No vocabulário do manezinho, o nativo de Florianópolis, o Istepô, é quem atrapalha, incomoda, é do contra. E as Isteporas, são artistas de um cabaré, que pra sociedade de Florianópolis de outrora, incomodava, atrapalhava era um empecilho para a moral e os bons costumes da Ilha.
Existe uma tradição, onde em todas as décadas de todos os tempos, “as descendentes das primeiras Isteporas do Desterro” se reúnem em um cabaré feérico e anacrônico para contar histórias de confusões amorosas, de casos cabeludos, paixão, dores, vinganças, tudo sobre o universo das coristas, girls, vedetes e divas da Ilha através de danças e performances.
As Isteporas são Divas Manezinhas, artistas e também algumas de índole duvidosa de um cabaré que traz histórias desde a época do Desterro num teatro de variedades com muitas “imoralidades e patifarias”.
Apesar de ser uma ficção, todo enredo da história é baseado em estudos acadêmicos e pesquisas da diretora Ale Gutierrez em periódicos antigos da nossa cidade. Então, além de rir, divertir-se, ainda aprende-se um pouco da história da nossa Ilha, que é uma característica dos Espetáculos do Studio Ale Gutierrez, incluir na cena da dança a cultura de Florianópolis.
O Studio Ale Gutierrez é um grupo amador de dança formado por mulheres de todas idades, corpos e estilos que contarão através das danças, teatro e performances a história fictícia das vedetes manezinhas do Desterro.
Fornecido por iCagenda