FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Logo GOV SC 2019 Colorido

 

Lançamento do livro "Catarina, a mamelouca"

WhatsApp_Image_2022-11-16_at_132753
Categoria :
Casa da Literatura Catarinense
Data:
18/11/2022 17:00
Local
Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 270 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

Titulo da obra: Catarina, a mamelouca

Autora: Ana Lice Brancher

Editora: estúdio semprelo

Dia 18 de novembro, 17h

Local: Casa da Literatura Catarinense Cruz e Sousa

           Praça XV, esquina com Rua Vitor Meireles

A obra estabelece interlocuções entre ficção e realidade numa sequência de situações que perpassam a história, mas que extrapolam essa mesma história. Catarina, personagem transversal do romance, percorre trezentos anos em diferentes temporalidades e territorialidades do atualmente denominado estado de Santa Catarina: ora é amante do poeta Cruz e Sousa, ora convive com Anita e Giuseppi Garibaldi; num momento está entre os revoltosos da Guerra Federalista, noutro entre os caboclos da Guerra do Contestado; também foi vista navegando entre enchentes ou rompendo limites de reservas territoriais; por certo nasceu em algum momento e se diz que ainda está por aí, catarinando.

Nas palavras do escritor e editor Fabio Brüggemann: “ Ao mesmo tempo em que pela linguagem a autora faz alta literatura, traz ao leitor fatos importantes da história, porque faz parte da sua formação e porque tem noção da distinção clara entre as formas narrativas. E isto não é pouco. [...] As várias Catarinas desta rapsódia prosaica, como define a autora, passeiam pela história como protagonistas, não apenas como coadjuvantes, quando contadas por esta mesma elite ainda de mentalidade escravocrata. As Catarinas mameloucas, cada qual com sua voz, refletem sobre a condição a que foram submetidas pela história, mas sempre trapaceando a própria história, contando de um modo revolucionário e, ainda que seja tautologia afirmar, literário."

Sobre a autora:

Ana Lice Brancher nasceu em Capinzal e foi registrada em Ouro (razão de sempre questionar identidades), cidades unidas pelo Rio do Peixe. É historiadora, atividade pela qual organizou alguns livros sobre Santa Catarina e professorou por três décadas na UFSC. Fez mestrado em Literatura (UFSC), doutorado em História (UFRGS), pós doutorado em Paris IV (França) e na Universidade e Buenos Aires (Argentina). Mora em Florianópolis.

Livros organizados:

História do Gosto e outros poemas – Ernani Rosas, Editora da UFSC, 1997
História de Santa Catarina – estudos contemporâneos, Ed. Letras Contemporâneas, 1999
História de Santa Catarina no século XIX, (org. com Silvia Arend) EdUFSC, 2001
História de Santa Catarina - séculos XVI a XIX, (org. com Silvia Arend, EdUFSC, 2004
Histórias na Ditadura: Santa Catarina (1964 -1985), (org. com Reinaldo Lohn, EdUFSC, 2014
História de Santa Catarina na Primeira República (1889 - 1930), (org. com Vanderlei Machado), EdUFSC, 2022.

 
 

Todas as Datas:

  • 18/11/2022 17:00

Fornecido por iCagenda