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Foi prorrogada até 15 de dezembro a exposição João da Cruz e Sousa: O Poeta da Ilha, que homenageia o simbolista no Museu Histórico de Santa Catarina pela passagem do seu aniversário em novembro. A mostra está exposta nos gradis do Museu e é uma realização da FCC, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com o patrocínio do Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (IDIT).
 
Quem passar pela área externa do Museu, situado no centro de Florianópolis, poderá ver a exposição que abordará três eixos temáticos sobre a trajetória do poeta, distribuídos em 24 banners que abordam "A vida", "A obra" e "O Poeta e o Palácio". O objetivo é aproximar a cidade do Museu e homenagear o poeta que dá nome ao Palácio onde o Museu está instalado.
 
Cruz e Sousa
 
João da Cruz e Sousa nasceu na antiga Desterro, em 24 de novembro de 1861, filho de escravos alforriados. Criado no solar dos que foram senhores de seus pais, recebeu, em 1874, uma bolsa de estudo para o Ateneu Catarinense. Desde cedo voltado para a literatura, fundou com os amigos Virgílio Várzea e Santos Lostada o jornalzinho “Colombo” e mais tarde “Tribuna Popular”. Dirigiu o semanário “Moleque”. em 1881, viajou ao norte, como ponto da companhia dramática Julieta dos Santos, lá voltando em 1883, quando recebeu homenagens de grupos abolicionistas.
 
Em 1885, com Virgílio Várzea, publicou o livro “Tropos e Fantasias”. Em 1887, foi tentar a vida no Rio de Janeiro, mas pouco depois voltou, sem sucesso. Nova tentativa em 1889. Conseguiu emprego e passou a colaborar em jornais e revistas, fazendo-se o grande líder e a maior expressão do movimento Simbolista. Lançou, em 1893, os livros “Missal e Broquéis”; nesse mesmo ano casou com Gavita e foi nomeado arquivista na Central do Brasil.
 
Atingido pela tuberculose, buscou tratamento em Sítio, Minas Gerais, mas lá faleceu, em 19 de março de 1898. O corpo foi despachado para o Rio de Janeiro num vagão de trem para transporte de gado e enterrado no cemitério de São Francisco Xavier. Ainda em 1898, após sua morte, foi publicado o livro “Evocações”. Em 1900, saiu a coletânea “Faróis”. Gavita morreu em 1901, também de tuberculose, mal do qual acabaram morrendo três filhos do casal. Em 1905, foi editado em Paris o livro “Últimos Sonetos”.
 
 
 
Serviço:
O quê: Exposição Cruz e Sousa: O Poeta da Ilha
Quando: de 3 de novembro a 15 de dezembro de 2015
Onde: Nos gradis do Museu Histórico de Santa Catarina
Palácio Cruz e Sousa
- Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3665-6363
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Museu Histórico Emilio da Silva (MHES) recebe até o dia 28 de novembro, a mostra Raízes africanas de Jaraguá e seus reflexos na Educação, expondo trabalhos das escolas municipais e propondo valorizar todos os grupos étnicos que contribuíram no desenvolvimento da cidade. O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, que acontece desde 2002, evidenciando o comprometimento do Governo de Jaraguá do Sul e da Fundação Cultural com a população africana e afro-brasileira.
 
Ao longo de todos esses anos, em parceria com entidades representativas como Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Coneja), Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e as unidades escolares públicas, são discutidas temáticas que refletem a luta e a história dos afrodescendentes, heróis nacionais a exemplo de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, demonstrando a seriedade e comprometimento com que o tema é abordado em Jaraguá. Vale ressaltar que Jaraguá do Sul e sua rede municipal de educação, são referência para outros municípios na implementação da Lei 10.639/03, um orgulho para todos os jaraguaenses.
 
 
Serviço:
 
O quê: Exposição Raízes africanas de Jaraguá e seus reflexos na Educação
Quando: de 17 a 28/11/2015
Onde: Museu Histórico Emilio da Silva - Praça Angelo Piazera , Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 247, Centro - Jaraguá do Sul

Fonte: Museu Histórico Emilio da Silva

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles propõe exercitar as mãos e o pensamento com o Ciclo de Oficinas Práticas. Serão oferecidas duas oficinas com inscrições gratuitas sendo uma voltada à encadernação manual e a outra às cores na pintura, há 15 vagas para cada oficina. Os interessados devem encaminhar um e-mail, até 30 de novembro, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações: 
 
Inscrição na oficina (assinale com um “X”, é possível se inscrever nas duas oficinas, caso houver interesse):
(    ) 1 - Oficina prática de encadernação manual: a arte de costurar papéis;
(    ) 2 - Oficina de pintura: E as cores a os coloridos da contemporaneidade?
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
 
O resultado da seleção será divulgado até dia 2 de dezembro. O critério de seleção será sorteio, no entanto, membros da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles terão prioridade. Confira abaixo mais detalhes sobre as oficinas.
 
 
Oficina prática de encadernação manual: a arte de costurar papéis, com Joana Amarante
nos dias 7 e 9 de dezembro, das 14h às 18h, 15 vagas.
 
A atividade será focada no ensino de técnicas de encadernação fornecendo conhecimento aplicado à confecção de livros artesanais. Serão abordados os seguintes assuntos: materiais utilizados para revestimento; materiais para furação e costura; compreensão das partes que compõem um livro. A proposta é desmistificar a encadernação clássica trazendo-a para próximo do público em geral, com ou sem conhecimento prévio de técnicas de costura de papéis. Com apenas folhas, tesoura, cola, agulha e linha é possível construir um caderno/diário de bordo/livro das mais variadas formas e dimensões. Dobrar, recortar e rasgar papéis de forma dinâmica e criativa será a proposta onde o uso de materiais alternativos é mais do que bem vindo.
 
Dia 7 de dezembro
Costura Japonesa: uma das técnicas mais tradicionais de se costurar folhas soltas. Será visto a técnica Yotsume toji com capa maleável. Serão apresentadas outras variantes de costuras de folhas soltas;
Costura Correntinha: umas das técnicas mais versáteis de construção de cadernos. A correntinha, ponto de bordado, serve de base para várias outras costuras;
Como proposta final, será apresentada uma técnica artística tradicional de costura de folhas soltas: Palm leaf Stitch.
 
Dia 9 de dezembro
Serão trabalhadas encadernações mais robustas de livros e cadernos;
Costura Secret Belgian ou Belga: encadernação revista pela artista belga Anne Goy na década de 1980. Consiste numa encadernação com abertura total e numa estrutura firme de capa e miolo;
Costura Longstitch Buttonhole: técnica utilizada com o objetivo de unir vários blocos ou fólios para a formação de um miolo único e sem o uso de cola, apenas pelos nós da linha ao longo da lombada. Uma das características é ter a linha exposta de forma vertical ao longo da lombada.
 
Material necessário
- um corte de tecido de algodão (30 cm)
- 8 folhas A4 de Color Plus igual ou superior a 180gm² ou papel de scrap
- 100 folhas A4 sulfite
- fotografia, gravura, cartaz ou qualquer outro material com gramatura igual ou superior a 100gm² que possa ser cortado para a costura Palm Leaf Stitch
- estilete
- régua de metal de 30 cm
- lápis
- tesoura
 
Oficina teórico-prática de pintura: E as cores a os coloridos da contemporaneidade?, com José Maria Dias da Cruz,
nos dias 8, 10, 15 e 17 de dezembro, das 14 às 17h, 15 vagas.
 
O objetivo da oficina é repensar as cores os coloridos na pintura, descartando o círculo cromático iluminista que tentou explicar racionalmente todos os fenômenos cromáticos na natureza.
Na ocasião, será lançada e distribuída aos participantes a “Série Didática”, publicação de José Maria Dias da Cruz, editada pelo Museu Victor Meirelles, com tiragem limitada de 30 exemplares. O material servirá de apoio à oficina e aborda, com ilustrações realizadas pelo próprio artista, as questões como o rompimento do tom, o objeto no espaço, a geometria da cor, entre outros assuntos.
 
Dia 8 de dezembro
O conflito entre a percepção sensível e a linguagem;
Como descartar o círculo cromático iluminista;
As cores simples de Leonardo da Vinci.
A cor abstrata substantiva e a concreta adjetiva. Exercícios.
 
Dia 10 de dezembro
O rompimento do tom;
O cinza sempiterno como um pré ou pós-fenômeno;
Exercícios.
 
Dia 15 de dezembro
Escalas cromáticas considerando o rompimento do tom e o cinza sempiterno;
Exercícios.
 
Dia 17 de dezembro
O cinza sempiterno e o serpenteamento vinciano;
Contrastes e a paleta mínima;
Exercícios.
 
Material necessário
- Tinta acrílica: banco, preto, amarelo de cádmio claro, amarelo ocre, vermelho de cádmio claro, magenta, violeta permanente, verde permanente, terra verde, terra de sena queimada, terra de sombra natural, azul phítalo, azul ultramar;
- Bloco Canson A4;
- Pinceis de cerda macia chatos n, 6;
- Pote, panos, etc.
 
 
Mais informações: (48) 3222 0692 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Museu Victor Meirelles

Estão abertas as inscrições para a 14ª Semana de Museus, ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorrerá entre os dias 16 e 22 de maio de 2016. Museus e outras entidades culturais interessadas em participar podem se inscrever de 16 de novembro de 2015 a 26 de fevereiro de 2016.
 
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. A eficácia das atividades desempenhadas pelo setor museal na realização dessa ação comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe mais de 90%*. 
 
Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 14ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 16 e 22 de maio de 2016, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e paisagens culturais. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação. 
 
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico.
 
Chamada de parcerias com empresas para divulgação da 14ª Semana
O Ibram celebrará parcerias com serviços e produtos de empresas públicas e privadas para auxiliar na promoção e divulgação da 14ª Semana Nacional de Museus. Como contrapartida, será feita a inclusão da logomarca das empresas parceiras no material de divulgação produzido para a promoção e divulgação da 14ª Semana. As empresas interessadas deverão entrar em contato pelo telefone (61) 3521-4112 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período de 23 de novembro de 2015 a 15 de fevereiro de 2016. Saiba mais.
 
 
Cronograma
Inscrição de museus: 16 de novembro de 2015 a 26 de fevereiro de 2016
Envio de proposta de parcerias com empresas: 23 de novembro a 15 de fevereiro de 2016
Realização da 14ª Semana Nacional de Museus: 16 a 22 de maio de 2016
 
 
Mais informações: (61) 3521 4135 / 3521 4214 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Ibram

De 30 de novembro a 11 de dezembro, a Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, sediará a exposição do artista plástico Carlos André de Oliveira. A entrada é gratuita.

Fonte: Com informações da Alesc