FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Concerto Internacional - Abertura de Temporada 2022 - Orquestra de Cordas da Ilha

orquestra_de_cordas
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
04/08/2022 20:30
Local
Teatro Ademir Rosa - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

Concerto com programa de obras de Mendelssohn (Sinfonia para cordas n° 1, em Dó maior), Saint-Saëns (Le Déluge, Opus 45 - Prélude) e Mozart 
(Sinfonia Concertante para violino, viola (e orquestra) K.364). Regente convidado Levon Ambartsumian e solistas convidados Shakhida Azimkhodjaeva e Oliver Yatsugafu.

Sobre os convidados:

Levon Ambartsumian: Em sua juventude estudou no Central Music School e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, tendo aulas com Mikhail Garlitsky, Felix Andrievski, Yuri Yankelevich, Leonid Kogan e Igor Bezrodny. Foi vencedor de vários concursos internacionais, como o Concurso Internacional de Violino de Zagreb (1977), o Concurso Internacional de Montreal (1979) e o Concurso Internacional de Violino da USSR (1981) em Latvia. O violinista também recebeu as honrarias de Artista Honorário da Armênia em 1988 e Artista Honorário da Rússia em 1997. Desde 1977, se apresenta regularmente em diversos países como Brasil, França, Alemanha, Espanha, Grécia, e Coreia do Sul, EUA, Canadá e Itália - realizando várias estreias mundiais de obras de compositores russos, armenos e americanos contemporâneos. Colaborou com regentes e compositores como Valery Gergiev, Vladimir Fedoseev. Maxim Shostakovich, Aram Khachaturian, Alfred Schnittke e muitos outros.  Além disso, gravou diversos cds, incluindo obras de Wieniawski, Sarasate, Brahms, Mendelssohn, Tchaikovsky, Vivaldi, Stravinsky, Bartók,  Shostakovich, Schnittke, Bronner, Arutiunian e outros compositores contemporâneos.

Shakhida Azimkhodjaeva: Nascida em Tashkent, Uzbequistão, começou os estudos de violino na Escola Especial de Música do Conservatório Estadual de Tashkent. Aos onze anos de idade, ela fez sua estréia com a Orquestra Sinfônica do Uzbequistão e ganhou o Concurso Nacional de Violino do Uzbequistão. Azimkhodjaeva se formou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com a professora Irina Medvedeva. Durante seus estudos, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica do Conservatório Tchaikovsky de Moscou sob a direção de maestros como Zubin Metha, Pierre Boulez, Dmitry Kitaenko, Valery Gergiev, Fuat Mansurov, dentre outros. Como solista e musicista de câmara, ela se apresentou em todas as principais cidades da antiga União Soviética nas salas de maior prestígio, incluindo as salas de concerto do Conservatório Tchaikovsky de Moscou e da Filarmônica de São Petersburgo.

Azimkhodjaeva foi uma das fundadoras da Orquestra de Câmara de Moscou “ARCO”. Desde então, ela tem sido spalla, solista e regente assistente da orquestra e se apresentou extensivamente como solista e spalla na Alemanha, França, Espanha, Itália, Romênia, Letônia, Rússia, Coréia do Sul, EUA e Canadá. Gravou inúmeros CDs de música de Vivaldi, Mendelssohn, Tchaikovsky, Ysaye, Rosza, Piazzolla e Shostakovich e outros compositores
contemporâneos. Apresentações recentes incluem sete apresentações no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Desde 1995, Azimkhodjaeva faz parte do corpo docente como professora de violino da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.
Oliver Yatsugafu Professor de violino da Universidade Federal de Mato Grosso, obteve o diploma de Bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e os títulos de Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (EUA). Seus principais professores de
instrumento foram Paulo Bosísio (Brasil) e Levon Ambartusmian (Rússia/EUA). Conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumentistas. Durante a pós-graduação, foi spalla da UGA Symphony Orchestra (UGASO) e concertino da ARCO Chamber Orchestra, com a qual se apresentou na prestigiada sala Weill Hall do Carnegie Hall de Nova Iorque e gravou vários CDs. Além disso, venceu o Concerto Competition da UGASO, e foi o único representante da América Latina no The 2nd China International Violin Competition dentre os 36 violinistas mundialmente selecionados. Desde sua juventude desenvolve intensa carreira como camerista e solista apresentando-se com variados grupos e atuado como solista junto a diversas orquestras brasileiras, sob as batutas de Roberto Tibiriçá, Peter Frank, Luís Petri e Boyko Stoianov, dentre outros. Além do Brasil e dos Estados Unidos, tem se apresentado em países como Itália, Portugal, Áustria, Alemanha, Suíça, China, Japão e Austrália. Em 2016 recebeu também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU em São Paulo. 

  

Ficha técnica: 
Músicos: Débora Remor,Talita Limas, Marcos Pablo Dalmácio, Raiza Diatel, Hugo Reggiardo, Raphael Buratto, Paulo Mattos, Sheyla Yatsugafu, Gilson Becker, Juciane Barbosa. 
Direção: Paulo Mattos
Direção Artística: Marcos Pablo Dalmacio
Produção: Sheyla Yatsugafu

Ingressos à venda no site Blueticket

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 04/08/2022 20:30

Fornecido por iCagenda