FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O CIDOC, Comitê Internacional de Documentação do ICOM, em parceria com o Museu da Texas Tech University, desenvolveu um programa inovador de seminários de formação em Documentação em Museus. Em 2013, o programa foi oferecido pela primeira vez no Brasil, tendo recebido mais de 70 alunos. A segunda edição, em 2014, contou com a participação de 90 alunos. Essa terceira edição do programa (de 24 a 29 de maio) é fruto de uma colaboração com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto de Arte Contemporânea e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, além de contar com o apoio da Technolach, do Museu da Imigração e do Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP.

Direcionado tanto para profissionais experientes da área de Museus como para principiantes, o programa reunirá especialistas consagrados – membros do CIDOC, professores universitários, especialistas de instituições brasileiras – e profissionais da documentação em busca de orientações e treinamento. O programa de formação do CIDOC, tradicionalmente nomeado “escola de verão”, acontece anualmente em diferentes localidades e as aulas são ministradas em um dos três principais idiomas do ICOM (inglês, francês e espanhol). A edição brasileira do Programa de Treinamento em Documentação em Museus do ICOM-CIDOC terá aulas em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea.

Assim como em suas versões anteriores, o programa de formação do CIDOC será abrangente e acessível. Os cursos são planejados como uma série de módulos inter-relacionados, facilitando aos participantes a possibilidade de adaptar o currículo as suas necessidades individuais e interesses particulares. Serão oferecidos cursos tanto de níveis avançados quanto básicos, contemplados com um certificado em caso de realização completa das disciplinas básicas do curso.

O CIDOC trabalha em estreita colaboração com outras organizações profissionais para garantir que o programa de treinamento seja capaz de responder questões atuais, diretamente conectadas com a prática de documentação cotidiana das instituições.

:: Mais informações

Fonte: Informe Cultural - Rede Marketing Cultural

Iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e museologia, o Programa Ibermuseus lançou esta semana o Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

A ação pretende incrementar a assistência, socorro e proteção ao patrimônio cultural da comunidade ibero-americana e oferecer respostas rápidas e eficientes frente aos desastres de origem natural ou humano, especialmente em regiões afetadas por inundações, terremotos, incêndios, conflitos bélicos, ameaças humanas e outras situações calamitosas.

Até 31 de dezembro, as instituições ibero-americanas que possuam coleções e acervos museológicos sob sua responsabilidade poderão solicitar a utilização do fundo por meio do Portal Ibermuseus.

Como funciona

Os documentos enviados sobre a entidade e o sinistro, além dos seus respectivos cronogramas e orçamentos, serão analisados pelos pontos focais de cada país e pelo Comitê Intergovernamental do Programa. Em seguida, os interessados serão comunicados sobre a aprovação ou não do benefício solicitado.

As ações de emergência englobam cooperação técnica (passagens e diárias para visitas de especialistas e funcionários das administrações públicas ibero-americanas); auxílio à contratação de consultoria técnica especializada para avaliação de danos; e intervenções pontuais (projetos de reorganização, conservação ou restauração de acervos). Os valores destinados a cada uma das solicitações serão determinados pelo Comitê Intergovernamental do Programa.

Confira o regulamento completo do Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

(Publicado originalmente no site do Ibram)

 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou, na quinta-feira (12), portaria que aprova o Regimento Interno do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) – rede organizada que tem como objetivo a coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus brasileiros.

Criado pela Lei n.º 11.904, de 14 de janeiro de 2009, o Comitê Gestor do SBM é composto por entes públicos e privados com representatividade no campo da museologia e tem como função auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor em nível nacional.

O órgão, que é presidido pelo Ibram, passa a contar com normatização específica sobre sua natureza, finalidade, competência, funcionamento e prazos para as atribuições sob sua alçada, que incluem a proposição de diretrizes e ações objetivas, orientação normativa, supervisão técnica, estudos e medidas para o fortalecimento de sistemas estaduais de museus.

