FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exibição do documentário "Tio Tommy - o homem que fundou a News-Week"

Uncle_Tommy_Tommy_e_Pheepe_-_Still_5
Categoria :
CIC
Data:
05/10/2022 19:30
Local
Sala de Cinema Gilberto Gerlach - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

Tio Tommy - o homem que fundou a News-Week, primeiro longa de Loli Menezes, produzido pela Vinil Filmes, que teve estreia mundial no É tudo Verdade, festival de documentários mais importante do Brasil e recebeu o prêmio de melhor documentário no New York Movie Awards, terá primeira exibição presencial em Florianópolis, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC).

Thomas J C Martyn, fundador da revista americana Newsweek, está sepultado em Agrolândia - uma pequena cidade do interior do Sul do Brasil. Partindo dessa estranha descoberta, o filme investiga a vida desse personagem importante e reservado. Thomas foi um homem de grandes feitos: lutou na Primeira Guerra Mundial como piloto do Royal Flying Corps, foi o primeiro correspondente internacional da revista Time e do The New York Times, participou de grandes rodas em Nova York ao lado de Scott Fitzgerald, Henry Luce, Nelson Rockefeller e Roosevelt, fundou a segunda maior revista americana e, após sofrer um golpe, mudou-se para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, onde se engajou na política internacional. Por meio de entrevistas, documentos, fotos, filmes, fitas de áudio, cartas e manuscritos, o filme tenta reconstruir a trajetória de Thomas, uma vida cheia de lacunas. Um road movie entre Nova York e São Paulo, Cornwall e Agrolândia, Rio de Janeiro e Connecticut, onde segredos, verdades e mentiras confrontam diferentes versões de quem foi esse homem misterioso e como ele se tornou o tio Tommy. Rodado em quatro países e 15 cidades, o filme levou cinco anos para ficar pronto, entre a pesquisa, a pré-produção, as filmagens e a edição.

O projeto foi viabilizado através do Prêmio Catarinense de Cinema - Fundação Catarinense de Cultura, com Arranjos Regionais do FSA - BRDE, ANCINE - Agência Nacional do Cinema. 

O filme teve estreia mundial no É tudo verdade, maior festival de documentários do país, que foi online e gratuito, por conta da pandemia. Atualmente,  está na programação do Canal Brasil e em alguns streaming como Now, Youtube Play e Google Play. É uma produção da Vinil Filmes, produtora independente de cinema, TV, videoclipe e artes visuais com sede em Florianópolis/SC, sendo uma das produtoras mais ativas do Sul do Brasil, que circula suas obras por festivais nacionais e internacionais e recebendo cerca de 30 prêmios. São 17 anos de uma cinematografia continuada, construída de forma coletiva, sempre presente em eventos de destaque e nas mais diversas telas para o público, desde escolas, cine-clubes, mostras até grandes festivais, TV e plataformas digitais.

SERVIÇO:

O que: Exibição do documentário Tio Tommy, o homem que fundou a News-week

Quando: Dia 05 de outubro, às 19h30

Onde: Sala de cinema Gilberto Gerlach - CIC (Centro Integrado de Cultura)

Entrada gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão em frente ao Cinema.

Classificação Indicativa: 12 anos

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 05/10/2022 19:30

Fornecido por iCagenda