FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Palestra e lançamento do livro Um lago, um menino e a lua

WhatsApp_Image_2022-06-08_at_173724
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
24/06/2022 09:00
Local
BPSC - R. Ten. Silveira, 343 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-301
Brasil

A Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe na manhã do dia 24, sexta-feira, o lançamento do livro “Um lago, um menino e a lua”, da escritora Cléo Busatto. 

Antes do lançamento, às 9h, ocorrerá a palestra "Leitura Literária e a formação do mediador". A atividade se desenvolve a partir dos vetores: leitor; leitura; literatura; leitura de mim, leitura do outro. Sugere a literatura como um caminho possível para o aprendizado das coisas práticas e das subjetividades. Promove diferentes leituras da literatura, por meio da interação das linguagens. O texto literário desdobra-se em múltiplas possibilidades, para encantar o leitor e trazê-lo para junto de si. Apresenta o livro literário por meio de intervenções poéticas e sugere a participação do ouvinte, que se torna protagonista desta ação ao interagir com o mediador.

A atividade é dirigida a professores da rede pública, bibliotecários, mediadores em projetos de leitura, alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e público em geral.

Clique aqui para fazer a inscrição.


Sobre a autora

Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 35 obras entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e mídias, que venderam aproximadamente 350 mil exemplares. Elas fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha – Itália. Em 2005, Pedro e o Cruzeiro do Sul foi finalista do 1º Prêmio Barco a Vapor. Em 2016, A fofa do terceiro andar foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria juvenil e selecionado ao PNLD 2020 Literatura. Histórias que eu gosto de contar foi escolhido para o PNLD Literário 2018 e para o Projeto Minha Biblioteca da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – 2019.

Contou histórias para mais de 150 mil pessoas em 263 municípios do Brasil e exterior. Produziu e narrou histórias no meio digital, resultado de uma pesquisa que originou 5 mídias e 3 livros e foi o tema da sua dissertação de mestrado na UFSC.
Formou em torno de 80 mil pessoas em oficinas e palestras com os temas: narração oral, leitura e literatura. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS | SP.

Prêmios:
2021 – Premio Baobá, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
2020 - Premio Reconhecimento à Trajetória, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.
2017 - Premio Grau de Comendador da Ordem Estadual do Pinheiro, pelo Governo do Estado do Paraná.
2017 - Premio Joia da Matriz, da Prefeitura Municipal de Curitiba.
2012 - Premio Distinção Honorífica Literária, Medalha do Mérito Fernando Amaro, pela Câmara Municipal de Curitiba.

O projeto "Um lago, um menino e a lua" foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Conta com o incentivo da Secretaria da Comunicação e Cultura do Estado do Paraná, e patrocínio da Copel e do Grupo Potencial. Realizado pela CLB Produções.

Objetivos da palestra:
•Promover ações que validem a importância da leitura e da literatura.
•Reafirmar a importância do mediador de leitura e suas práticas.
•Proporcionar a formação de sujeitos sensíveis, criativos e criadores.
•Estimular a oralidade enquanto elemento fundamental da comunicação.
Conteúdo programático:
•Momento 1 – A leitura e o texto literário: reflexão.
•Momento 2 - Leituras da literatura: práticas.
Carga horária: 2 horas.

 

Programação:

9h - Palestra "Leitura Literária e a formação do mediador";
11h30 - Lançamento do Livro: "Um lago um menino e a lua", da escritora e palestrante Cléo Busatto.

:: Clique aqui para fazer a inscrição

 Será oferecido certificado de 2h para inscritos via formulário ou de 4h para os inscritos que apresentarem um projeto de mediação. 

 

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 24/06/2022 09:00

Fornecido por iCagenda