Também faz parte das atribuições do Comitê Gestor decidir sobre qual museu exercerá o direito de preferência em caso de venda judicial ou leilão de bens culturais na hipótese de concorrência entre os museus do SBM, apreciar recursos sobre o indeferimento de registro de museus e colaborar com o desenvolvimento, a implementação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura.

Organização

“A portaria vai permitir uma organização melhor do Comitê Gestor”, explica o presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão, que também preside o órgão. “Agora nós temos uma normatização clara”.

De acordo com o presidente, será divulgado em breve calendário de reuniões do órgão, que permitirá aos integrantes o planejamento de sua participação nos próximos encontros.

(Publicado originalmente no site do Ibram)

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem três novas publicações disponíveis em sua página para consulta ou download gratuito aos interessados.

Acessível apenas online, Museus e a Dimensão Econômica: da Cadeia Produtiva à Gestão Sustentável, apresenta os resultados do primeiro estudo sistêmico da cadeia produtiva dos museus brasileiros. A pesquisa, realizada em âmbito nacional, abrange informações de diversas fontes referentes ao campo museal no período entre 2007 e 2013.

Fruto de parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a iniciativa contempla a dimensão econômica dos museus e promove uma reflexão sobre os profissionais que atuam nos museus e o mercado de trabalho.

Além disso, traça uma análise ambiental por meio do desenho da cadeia produtiva e das atividades econômicas dos museus, e apresenta ainda o desafio da sustentabilidade no tocante à gestão das instituições museológicas brasileiras.

Prospecção e turismo

Também já está disponível online o livro Encontros com o Futuro: Prospecções do Campo Museal Brasileiro no Início do Século XXI, lançado, em sua edição impressa, durante o 6º Fórum Nacional de Museus, realizado em Belém (PA), em novembro de 2014.

EncontrosFuturo_CapaO trabalho foi desenvolvido em conjunto entre Ibram e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e tem como objetivo principal apontar tendências do campo museal brasileiro a respeito de temas variados que permitam inferir possibilidades de atuação, em diferentes cenários, em um horizonte de 10 anos.

Outra publicação, também disponível em edição impressa, trata da relação entre turismo e cultura.

Desenvolvido pelo Ibram, em parceria com o Ministério do Turismo, Museus e Turismo, em edição revisada, permite a identificação de possibilidades de diálogo e inovação nos dois campos e traz ainda dicas sobre como as áreas de museus e do turismo podem funcionar em apoio mútuo.

Acesse todas as publicações já editadas pelo Ibram.

(Publicado originalmente no site do Ibram)

Na última terça-feira (17) a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) realizou, em parceria com o Museu Mário de Pellegrin, a oficina Possibilidades de Ações Educativas "Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas" na cidade de Videira. Participaram da capacitação 35 professores de oito escolas da rede pública estadual e municipal do município e dos cursos de Pedagogia da Unoesc e IFC-Videira.
 
A oficina, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina, Márcia Lisbôa Carlsson, apresentou o material educativo da exposição Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas, aberta à visitação no Museu do Vinho, contendo propostas de atividades educativas transdisciplinares como mais um recurso para  potencializar a visita à exposição e seus desdobramentos na escola. Além disso, foram informadas aos participantes as ações educativas desenvolvidas no local, mostrando as possibilidades do diálogo e parcerias entre o museu e a escola.
 
A capacitação contemplou, ainda, uma visita dos educadores à exposição, a projeção de documentário sobre a guerra, e a distribuição de materiais a todos os participantes."Fomos muito bem recebidos tanto pelo Museu do Vinho, quanto pelos professores, que se mostraram bastante participativos e já aproveitaram para agendar a visita de seus alunos à exposição", conta Márcia que também é responsável pelo desenvolvimento, junto com o curador Fernando Romero, do "Caderno do Professor" que acompanha a exposição. Segundo ela, pelo menos 250 alunos já têm agendamento garantido para conhecer a história da Guerra do Contestado por meio da mostra. 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC