Almir Sater é cantor, compositor e músico, que trabalha eventualmente como ator. Gravou seu primeiro disco solo, "Estradeiro", em 1981, despontando na cena da música sertaneja. Com a notoriedade, aceitou convites para atuar em novelas com personagens violeiros, tornando-se conhecido nacionalmente.
A estreia em novelas foi como Trindade de "Pantanal" (1990), na Manchete. Em seguida, protagonizou na emissora "A História de Ana Raio e Zé Trovão" (1991). Depois, fez "O Rei do Gado" (1996), na Globo, em que viveu Pirilampo, formando dupla com Saracura, papel de Sérgio Reis. Atuou ainda em "Bicho do Mato" (2006), na Record.
Ao longo da carreira, também participou de filmes, mas tornou-se ator bissexto a fim de seguir se dedicando à carreira musical. O retorno às novelas ocorre como Eugênio, o Chalaneiro, em uma participação especial no remake de "Pantanal" (2022), na Globo.
Com mais de 30 anos de carreira e 10 discos solo gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas. Entre seus maiores sucessos estão "Tocando em Frente", "Um Violeiro Toca", "Chalana", "Peão", entre outras. Já gravou com os nomes mais importantes da música brasileira, como Milton Nascimento e Renato Teixeira.
Fornecido por iCagenda