Prefeitura Municipal de Florianópolis e Floripa Shopping apresentam o Celebra - A Noite de Gala do Dança em Cena, com a participação de LAB Dance Studio (Efêmero, Construções Invisíveis de um Relacionamento Frágil), Produtoda MovinCena (Chicago, O Musical), House Dance Floripa (Time to Jack) e Project H[u]mans (Rio Invisível).
Considerado a noite de gala do Dança em Cena, o Celebra é um tradicional evento de celebração do projeto que reúne em uma noite as companhias de dança com destaque na cena de dentro e de fora do Estado. Pela primeira vez, será realizada no Teatro Ademir Rosa, no CIC, principal palco de Santa Catarina. Conheça os espetáculos:
LAB Dance Studio apresenta Efêmero, Construções Invisíveis de um Relacionamento Frágil
Com direção e coreografia de Moni Cherem e Duda Borges, Efêmero é um espetáculo que fala sobre o vazio de uma sociedade preenchida por "recompensas" invisíveis, questionando a validez das relações passageiras com tudo que nos cerca. Os bailarinos se distribuem em cena como se estivessem em um campo de game: seus personagens são moldados por expectativas e imagens do que acham que deveriam ser.
A pesquisa para essa montagem começou em 2021. No ano seguinte, o grupo LAB Dance Studio foi selecionado para apresentar o trabalho no Cena Contemporânea dentro do Festival Prêmio Curitiba na Dança e conquistou o primeiro lugar. Em 2023, o espetáculo foi um dos espetáculos selecionados da Maratona Cultural em Florianópolis.
MovinCena apresenta Chicago, O Musical
Inspirado no mundialmente prestigiado espetáculo da Broadway, Chicago, O Musical conta a história de duas artistas da noite em busca do estrelato e da fama. Este é o terceiro ano que a companhia de Florianópolis Movincena leva para o palco sua versão da montagem. Com elenco de artistas da Capital e direção de Ana Garvik, o musical é marcado por coreografias complexas e enérgicas, atuações memoráveis e cenas musicais de tirar o fôlego.
House Dance Floripa apresenta Time to Jack
Espetáculo Time to Jack percorre brevemente a história do House Dance e House Music desde o surgimento até as culturas e danças que influenciam até hoje esse movimento. Muito além do que apenas passos rápidos com as pernas, a Cultura House surgiu dentro de espaços que acolhiam as minorias, pessoas pretas, LGBTQIA+ e imigrantes em Nova York, nos Estados Unidos, no final dos anos 70. Desse movimento underground e de resistência surge o House Dance. A montagem tem direção e coreografia de Diego Tavares e Vivian Shimizu, dois pesquisadores e professores da House Dance que atuam em Florianópolis e produzem o House Dance Floripa.
De SP, Project H[u]mans apresenta O Rio Invisível
A companhia paulistana Project H[u]mans apresenta em Florianópolis O Rio Invisível. O espetáculo de dança contemporânea e danças urbanas leva para o palco temas e sentimentos atuais: sensações intensas, saúde mental, perda, transformação e crescimento pessoal.
A montagem acompanha a jornada de um personagem ao longo das cinco fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Um rio invisível é elemento-metáfora, como uma energia em volta da vida que flui, muda e transborda. Ao mover-se por todas as fases, o personagem lida com obstáculos que o convidam a repensar sua relação com a vida e com a própria força para encontrar maneiras de se adaptar às constantes mudanças.
O Rio Invisível tem coreografia e direção de Gabriel Braga, dançarino e pesquisador que assina a capacitação profissional do Dança em Cena em 2023.
Fornecido por iCagenda