FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Amaro Freitas Trio - Sankofa

amaro_freitar_tar_junho
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
03/06/2023 20:30
Local
Teatro Ademir Rosa - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

Ícone da nova geração de instrumentistas brasileiros, Amaro Freitas é um dos principais nomes da cena atual do jazz. Alcançou o posto de revelação do jazz internacional por uma abordagem das teclas tão única quanto surpreendente. Nos últimos anos, Amaro se apresentou em turnês no Brasil e no exterior, incluindo aí o Montreux Jazz Festival, e, por sua técnica e estilos singulares, foi convidado a fazer parcerias com Lenine, Milton Nascimento, Criolo, Manu Gavassi e Sandy.

O músico vem a Florianópolis apresentar o álbum aclamadíssimo “Sankofa”. Terceiro trabalho do pianista, esse disco percorre uma busca espiritual de Amaro por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro. É o seu trabalho mais impressionante e sincero até hoje. Citado em inúmeras listas de “melhores do ano” quando lançado, o álbum tem a colaboração de Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), que formam o Amaro Freitas Trio desde 2015. 

O grupo emprega intrincados padrões rítmicos e variações de compasso como se resignificasse os signos antigos de seus ancestrais. Cada música do repertório é imbuída de uma mensagem ou uma história que o pianista é compelido a contar. No roteiro, constam “Baquaqua”, que destaca a história raramente contada do africano Mahommah Gardo Baquaqua, à delicada “Vila Bela”, nome de um quilombo por Tereza de Benguela, e “Nascimento”, dedicada a Milton Nascimento, passando por “Ayeye”, que significa celebração em iorubá, onde apresenta um piano lindo e vibrante e uma batida de baixo repleta de groove, por vezes soando tanto como um hit de D’Angelo ou Alicia Keys quanto Bill Evans ou Thelonious Monk. Além dos temas de “Sankofa”, o trio também apresenta composições dos dois primeiros discos, “Rasif”(2018) e “Sangue Negro”(2016).

Músicos

Amaro Freitas - Piano 
Jean Elton - Baixo
Hugo Medeiros - Bateria

Ingressos à venda no site Sympla

Classificação indicativa: livre

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 03/06/2023 20:30

Fornecido por iCagenda