FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Para o Concerto Noturno do dia 3 de agosto, domingo, o Museu da Música de Timbó (SC) recebe uma formação instrumental muito especial com o duo Soprando Baixo, composto pelos músicos Arnou de Melo e Gledison Zabote. Usando o jazz como linguagem de improvisação, o duo traz em sua sonoridade todas as suas influências musicais explorando a espontaneidade dos músicos contagiados pela energia do público, além de instigar o ouvinte a imaginar todo o contexto harmônico e rítmico implícito na música.

Num espetáculo intimista, o duo apresenta toda sutileza e energia da música instrumental, com uma formação um tanto inusitada: o saxofone unido apenas ao contrabaixo.

Sobre os Músicos:

Arnou de Mello (contrabaixo)
Músico contrabaixista, compositor e produtor musical.
Formado pelo BIT - Bass Institute of Technology do MI - Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, tendo recebido o prêmio de “Outstanding Student of the Year”.
Contrabaixista de mão cheia e agilidade única, Arnou começou sua carreira profissional aos 17 anos em bandas de baile, como o 4ª Redenção, grupo de projeção no sul do país nos anos 80/90. Músico há mais de 40 anos, tem em seu currículo professores tais como Oscar N. Kleis (Nêni), Jeff Berlin, Bob Magnusson, Gary Willis, Steve Bailey, Carl Shroeder e Arismar do Espírito Santo.
Tendo atuado no Brasil e Estados Unidos, já tocou com nomes como Luiz Meira,Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira,Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Victor Alcântara, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima eoutros grandes nomes da música brasileira. Arnou de Melo dedica sua vida a produção e difusão da música instrumental. Coordena diversos projetos e oficinas, além de participar de concertos e espetáculos.

Gledison Zabote (saxofones):
Estudou saxofone com Cláudio Moraes (SC) e Vitor Alcântara (SP). É formado em Harmonia e Improvisação pelo Conservatório Belas Artes de Joinville (Prof.Cássio Moura), além de participar de várias oficinas e workshops com grandes músicos de destaque nacional como, Roberto Sion, Marcelo Martins, Lupa Santiago, Carlos Ezequiel, Mario Sève, Nelson Faria, Conrado Paulino, Vinicius Dorin, Léa Freire, Daniel Maudonet, Gilberto De Syllos, Arismar do Espírito do Santo etc. Já tocou ao lado de músicos como Vinicius Dorin, Heraldo do Monte, Bob Wyatt, Arismar do Espírito Santo, Jorginho do Trompete, Genil Castro, Gilberto de Syllos, Jefferson Lescowith, Sergio Coelho, Ana Paula da Silva, Martin Reuter entre outros. Já participou de inúmeros projetos culturais e espetáculos.

Serviço
O quê: Concerto Noturno
Quando: 03/08/14
Onde: Museu da Música – Timbó
Horário: 19h
Entrada gratuita.

Fonte: Museu da Música de Timbó

Foram iniciadas em julho as atividades referentes ao projeto "Digitalizar para Preservar o passado de Brusque", proposto pela Casa de Brusque. O projeto recebeu patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque por meio da Fundação Cultural de Brusque  com os recursos do Fundo Municipal de Cultura. O projeto tem por objetivo digitalizar um acervo de 3 mil fotografias históricas e representa um importante passo para a preservação da memória fotográfica e da história da cidade.
 
Paulatinamente à execução do projeto, está sendo desenvolvido um banco de dados informativos de fácil acesso, onde os acervos são classificados por fundos conceituais. O banco de dados é um sistema digital com informações sobre cada fotografia, que possibilita o fácil e adequado acesso à pesquisa, e está sendo desenvolvido no próprio local pelos funcionários do museu.
 
Ao término do projeto, as informações poderão ser consultadas por pesquisadores. A base de dados alimentará também a Sala Brusque Virtual, da Fundação Cultural de Brusque. O trabalho de digitalização está sendo executado por dois estagiários da UNIFEBE e UFSC, sob a supervisão dos funcionários da Casa de Brusque.

Fonte: Casa de Brusque

De 14 a 28 de julho, estará aberta a consulta pública da minuta do projeto de lei que institui o Sistema Estadual de Cultura em Santa Catarina. Interessados em contribuir podem acessar o site da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), no ícone Consulta Pública, e preencher o formulário indicando sugestões de mudança no texto.

O Sistema Estadual de Cultura é um instrumento para fortalecer a gestão das políticas públicas de uma forma integrada e participativa. É constituído por elementos de articulação e gestão, como o Plano Estadual, já em tramitação na Assembleia, o Fundo e o Conselho de Cultura (CEC), já instituídos, mas que passarão por reestruturações. “Dessa forma, a proposta é que SC esteja alinhada ao Sistema Nacional, melhorando a gestão estadual para garantir a efetividade e a continuidade de suas políticas públicas”, salienta a diretora de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Rosângela de Castro. Após o período da consulta, a minuta de projeto deve retornar ao CEC para validação e posterior tramitação nos poderes Executivo e Legislativo.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Até 31 de agosto o Museu Thiago de Castro, em Lages (SC), recebe a exposição Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A mostra é uma versão modular da exposição que ficou aberta à visitação entre outubro de 2012 e junho de 2013 no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, e conta um pouco da história deste importante episódio da história catarinense. 
 
Para a montagem da exposição, que tem curadoria do pesquisador Fernando Romero,  a equipe de técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC participou de vários estudos junto aos sítios históricos. Foram visitados os municípios de Irani, Taquaruçu (distrito de Fraiburgo), Três Barras, Porto União, Matos Costa, Calmon, Lebon Régis, além dos museus, arquivos e coleções nas cidades de Irani, Curitibanos, Campos Novos, Mafra, Lages, Porto União, Caçador, Matos Costa e Lebon Régis. O objetivo foi buscar subsídios para a construção das exposições temáticas, além de estabelecer contato com os agentes culturais. 
 
A FCC trabalhou com apoio de museus, universidades, municípios, fundações e outras entidades para a reunião do acervo exposto. Entre os colaboradores estão o Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado (Caçador), Museu Josette Dambroski (Matos Costa), Grupo Resgate (Calmon), Universidade do Contestado (Mafra), Museu Thiago de Castro (Lages), Prefeitura de Mafra, Instituto Histórico e Geográfico de Santa  Catarina e Fundação Hassis (Florianópolis), além do próprio Museu Histórico de Santa Catarina.
 
Sobre a Guerra do Contestado 
 
A Guerra do Contestado colocou em evidência, pela primeira vez no Brasil, temas fundamentais do mundo contemporâneo: a ecologia, a liberdade religiosa, a posse da terra e a contestação de relações sociais arcaicas em pleno século XX. Teve grande influência nos rumos tomados pela sociedade catarinense no presente e deixou cicatrizes que até hoje reclamam nossa consideração.
 
Entre os anos de 1912 e 1916, a região do Contestado, cujo território era alvo de disputas entre os estados de Santa Catarina e Paraná, foi palco de um dos mais sangrentos episódios da história do Brasil. Juntou-se à questão das fronteiras a eclosão de um surto messiânico influenciado pelo grande número de pessoas sem terras e sem emprego na região. Eram ex-camponeses, expulsos de suas terras para a implantação de uma madeireira, e ex-operários da estrada de ferro Brazil Railway, que trabalharam na construção e se viram sem trabalho com o fim do empreendimento.
 
Nesse cenário, surgiram profetas e monges pregando ideais de justiça, paz e comunhão, indo de encontro ao autoritarismo e à ordem republicana vigentes. Preocupados com o crescimento do movimento popular, os governos estadual e federal começaram a agir contra a comunidade, com o envio de tropas militares para a região. Os sertanejos resistiram à ação da artilharia pesada do exército até 1916.
 
Desde então, a Guerra foi narrada de diversas formas pelos diferentes personagens que dela tomaram parte e por aqueles que refletiram sobre ela posteriormente. Analisar essas narrativas é uma forma de recontar essa história com a perspectiva do presente. Recordar as marcas, reavivar as memórias, mostrar os lugares que lembram esse passado deve contribuir para analisarmos com outros olhos o nosso tempo atual e ver que muitos dos temas trazidos pelos rebeldes do Contestado continuam tão vivos como há 100 anos.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A quarta edição do Sarau Poético Musical será realizada no dia 7 de agosto nos jardins do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis. O evento começa às 18h, com entrada gratuita.

Poetas e amantes da poesia estão convidados a participar do evento e terão espaço para declamar suas criações. Além disso, o sarau conta com as participações dos poetas convidados Elisabete Ossig Andrade, Juçara de Souza, Albertina Mattos Chraim, Luca Mirra e O Menestrel Moacir Reis. A parte musical fica por conta de Gerson Bientinez, Emanuelle Regina e O Bando de Menestreis.

Serviço:

O quê: IV Sarau Poético Musical

Onde: Jardins do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis/SC)

Quando: 07/08/2014, às 18h

Informações: (48) 3665-6363 (no museu) / 3269-6840 e 9623-6851 (com o organizador) / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC