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Apesar de origens distintas, Luciano Martins e Patricia di Loreto são unidos por um mesmo sentimento, espírito e visão de seus trabalhos. Dois artistas que têm a sensibilidade como razão, e que agora se unem por um mesmo objetivo. A partir do dia 28 de abril, às 20h, a dupla apresenta a exposição De Alma e Luzes na Galeria Luciano Martins, em Florianópolis, e em agosto a exposição vai o Centro Cultural Borges, em Buenos Aires (Argentina). A mostra tem o apoio e incentivo do Consulado Argentino e da Fundação Catarinense de Cultura.

Sobre os artistas

Luciano Martins soma mais de 80 mostras em seu currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina. Recentemente, lançou a Exposição Retrospectiva de 15 anos de pintura, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com texto e curadoria de Paulo Amaral, Diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Patrícia Di Loreto estudou na Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredón, na Argentina, e já recebeu prêmios do Salão Nacional de Pintura Museu de Belas Artes de Lujan, em Buenos Aires, e da SAAP, Associação de Artistas Plásticos da Argentina. Ao pintar o mundo em torno dos relacionamentos, Patrícia Di Loreto exalta a palavra amizade em seus trabalhos. Como uma artista itinerante, procura cultivar e compartihar experiências com diferentes artistas, em diferentes países.

Fonte: Organização do evento

O Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o encontro "LEIA na Sexta". No dia 17/04, o arqueólogo Simon-Pierre Gilson, mestre pela Universidade de Liège, irá ministrar uma palestra sobre Arqueozoologia. O encontro será às 14h, no auditório do Museu da UFSC (MARQUE).

 

Fonte: LEIA

O Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó, recebe a exposição internacional "The Noppeney Project", do artista e compositor alemão Heribert Noppeney. A exposição conta com painéis fotográficos com pensamentos, poemas e críticas sociais impactantes, que provocam a reflexão sobre diversos assuntos e situações. A intenção do artista é estimular uma reação no público, que deverá ser descrita em um postal que deve ser colocado em uma caixa de correio localizada no meio da sala de exposições da mostra.

O conceito é simples: fazer o público esquecer as tecnologias, voltar a pegar uma caneta e escrever num postal. Esta interação com o público e a ideia de preservar a cultura da escrita a mão fez com a "The Noppeney Project" ficasse conhecida na Europa como "Anti Facebook". A exposição será levada aos 14 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí - AMMVI, durante todo o ano de 2015, de forma itinerante. No Museu Casa do Poeta Lindolf Bell ela estará aberta para visitação até o dia 29 de abril, nos dias e horários de funcionamento do Museu: de terça a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Serviço:

Exposição Internacional "The Noppeney Project", no Museu Casa do Poeta Lindolf Bell
Data: de 15 a 29 de abril
Horário: de terça a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Entrada gratuita.

Fonte: Prefeitura Municipal de Timbó

O Café Musical deste domingo (19), no Museu da Música, em Timbó, terá a apresentação do show Cantiga, o primeiro disco do Duo Backer. Inspirado nas cantigas populares brasileiras, o Duo Backer traz um repertório único, cheio de ritmo, musicalidade e com temas do cotidiano. O Café Musical tem início às 9h30 e a entrada é gratuita.

Formado pela violonista Marcela Backer Gonzalez e pela cantora Rafaela Backer Gonzalez, ambas bacharelas em Música pela Univali, o Duo Backer está desde 2009 no cenário musical catarinense e já tiveram participações importantes, como a abertura do Show de Arnaldo Antunes, em 2011, no Festival de Música de Itajaí. Na apresentação deste domingo, no Museu da Música, o Duo contará com a participação especial dos músicos Aurélio Junior (guitarra) e Thales Nunes (violão e bandolim).

Serviço:
Café Musical com Duo Backer
Data: Domingo, dia 19, às 9h30
Local: Museu da Música de Timbó
Entrada gratuita

Fonte: Prefeitura Municipal de Timbó

A exemplo do que acontece desde 2011, quando figurou no ranking pela primeira vez, o Brasil voltou a ocupar, em 2014, posição de destaque entre os países com exposições mais visitadas do mundo de acordo com o levantamento anual da revista britânica especializada The Art Newspaper.

Divulgado na edição de abril da publicação, o resultado traz sete exibições brasileiras no Top 20 mundial das mostras com maiores audiências. O país também teve outras exposições incluídas no Top 100 e destaque em rankings temáticos. Veja a lista completa.

A exposição “Salvador Dalí”, que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro entre maio e setembro do ano passado, ocupa o quarto lugar entre as mais visitadas em 2014, com 973.995 visitantes, média de 9.782 por dia.

Outras três mostras brasileiras aparecem na sequência, no quinto, sexto e sétimo lugares: a exposição "Cabeça: Milton Machado”, também organizada pelo CCBB Rio de Janeiro; e as edições da mostra “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” realizadas no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP), e pelo CCBB Rio de Janeiro.

A filial carioca do CCBB volta a aparecer no Top 20 com a mostra “Visões na Coleção Ludwig”, que ocupou o décimo lugar; e “Tino Sehgal - Essas Associações”, em décimo quarto. A edição brasiliense da exposição “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” aparece antes, em décimo primeiro lugar. Vista por mais de dois milhões de pessoas na América do Sul e América Central, a retrospectiva da artista plástica japonesa, de 86 anos, foi o principal destaque da publicação.

Rankings temáticos - Além do bom desempenho no quadro geral, as exposições brasileiras mereceram colocações de destaque em rankings temáticos. A mostra “Genesis: Sebastião Salgado”, exibida nos meses de agosto e setembro no CCBB Brasília, foi exposição fotográfica mais visitada do planeta em 2014, e “Salvador Dalí”, do CCBB Rio de Janeiro, liderou o Top 10 das exposições de arte pós-impressionista e moderna. Já a 31ª Bienal de São Paulo aparece no ranking “Big Ticket”, cujas entradas abarcam múltiplas atrações.

Os dados sobre visitação a exposições brasileiras são fornecidos à publicação The Art Newspaper pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2010. A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano.

Desenvolvido pelo Ibram, o projeto “Exposições no Brasil”, em fase piloto, garantirá em breve um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. A ferramenta ficará disponível na plataforma institucional do órgão.

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram nº546