FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Lançamento do livro “Um pedacinho de terra - Pitadas de poesia em uma horta urbana”

Carlo_-_Livro_Pedacinho_de_terra
Categoria :
Casa da Literatura Catarinense
Data:
21/03/2023 17:30
Local
Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 270 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, recebe no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, o lançamento do livro “Um pedacinho de terra -
Pitadas de poesia em uma horta urbana” (editora Story Studio), do publicitário e escritor Carlo Manfroi.

A obra celebra uma relação de amor com Florianópolis, em especial com o Parque da Luz, onde o autor ajudou a fundar a Hortaluz. Quem adquirir o livro, além das poesias, terá uma grata surpresa e uma experiência diferente e não menos poética do que os versos do autor. O marcador de páginas, feito com papel artesanal, é composto com sementes e pode ser plantado e transformado em rúcula.

A escolha do título “Um pedacinho de terra” para seu primeiro livro de poesia é uma homenagem ao compositor Zininho e seu "Rancho do Amor à Ilha”. A capa tem pintura especial do renomado artista plástico Luciano Martins e as ilustrações internas são de Josiane Fonseca. No prefácio, o pintor, desenhista, gravador, escritor e professor Jayro Schmidt destaca a "constelação poética simples e densa em percepções e recados sobre o Parque da Luz, que em si mesmo tem poesia necessária, telúrica e lúdica, desde que seja vista e dita assim, sem perder o seu olhar dizer crítico”.

Carlo Manfroi escreveu metade das poesias em 2018, a lápis, em um bloco de papel jornal guardado em uma gaveta. “Escondi tão bem, que só foram encontradas na pandemia, na arrumação da casa”, conta, sorrindo. Ao ler as anotações, o autor entendeu que aqueles textos, esquecidos na gaveta, mereciam ser trabalhados e publicados. Passou a escrever outras poesias e complementou a obra.

Premiado duas vezes no Concurso Nacional Mario Quintana, Carlo Manfroi é autor do romance "A Filha - Down em Alto Astral”, de "Somos Centenários" (contos - ACIF) e "Uma Associação de Grandes Ideias" (branded content - ACIF), além de ter poesias e contos publicados nas antologias "O Fio da Palavra"; e "O Ventre do Verbo”.

Carlo Manfroi é publicitário, escritor, professor de marketing e escrita criativa. Com diversos prêmios nas áreas, atua em sua agência Qualé Digital (@qualedigital) e em atividades de ensino-aprendizagem na área de Criação e Marketing, e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em novas mídias e tecnologias (UFSC). É voluntário na Associação dos Amigos do Parque da Luz (@parquedaluz.floripa), em Florianópolis.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro "Um pedacinho de terra - Pitadas de poesia em uma horta urbana"
Dia: 21 de março de 2023, às 17h30
Local: Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 270 - Centro, Florianópolis (SC)

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 21/03/2023 17:30

Fornecido por iCagenda