FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Intervenção Calda dos Bororenos Água de Colonial

Companhia_Descolonizadora_Natureza_Morta_2021_d
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
31/01/2022
Local
MHSC - 102 - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) recebe no próximo dia 17 de dezembro, às 16h, a exposição/intervenção Água de Colonial Caldas dos Bororenos. A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2020 e segue aberta à visitação do público até 17 de fevereiro de 2022.

A intervenção do artista plástico e "caixeiro viajante" Silfarlem Oliveira, artista plástico e caixeiro viajante já foi apresentada em diversas cidades do estado neste ano. Em cada local, ele faz o lançamento/inauguração e a distribuição de "frascos/minimonumentos” da solução de limpeza
corporal anticolonial Água de Colonial Caldas dos Bororenos. Na ocasião, também é instalada temporariamente uma vitrine que abriga a intervenção artística.

Para a instalação da vitrine expositora, estão sendo priorizadas arquiteturas e museus artísticos, culturais e históricos que resguardam arquivos, objetos e outros artefatos que narram a história da colonização (do Brasil colônia ao Brasil república). Já que esses acervos geralmente documentam a história a partir de uma ótica não indígena, o minimonumento tem como aspiração (histórica/estética) homenagear e sinalizar a presença dos povos indígenas (Guarani, Kaingang e Xokleng) em Santa Catarina. Descolonizar os museus e os monumentos (patrimônios culturais/artísticos) e ativar a
memória histórica a partir de um ponto de vista indígena, isso propõe, com suas ações e intervenções artísticas, a Companhia Descolonizadora.

Estão programadas duas distribuições de exemplares do “frasco/minimonumento” da Água De Colonial Caldas dos Bororenos. Uma no ato de abertura da exposição/intervenção e outra ao ar livre, em vias com grande circulação de pedestres. A ideia é que a proposição artística não fique restrita apenas aos frequentadores de museus, mas que seja igualmente uma intervenção no espaço público.

Serviço:

O quê: Exposição/intervenção Água de Colonial - Caldas dos Bororenos
Abertura: 17/12/2021, 16h
Visitação: até 17/02/2022. Segundas-feiras, das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 14h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 17/12/2021 até 17/02/2022
    Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda