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O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) já definiu a composição do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico, previsto pela Lei 11.904/2009 e pelo Decreto 8.124/2013, que regulamentou o Estatuto de Museus. Elaborada pelo presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, e já aprovada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, a lista será divulgada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Composto por 21 representantes de entidades ligadas ao setor cultural e da sociedade civil, o órgão terá, entre outras, a atribuição de definir bens culturais e coleções que deverão ser declarados de interesse público – o que, conforme definido pelo Decreto 8.124/2013, aumentará as garantias sobre sua preservação e manutenção, além de conferir ao Ibram direito de preferência em caso de venda.

Fonte: Ibram

Foram lançadas no dia 6 de março três chamada públicas destinadas à quarta edição da Teia da Cultura – denominada Teia Nacional da Diversidade – que acontece de 19 a 24 de maio de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). Os editais se destinam ao cadastro de propostas de artístico-culturais para a Mostra Artística e Atividades Formativas, além da Feira da Economia Solidária e Criativa; e a processos seletivos voltados à escolha da marca do evento e para a realização de cobertura colaborativa.

Confira os editais aqui

O Ibram lembra que Pontos de Memória podem garantir sua participação na Teia através de seleção nas três chamadas públicas agora abertas, assim como por meio de convite para ministrar atividades relacionadas à formação e capacitação e da eleição de delegados nas Teias e Fóruns estaduais de Cultura. A Teia Nacional da Diversidade pretende reunir as ações estruturantes do Programa Cultura Viva (Pontos e Pontões) e as ações transversais ao Programa Cultura Viva, entre as quais estão incluídos os Pontos de Memória e suas redes, por entender que essas iniciativas e processos museais, protagonizados por grupos, povos, comunidades e movimentos sociais, refletem a memória e a diversidade cultural do país.

Fonte: Ibram

Um dos eventos mais tradicionais do mês de março na capital catarinense está completando 20 anos. Realizado nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis já está recebendo inscrições de profissionais, estudantes e apaixonados pela arte de fotografar. Os interessados podem se cadastrar até dia 14 de março no Estúdio Vita Produções, na rua Felipe Schmidt, 706, loja 6, no Centro.

Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos dias 22 e 23 de março, a vigésima edição do concurso será realizada em novo endereço na região central da cidade. A largada dos participantes está marcada para o sábado (22), às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, e o encerramento ocorrerá no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que as imagens registradas serão devolvidas em CD ou filme. O evento é gratuito.

Em 2014, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios aos participantes que apresentarem as melhores imagens sobre o tema “Para além do que se vê”. Os candidatos acima de 18 anos podem se inscrever nas modalidades filme e digital, enquanto que a faixa etária de 6 a 17 anos pode concorrer na modalidade infantojuvenil. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura da Capital (NESTE LINK).

O concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis conta com o patrocínio do Estúdio Vita Produções, e com apoio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter/SC); SoClick; Rádio Udesc 100.1 FM e Alternativa Mídia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, na Diretoria de Artes.

Para crianças e adultos

Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribuindo para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade.

Moradores da Grande Florianópolis interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição até 14 de março no Estúdio Vita, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas no sábado, para retirar o material de participação. No ato da inscrição, o candidato vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida.

Para facilitar a participação de fotógrafos de outros municípios catarinenses e também de outros estados do Brasil, tendo em vista a grande procura por parte desse público, foi aberta a pré-inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entretanto, o candidato deve confirmar a participação no dia da largada (22), até as 10h, retirando o CD ou filme e entregando a documentação exigida.

Largada e encerramento

Limitada a 450 participantes, a vigésima edição do concurso fotográfico terá duração de 30 horas. Todos os temas serão anunciados de uma única vez, na largada, às 12 horas de sábado (22) e, a partir daí, os candidatos inscritos nas modalidades acima de 18 anos devem registrar imagens referentes a 12 temas. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias, uma por tema, com uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. A maratona de fotos encerra no domingo (23), às 18h.

A 20ª edição da maratona fotográfica vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Na modalidade filme, a premiação é de R$ 3,5 mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar), enquanto que na modalidade digital varia de R$ 1mil a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria de participação e a classificação obtida – primeiro ou segundo lugar.

Além disso, haverá premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas modalidades filme e digital. Na infantojuvenil, os autores do melhor conjunto de imagens – nas faixas etárias de 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos, e 16 a 17 anos – vão receber prêmios de participação.

O quê: Concurso Foto Grafia da Cidade / 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis
Quando: inscrições até 14 de março
Segunda a sexta-feira – 9h às 18h
Sábado – 9h às 12h
Onde: Estúdio Vita Produções
Rua Felipe Schimidt 706, loja 6, no Centro
(48) 3241-1414
Quanto: gratuito
Informações: (48) 3324-1415 – Diretoria de Artes /FCFFC

Fonte: Fundação Cultural de Fpolis Franklin Cascaes

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram o edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais. As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará aproximadamente 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.

Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Ministério da Cultura

A partir de março, o talento catarinense terá espaço no maior palco do Estado. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lança o projeto CIC 8:30 - Grandes Encontros que promoverá, uma vez por mês, shows coletivos de música, dança e teatro no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os ingressos terão preços acessíveis: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. Para a primeira edição, no dia 19 de março, às 20h30min, estão escaladas as bandas Novo Código Genético e Parafuso Silvestre, formadas por alunos do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e, para encerrar a noite, os grupos já consagrados Sociedade Soul e Karibu, também ex-alunos da instituição.

Sobre as Bandas

Novo Código Genético

Formada em 2012, Novo Código Genético busca compartilhar experiências sonoras e visuais, através de uma estrutura de música popular, tendo as letras como principal elemento. A banda é formada por Raphael Duarte, Leonardo Lima, Victor Guilherme, Jhonatas Carmo e Pedro Silva.

Parafuso Silvestre

Em 2013, um grupo de estudantes de Música criou a banda cuja criação musical busca transpor barreiras sônicas através da experimentação incessante de timbres e amplo leque de mesclas de influências muitas vezes antagônicas. As composições também têm o objetivo de evocar uma atmosfera rica em texturas sonoras, bastante imersiva e hipnótica ao unir o uso ostensivo de efeitos e timbres experimentais com o caráter de trilha sonora cinematográfica das harmonias e a plasticidade ilustrativa, poético-metafórica, introspectiva e por vezes surreal das letras.

Parafuso Silvestre é formada por Taro Löcherbach (vocal e guitarra), Guilherme de Moraes (teclados), Júlio de Sousa (guitarra e baixo), Bruno Arceno (guitarra e baixo) e Juarez Mendonça (bateria).

Karibu

No início de 2010, três artistas se uniram para produzir um som que falasse sobre todo tipo de afetamento que a cidade pode causar às pessoas e suas relações. Karibu é um termo do dialeto africano "swahili" que significa votos de boas vindas e traduz a vontade dos integrantes de apresentar músicas simples em arranjos complexos, porém acessíveis a diversos públicos.

Três amigos, três músicos de origens e estilos musicais diferentes, dispostos a oferecer através de suas composições uma variedade de emoções formam a banda: François Muleka (violão e voz), Max Tommasi (bateria) e Trovão Rocha (baixo).

Sociedade Soul

Formada em 2008, a Sociedade Soul mescla funk e soul com rock, jazz com música eletrônica, adicionando, ainda, o tempero latino de ritmos como a salsa e o samba para criar uma sonoridade única, extremamente dançante e suingada. Com um groove contagiante, sintonizado com o futuro, o quarteto Gustavo Barreto (vocal e guitarra), André FM (bateria e percussão), Diego Carqueja (teclado e sintetizadores) e Marco "Nego" Aurélio (baixo e voz) representa ativamente a cena e a potência da atual música catarinense.

Sobre o CIC 8:30

O CIC 8:30 - Grandes Encontros é uma ação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) cuja primeira edição será realizada em março de 2014 e apresentará, sempre em uma quarta-feira do mês, às 20h30min, espetáculos coletivos de música, dança ou teatro no palco do Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. O nome, escolhido democraticamente por meio de uma enquete feita no site da FCC, é uma junção das duas opções mais votadas pelo público e remete à essência do projeto: realizar grandes mostras culturais reunindo, em um mesmo palco, diferentes artistas catarinenses.

Serviço:

O quê: Ceart no CIC - CIC 8:30 - Grandes Encontros

Quando: 19/03/2014, às 20h30min

Onde: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC

Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada

Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria do teatro) / 3664-2593 (setor responsável na FCC)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC