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O Museu Histórico de Pinhalzinho realizou nos dias 14 e 15 de outubro de 2013 a oficina Gestão e Conservação de Acervos Documentais, ministrada pelo professor e restaurador Idemar Ghizzo, Museólogo do Instituto Aiga e coordenador do curso de Museologia da Unibave – Orleans/SC. A capacitação, que reuniu 12 participantes, faz parte do processo de modernização do Museu, que está em sua segunda etapa. Nesta fase, o acervo documental do museu passa por processo de diagnóstico, higienização e acondicionamento. 
 
O diferencial do projeto é que, além de prever a adequação dos espaços físicos e o tratamento dos acervos sob guarda do museu, o projeto prevê a instrumentalização de profissionais para atuarem na instituição e abre vagas nas etapas de formação para participação de profissionais de outras instituições museológicas da região. Durante o encontro de outubro, técnicos do Museu, professores do município de Pinhalzinho e gestores públicos de cultura e profissionais de museus dos municípios de Nova Erechim, Cunha Porã, São Carlos, Saudades e Maravilha desenvolveram atividades práticas de conservação de acervos. 
 
Segundo a Diretora do Museu Histórico de Pinhalzinho, Fernanda Ben, o objetivo é que, “ao final do processo de modernização do museu, não apenas o espaço físico tenha melhorado mas, principalmente, os conhecimentos dos profissionais da área sejam ampliados de modo que o museu alcance o seu principal objetivo: ser um espaço para a comunidade regional”. 
 
Sobre o Projeto
 
A partir de projeto aprovado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) no Edital Modernização de Museus, vem ocorrendo desde agosto de 2013. Já foram realizadas oficinas de conservação de acervos fotográficos e, nas próximas etapas, estão previstas as ações de elaboração do Plano Museológico, implementação do Projeto Expográfico do acervo de longa duração e digitalização dos acervos fotográfico e documental. Parte do recurso será investido também dinamização das ações educativas e elaboração de material de divulgação do Museu Histórico de Pinhalzinho.

Fonte: Museu Histórico de Pinhalzinho

A Casa do Patrimônio de João Pessoa, vinculada à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan/PB), está com inscrições abertas para interessados em publicar artigos na próxima edição de sua série “Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial”. O quarto número do Caderno será composto de artigos que abordem questões relacionadas à preservação e valorização do patrimônio cultural e seus reflexos na prática educativa, seja no ambiente formal ou não formal de ensino. Os interessados devem enviar artigos até o dia 15 de fevereiro de 2014 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A publicação – Os Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial têm como perspectiva colaborar para a inserção do tema da Educação Patrimonial no processo de ensino e aprendizagem. A publicação é voltada sobretudo para os professores, de modo a auxiliar em seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula, embora possam ser uma referência para outros profissionais que atuam no tema ou pesquisadores interessados na área.

O objetivo é que os artigos sirvam como referências para a elaboração de projetos de Educação Patrimonial em escolas, museus, instituições de cultura, feiras e tantos outros locais propícios para se trabalhar com o patrimônio cultural.

Fonte: Ibram/MinC

Os jardins do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, serão palco de aulas de Yoga, todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30min, a partir do dia 12 de novembro. O Projeto Yoga no Palácio tem parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As aulas são abertas à comunidade e sem restrição de idade. Os alunos preencherão uma ficha de Anamnese, para que o professor Flávio Teixeira da Cunha, que ministrará as aulas, possa conhecer melhor cada um e desenvolver os exercícios de acordo com suas limitações. As aulas se estenderão, pelo menos, até o inicio de fevereiro de 2014.

Pensando na população que não tem acesso à prática do Yoga, por falta de tempo ou dinheiro, criou-se o projeto experimental ao ar livre. As aulas não terão custo aos frequentadores. “Cada aluno terá apenas que trazer o seu tapetinho e vir de coração aberto para fazer uma prática diferente”, comenta Flávio.

Serviço:

O quê: Projeto Yoga no Palácio
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis/SC)
Quando: terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30min
Participação gratuita
Informações: (48) 3028-8090

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

De acordo com o art. 5° da Instrução Normativa (IN) nº 01 de 05/10/10, as propostas culturais devem ser apresentadas entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de cada ano para serem beneficiadas pela Lei Rouanet. Podem apresentar propostas pelo mecanismo de incentivo fiscal pessoas físicas com atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural etc.); pessoas jurídicas públicas de natureza cultural da administração indireta (autarquias, fundações culturais etc.); e pessoas jurídicas privadas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos (empresas, cooperativas, fundações, ONG’s, Organizações Culturais etc.).

Para maiores informações acesse o site do Ministério da Cultura

O Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá até 30 de novembro propostas de Dossiês para a Revista Perspectiva, a serem publicados no biênio 2014-2015. Os artigos completos, caso o dossiê seja aprovado, deverão ser encaminhados por meio deste Portal de Periódicos.

Edital completo no site www.nup.ced.ufsc.br

Fonte: NUP/CED