FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Lançamento da obra "Gustavo Lacerda"

Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
29/11/2022 19:00
Local
MHSC - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil
O lançamento faz parte da programação do mês da consciência negra  em Florianópolis. Gustavo de Lacerda, filho de mãe escravizada, nasceu em Florianópolis em 1854, e é reconhecido nacionalmente por ter fundado a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 7 de abril de 1908 no Rio de Janeiro. Na terça-feira, 29, o historiador Fábio Garcia lança o livro “Gustavo de Lacerda vida e obra de um jornalista negro catarinense (1854-1909)”. A obra apresenta a restituição dos laços familiares de Lacerda, além de sua trajetória de formação e profissional. O evento é aberto ao público e inicia às 19h com apresentações culturais no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa.
 
O livro é resultado de uma pesquisa minuciosa de meses para reconstituir a genealogia e a história do jornalista. “Foram  meses de pesquisa, mais de 500 páginas de jornais analisadas, buscas em livros de batismo, casamentos e óbitos nos estados de Santa Catarina, Ceará e do Rio de Janeiro. Nessa busca, consegui identificar as várias frentes de Lacerda, no teatro, na literatura, no jornalismo, no associativismo ao lado de grandes nomes como Cruz e Sousa, Rui Barbosa, José do Patrocínio, entre outros”, conta Fábio Garcia.
 
Gustavo de Lacerda fez parte de uma geração de escritores-intelectuais que tinham entre suas pautas as ideias republicanas, a separação entre o Estado e a Igreja, o sufrágio universal e, sobretudo, a organização dos trabalhadores em cooperativas. A publicação faz parte coleção Ensaios afro-bibliográficos da Editora Cruz e Sousa que visa dar visibilidade a vida e obra de intelectuais, escritores e instituições negras existentes ao longo da história do Brasil. Mais informações no site https://www.editoracruzesousa.com.br/
 
 Serviço:
 
Lançamento do livro Gustavo de Lacerda vida e obra de um jornalista negro catarinense (1854-1909)
DATA: 29/11 
HORÁRIO: 19h
Onde : Museu Histórico de Santa Catarina- Palácio Cruz e Sousa - MHSC.
Gratuito.
 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 29/11/2022 19:00

Fornecido por iCagenda