram encaminhados para revelação e digitalização e integrarão as sessões de projeção em Super 8 competitivas durante o evento de exibição.
Para composição do corpo de jurados desta terceira edição, o festival contará com a presença de Ana Villanueva, cineasta argentina cuja obra abarca o cinema experimental, o vídeo, as instalações interativas e os objetos sonoros. Ana Villanueva também oferecerá, gratuitamente aos participantes selecionados, a oficina Projeções Múltiplas em Instalações Artísticas, uma oficina de criação de instalações em Super 8 durante o Festival Inflamável.
Outra presença no júri será a da diretora de cinema experimental catarinense Moira Lacowicz, cineasta experimental premiada em festivais nacionais e internacionais, que fará uma performance de cinema expandido durante a programação. Para completar o júri, foi convidada a fotógrafa experimental Samantha Ortega, que oferecerá, também gratuitamente aos selecionados, a oficina de cinema de arquivo "Escrever um poema de imagens colando vestígios" durante os dias iniciais do Festival.
O resultado das oficinas a serem oferecidas nos dias 4 e 5 de abril será exposto na sala de exposição do MIS - Museu da Imagem e do Som do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis.
Programação:
Oficinas - dias 4 e 5 de abril:
Dia 4 de abril: Sala 1 de Oficina - das 14 às 17 horas - Oficina com Ana Villanueva: Projeções Múltiplas em Instalações Artísticas
Dias 4 e 5 de abril: Sala 2 de Oficina - das 14 às 17 horas - Oficina com Samanta Ortega: Escrever um poema de imagens colando vestígios
Local: salas de oficinas de artes do CIC
18 horas do dia 4 de abril: Abertura de exposição no MIS - trabalhos de Moira Lacowicz, Ana Villanueva e Samanta Ortega
Local: sala de exposição do MIS
18 horas do dia 6 de abril: Apresentação de todos os trabalhos de instalação de cinema expandido expostos no MIS.
Apresentação dos oficineiros com fala dos artistas/alunos das oficinas.
Sala de Cinema Gilberto Gerlach
Dia 4 de abril
19 horas - Abertura do Festival Inflamável
Apresentação de Suzaninha
Performance de Cinema Expandido - Palimpsesto, performance de cinema experimental expandido de Moira Lacowicz e Francisco Silveira
Duração: 7 minutos
2 projetores de 16mm e 2 projetores de slides
Sinopse: Filmes familiares, comerciais e documentários de valor histórico filtrados por um olhar inquieto, curioso e multiforme. “Palimpsesto" é uma performance de perspectiva versátil, onde o suporte e seu conteúdo são reaproveitados com um firme propósito de busca pessoal longe do purismo e das formas tradicionais. Apresentado em projeções simultâneas que fazem da experiência de ver um ato de testemunhar a destruição dando origem a algo novo.
Sessão doc experimental - Aqui onde tudo acaba
Filmado em 16mm e revelação botânica, em partilha de saberes com os Laklano Xokleng da Aldeia Bugio, TI Ibirama, SC.
Um projeto Duo Strangloscope
Direção: Cláudia Cárdenas e Juce Filho
Produção: Pangéia
Digitalização/Transfer: MonoNoWare, NYC
Prêmio Catarinense de Cinema - Fundação Catarinense de Cultura
20 horas - Sessão Competitiva dos selecionados (30 min)
Curadoria Duo Strangloscope
Curtas experimentais realizados em Super 8 ou 16mm com projeção digital
21 horas - Apresentação de Susaninha da Sessão Competitiva 1
Projeção de 8 filmes realizados pela Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única do Festival Inflamável (programar filme da Romy)
Dia 5 de abril
19 horas - Apresentação de Suzaninha
Projeto 8 Por 8 - Renovação do Ciclo de Cinema em Super 8 na Paraíba.
Projeção de 8 filmes realizados em Super 8 por cineastas paraibanos. Exibição do material digitalizado.
