FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Evento 125 anos de morte de João da Cruz e Sousa

Cruz_e_Sousa-retrato
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
17/03/2023 14:00
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

No próximo dia 19 de março, completam-se 125 anos da morte do simbolista João da Cruz e Sousa. Para marcar a data, o Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), em parceria com o artista JB (João Batista), promoverá uma programação especial no dia 17 de março no Palácio Cruz e Sousa, que abriga os restos mortais do poeta catarinense.

As atividades se iniciam às 14h com mediação na exposição "[Inde]pendências e seus Transbordamentos no Contexto Catarinense", em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Das 15h às 16h haverá exibição do curta-metragem "Alva Paixão" (SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’), seguido de debate com a diretora do curta Maria Emília de Azevedo e declamação de poemas com JB.

A entrada é gratuita e limitada à capacidade do espaço que é para 30 pessoas.

Sinopse do filme

João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flashback interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.

Serviço:

O quê: Evento 125 anos de morte de João da Cruz e Sousa
Quando: 17/03/2023 (sexta-feira), às 14h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina - No Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita
Número de vagas: 30 pessoas


Foto: Retrato do poeta João da Cruz e Sousa
Autor: Acary Margarida, sem data.
Acervo: Museu Histórico de Santa Catarina
Reprodução: Márcio Henrique Martins / ASCOM FCC

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 17/03/2023 14:00

Fornecido por iCagenda