FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Camerata Florianópolis - As Quatro Estações

orquestra_2_1
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
26/08/2022 20:30
Local
Teatro Ademir Rosa - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

A Camerata Florianópolis, com a regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos violinistas Talita Limas Alves, Iva Giracca, Gilson Becker e Débora Remor, apresenta um de seus programas de maior sucesso, “As Quatro Estações" de Vivaldi. 

As Quatro Estações, foi composta pelo italiano Antônio Vivaldi em 1723, uma das mais conhecidas e admiradas obras da história da música barroca. 

PROGRAMA

IL CIMENTO DELL’ARMONIA E DELL’INVENTIONE, Opus 8

LE QUATRO STAGIONI

Antonio Vivaldi

1 – Concerto No 1 in Mi Maggiore: La Primavera

Allegro / Largo / Allegro

2 – Concerto No 2 in Sol Minore: L´Estate

Allegro non molto / Adagio / Presto

3 – Concerto No 3 in Fa Maggiore: L’Autunno

Allegro / Adagio molto / Allegro

4 – Concerto No 4 in Fa Minore: L’Inverno

Allegro non molto / Largo / Allegro

AS OBRAS

Com sua representação das atividades e situações sazonais acomodada numa forma de ritornello padronizada, estão descritas nos sonetos que acompanham a partitura, provavelmente de sua própria autoria:

No concerto No 1, “A Primavera”, Antonio Vivaldi abre o Primeiro Movimento (Allegro) com um festivo tutti que anuncia a Chegada da Primavera, e com a mesma, já no primeiro solo em três violinos, o feliz canto dos pássaros que festejam a nova estação. Um novo tema apresentado pela orquestra sugere o murmúrio das fontes que, com o suspirar dos Zéfiros, correm docemente. O segundo solo de violino indica a tempestade, onde os raios e trovões , vem cobrindo o ar em um manto negro. Mas, apesar da tormenta, o violino solista mostra no tema seguinte que enquanto isto, sem se importar, ficam os passarinhos, retornando ao seu encanto canoro. O Segundo Movimento (Largo) nos instiga a imaginar os prados floridos e amenos, onde ao som do doce murmúrio de árvores e folhas, dorme o camponês, enquanto, ao lado, ladra o seu fiel cão. O Terceiro Movimento (Allegro), em forma de dança pastoral, representa uma festiva reunião, onde ao som alegre das gaitas camponesas, dançam as ninfas e os pastores, sob o ansiado céu de primavera, a surgir, brilhante.

“Sob a dura estação, com sol a pino, extenuam-se tanto os homens como os animais e o pinheiro arde”, neste contexto se dá início ao Primeiro Movimento (Allegro nom molto –Allegro) do Concerto No 2, “O Verão”. Num primeiro solo de violino e violoncello, não é difícil perceber a intenção do autor em imitar o canto do cuco e, com ele, também o canto da pomba e o rouxinol. Um novo tema orquestral representa o doce sopro do Zéfiro, mas apesar disso, o vento boreal move-se desafiante ao lado dele. Um último solo de violino, expressa o triste choro do pastor, pois, apesar de tudo, ele teme a borrasca feroz e o seu destino. No Segundo Movimento (Adagio), o mesmo pastor estica seu corpo, procurando repouso, apesar do medo dos trovões furiosos e das abelhas e vespas ao seu redor. Mas, no difícil Terceiro Movimento (Presto), eis que seus temores se confirmam, o céu grandioso troveja, fulminante, quebrando os troncos do trigo, dizimando os grãos.

No Concerto No 3, “O Outono”, pode-se sentir já no primeiro tutti e conseqüente solo de violino do Primeiro Movimento (Allegro), novamente um ambiente alegre, onde, segundo os sonetos de Vivaldi, o camponês celebra com festas e cantos a feliz colheita, com intenso prazer. O mesmo está tão aceso pelos licores de Baco (segundo solo) que acaba com sono a sua alegria (Larghetto no final do Movimento). Com um solo de Cravo no Segundo Movimento (Adagio molto), uma linda ária, temperada com doçura, faz com que se encerrem as festas e os cantos; e a estação convida todos para um suavíssimo sono, como todos bem queiram. Terceiro movimento (Allegro) – No dia seguinte, o caçador sai à caça com trompas, espingardas e cães ferozes. Através de rápida passagem em tercinas do violino solista, podemos sentir a fuga da preza com os caçadores seguindo suas pegadas. Já esgotada e temerosa com o grande alvoroço de rifles e cães, a presa é ferida, tenta fugir, mas é atingida e morre.                 

Os primeiros trinados do Primeiro Movimento (Allegro non molto), do Concerto No 4, O Inverno, nos repassam a imagem de alguém tremendo sem parar sobre a neve, castigado ainda pelo severo soprar do vento cortante, anunciado já pelo primeiro solo de violino, gerando um clima de tensão que culmina no tutti orquestral, que passa a sensação do correr batendo os pés a todo o instante e no último solo do movimento, o bater dos dentes em um frio intenso. O aconchego de ficar ao fogo, quieto e satisfeito, enquanto a chuva do lado de fora a tudo banha, pode ser perfeitamente sentido não somente pelo doce e expressivo solo de violino do Segundo Movimento (Largo), mas também pelo pizziccatto da orquestra imitando a chuva. O Terceiro Movimento (Allegro), é o único movimento rápido da obra que já começa com um solo de violino, sugerindo o caminhar sobre o gelo, a passos lentos, com medo de cair com a tentativa. O tutti seguinte expressa o caminhar com mais decisão e cair sobre a terra, novamente, ir sobre o gelo e correr forte, sem que o gelo se rompa. O tema seguinte em andamento lento e posterior a tempo num confronto entre violino e orquestra, finaliza com vigor a música, ou como Vivaldi desejou “sentir sair do céu o vento Siroco, o boreal e todos os ventos em pé de guerra. Este é o inverno, ainda assim, há nele alegria”.

Ingressos à venda no site Blueticket e na Camerata Escola de Música (Rua Joe Collaço, 708 - Bairro Santa Mônica - Florianópolis)

Classificação indicativa: Livre.
(Menores de 13 anos terão acesso ao evento somente se acompanhado dos pais ou de um responsável legal. Idade miníma pagante: 2 anos.)

Foto: Tóia Oliveira

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 26/08/2022 20:30

Fornecido por iCagenda