20 horas - Sessão Competitiva dos Selecionados (30 min)
Curadoria Duo Strangloscope
Curtas experimentais realizados em Super 8 ou 16mm com projeção digital
21 horas - Apresentação de Suzaninha
Sessão Competitiva 2
Projeção de 8 filmes realizados pela Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única do Festival Inflamável
Dia 6 de abril
19 horas - Sessão de estreia no Brasil do longa-metragem "El Pensamiento Analógico", de Paulo Pécora
Um retrato da atual cena de artistas, cineastas e fotógrafos cujo trabalho criativo está conectado a antigos processos ópticos, mecânicos e fotoquímicos relacionados à fotografia e ao cinema em 35, 16 e Super 8 milímetros. A partir da observação e registro de momentos de suas vidas cotidianas e formas de trabalho, o documentário investiga a possível existência de um "pensamento analógico" e como ele influencia suas maneiras de conceber e viver a realidade.
Masterclass de Paulo Pécora sobre a realização do filme
21 horas - Susaninha apresenta a Sessão Competitiva 3
Projeção de 9 filmes realizados pela Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única do Festival Inflamável
Dia 7 de abril
19 horas - Susaninha apresenta a sessão em Homenagem a Celso dos Santos
20 horas - Sessão Curadoria Ana Villanueva de curtas experimentais argentinos
Curtas experimentais realizados em Super 8 ou 16mm com projeção digital
Ana Villanueva fala sobre a curadoria de filmes apresentados
21:30 horas - Susaninha apresenta a performance e depois volta ao palco para a apresentação dos vencedores em cada categoria
Performance de Cinema Expandido: Orogenesis - Samanta Ortega (2024)
Projeção de colagem fílmica em slides 35mm
Versos intrometidos em slides encontrados de viagens a Nova York e aos Alpes Suíços contam uma versão cáustica do mito de formação das montanhas e dos monumentos.
Sessão Premiação:
Projeção dos filmes premiados e entrega dos troféus pelas juradas.
Sala de exposição do Museu da Imagem e do Som
Instalações:
Umbra (de Ana Villanueva)
Instalação que se torna um meio de relembrar parte da história do nosso país, quando a ditadura militar argentina causou o desaparecimento e a morte de mais de 30 mil pessoas. Lembrar é uma atividade humana vital, que define as nossas ligações com o passado, com a nossa história, e as formas como lembramos nos definem com o presente. Esta obra nos conecta com a ação de relembrar, possibilitando os diálogos necessários entre passado-presente. Quando acessamos as memórias (em qualquer uma de suas formas), há dois processos envolvidos: a própria memória (memória viva) e a ação de lembrar que coloca o que é do passado no presente para que possamos observá-lo e questioná-lo.
UMBRA é uma instalação composta por dois projetores Super 8. O filme projetado no primeiro projetor é um fragmento de “La Fiesta de Todos”. Documentário/comédia argentino de 1979, dirigido por Sergio Renán, sobre a Copa do Mundo de 1978. Foi escrito por Renán, Hugo Sofovich e Mario Sabato. Os esquetes cômicos do filme são protagonizados por um grande grupo de renomados atores e figuras culturais argentinas. Foi lançado em 24 de maio daquele ano. O filme é uma reconstrução majoritariamente documental da vitória argentina na Copa do Mundo realizada naquele país, intercalada com diversos episódios ficcionais ocorridos no mesmo período.
O filme que é projetado no segundo projetor reúne alguns dos retratos dos cineastas/fotógrafos desaparecidos durante a ditadura. (Esta informação foi acedida através do arquivo público da ESMA). Ambos os filmes são projetados continuamente na mesma caixa na parede, com a exceção de que o filme correspondente a “La Fiesta de todos” é intervencionado mecanicamente com um marcador indelével à medida que avança na sua projeção. Os traços do lápis cobrem a emulsão do filme, fazendo com que sua própria projeção seja alterada, deteriorada até se tornar uma imagem com pouquíssima informação. À medida que isso acontece, o filme correspondente aos retratos dos desaparecidos começa a ser visto com mais clareza, produto de uma superposição com o outro filme cada vez mais fraco em informações.
Contranarciso (de Moira Lacowicz)
2024 - super8mm/ 35mm slide
Contranarciso propõe quebrar o espelho para uma auto reflexão formal sobre identidade e a relação que estabelecemos com nós mesmos.
Orogenesis (de Samanta Ortega)
2024 - Projeção de colagem fílmica em slides 35mm
Versos intrometidos em slides encontrados de viagens a Nova York e aos Alpes Suíços contam uma versão cáustica do mito de formação das montanhas e dos monumentos.
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