Nome do espetáculo: Bio (Círculo da Vida)
Artista: Metamorfose Cia Cênica
Categoria: Teatro
Mesorregião de origem: Norte
Mesorregião(ões) da circulação: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis
Resumo/sinopse: Bio – Círculo da Vida é um monólogo teatral que trata das relações de cuidado entre as pessoas. A dramaturgia, criada em processo colaborativo, parte das memórias da atriz e de muitas pessoas por ela entrevistadas que que se dispuseram a compartilhar memórias afetivas sobre cuidar e ser cuidado. Bio trata deste fio que é a vida e que guarda em seu novelo-memória, o vivido e o sonhado. Pensado para um público de 50 pessoas, o espetáculo propõe ao público momentos de poesia, reflexão e interação.
Há uma proposta de interatividade logo no início do espetáculo. A cena inicial, inspirada no Museu da Empatia, um museu sediado em Portugal, é um convite ao público para escolher e calçar um dos 50 sapatos dispostos pelo palco. Cada participante recebe o áudio ou vídeo em Libras (no caso de ser uma pessoa com deficiência auditiva) no seu celular, com a história da(o) dona(o) do sapato escolhido. Os participantes são convidados assim a calçar o sapato e se colocar no lugar desta pessoa...
Quem narra as 50 histórias em Libras presentes nos vídeos é o ator Darley Goulart, um ator surdo que participa do grupo Libração, de Joinville. Darley, que trabalha com audiovisual leu as histórias transcritas pela equipe de produção e gravou os vídeos. Já os vídeos da cena, com tradução em Libras contaram com um trabalho diferenciado. Na gravação a intérprete em Libras, Márcia Santos traduzia o texto falado pela atriz e os gestos eram espelhados (imediatamente copiados) pelo Darley, que por ser ator colocou a alma das personagens na sua interpretação.
Outra pessoa que participou do processo dando dicas imprescindíveis de audiodescrição para cegos foi a Talita Bolduan, frequentadora assídua de Teatro. Cega desde os 14 anos Talita é graduada em Letras, escritora e professora do IFSC.
Muitas pessoas além das que estão nominadas na ficha técnica participaram do processo criativo doando suas histórias, seus sapatos, ou ainda o seu tempo para transcrevê-las... A lista de agradecimentos no programa da peça é vasta. Prova de que o Teatro é uma arte coletiva, feita a muitas mãos, ainda que haja uma única pessoa em cena.
Sobre o artista: A Metamorfose Cia Cênica foi criada em 2003 por Angela Finardi, Sabrina Lermen e Nando Moraes. É uma Companhia de Teatro que produz e encena espetáculos, voltado para crianças, jovens e adultos, contação de histórias, música, além de prestar serviços artístico-pedagógicos. A Companhia reúne artistas que se diversificam em suas especificidades artísticas. É formada atualmente por Ângela Finardi, atriz, contadora de histórias, preparadora corporal e vocal de performers e diretora, com graduação em Teatro pela Unítalo e mestrado em Teatro pela UDESC, e Prika Lourenço, atriz, cantora, musicista e compositora, com graduação em Teatro pela Unítalo. Alguns dos espetáculos da Metamorfose: Ana, Bel e o Coelhinho que não Era de Páscoa. Elenco e direção: Ângela Finardi e Sabrina Lermen (2003). S.O.S. Uma Mulher Só. Texto de Dario Fo e Franca Rame. Elenco: Ângela Finardi, Sabrina Lermen e Samuel Kühn. Direção: Nando Moraes e Lucas David. Circulação pelo Encena Catarina – SESC - 2007. Premiações melhor atriz, cenografia, figurino e iluminação no FENATA-2008 (2006-2008). A Confissão. Dramaturgia: Borges de Garuva, baseada no conto homônimo de Rubens da Cunha. Elenco: Angela Finardi. Direção: Borges de Garuva. Participação especial: Laércio do Amaral, Sabrina Lermen e Samira Sinara Souza (2008). A Princesa Margarida: Um Musical Brincante. Texto e direção: Augusto Pessoa. Elenco: Angela Finardi e Prika Lourenço (2018). Bio (Círculo Da Vida). Elenco e Dramaturgia: Angela Finardi. Direção: Sabrina Lermen (2019).
A Circulação do Espetáculo Bio (Circulo da Vida) percorrerá as seguintes cidades:
Município: Navegantes
Data: 03/11/2022
Horário: 14h
Local: CEU das Artes
Endereço: Endereço: R. Ver. José Flávio Soares, 135 - Nossa Sra. das Graças, Navegantes - SC, 88375-000
Município: São João Batista
Data: 05/11/2022
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes
Endereço: R. Ramão Pedro Rodrigues - Centro, São João Batista - SC, 88240-000
Município: Barra Velha
Data: 10/11/2022
Horário: 19h30min
Local: Sociedade Recreativa Barra Velha
Endereço: Endereço: R. Antônio Ramos Alvim, 192, Centro
Município: Florianópolis
Data: 11/11/2022
Horário: 20h
Local: SESC Prainha
Endereço: Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-183
Município: Laguna
Data: 13/11/2022
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Mussi
Endereço: Av. Colombo Machado Salles, SN - Centro, Laguna - SC, 88790-000
Município: São José
Data: 14/11/2022
Horário: 20h
Local: Teatro Adolpho Mello
Endereço: Av. Colombo Machado Salles, SN - Centro, Laguna - SC, 88790-000
Município: Imbituba
Data: 15/11/2022
Horário: 20h
Local: Teatro Usina
Endereço: Av. Dr. João Rimsa, S/N - Centro, Imbituba - SC, 88780-000
Município: Palhoça
Data: 16/11/2022
Horário: 16h30min
Local: SESC Palhoça
Endereço: R. João Pereira dos Santos, 303 - Pte. do Imaruim, Palhoça - SC, 88130-475
Município: Itajaí
Data: 17/11/2022
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura
Endereço: R. Hercílio Luz, 655 - Centro, Itajaí - SC, 88301-001
Duração: 1 hora
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita. Retirar os ingressos 30 minutos antes do espetáculo, no local.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Angela Finardi e Sabrina Lermen a partir de relatos diversos, coletados nas redes sociais e entrevistas pessoais.
Elenco: Angela Finardi
Direção: Sabrina Lermen
Assistência de direção: Prika Lourenço
Cenografia e figurino: Lucas David
Iluminação: Flávio Andrade e Adriana Perdiz
Trilha sonora: Prika Lourenço
Fotografia: Rodrigo Chaves
Gravação e edição de vídeos: Ricardo Weg
Gravação e edição de vídeos em Libras para celular: Darley Goulart Nunes
Intérprete em Libras: Márcia Santos e Darley Goulart Nunes
Assessoria em Libras: Nathielle Wougles
Design gráfico: Isadora Dickie e Haro Schulenburg
Produção: Angela Finardi e Prika Lourenço
Assistência de Produção: Joseane Tomaz
Fornecido por iCagenda