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A Associação Brasileira de Críticos de Arte entregou nesta quinta-feira, dia 10 de abril, o Prêmio ABCA 2007 para a exposição Centenário de Martinho de Haro, considerada a melhor mostra de artes plásticas do Brasil no ano passado.

Ronaldo Linhares e João Evangelista de Andrade Filho, representando o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), e Maria Tereza Piacentini, representando a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), receberam o troféu na cerimônia que aconteceu no Sesc (Avenida Paulista, 119), em São Paulo.

O Prêmio ABCA é destinado a críticos, artistas, curadores, exposições, profissionais e instituições que se destacam na área das artes plásticas, num total de dez categorias. A eleição dos melhores foi realizada em março pelos críticos da associação.

Promovida pela FCC, a mostra ficou em exibição no Masc de 9 de outubro a 2 de dezembro de 2007.

A cerimônia teve entrega de troféus - idealizado pelo escultor Nicolas Vlavianos - e homenagens a Ennio Marques Ferreira, Mário Gruber, Wesley Duke Lee e Rubens Gerchman (in memorian) por suas trajetórias artísticas. O Prêmio ABCA foi instituído em 1971 e, em 1978, passou a adquirir seu formato atual.

Devido ao sucesso e a grande procura , estão abertas as inscrições para segunda turma do curso à distância de gestão de museus, que será realizado entre 06 de abril e 8 de agosto. Desta vez serão oferecidas 30 bolsas com 30% de desconto para os membros do ICOM-BR que estiverem com a anuidade em dia.

O curso é uma realização da representação da UNESCO no Brasil, que tem como meta contribuir com a capacitação de profissionais atuantes na área museológica e difundir conceitos e técnicas contemporâneas de gestão destas instituições.

O conteúdo terá como base a publicação Como Gerir um Museu - Manual Prático, chancelado pela UNESCO Brasil, que apresenta uma visão geral das práticas de organização e administração de um museu. Este material está disponível em português, inglês, francês, espanhol, árabe e russo.

As aulas serão ministradas (pela internet), por meio da plataforma de educação à distância da Duo Informação e Cultura, empresa sediada em Belo Horizonte e também responsável pela coordenação técnica do curso. O material didático foi produzido pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, parceiro da iniciativa.

Estará em pauta as seguintes aulas: O Papel dos Museus e o Código de ética Profissional; Gestão do Acervo; Inventário e Documentação, Conservação e Preservação do Acervo; Exposição, Exibições e Mostras; Acolhimento do Visitante; Educação do Museu no Contexto das Funções Museológicas; Gestão do Museu; Gestão de Pessoas; Marketing; Segurança e Prevenção de Acidentes do Museu; e Tráfico Ilícito.

Além das disciplinas que envolvem textos e debates, os alunos poderão participar de quatro chats , com a mediação de profissionais convidados.

Inscrições através do portal www.duo.inf.br .

Informações sobre taxa e outros detalhes no : Duo Informação e Cultura (www.duo.inf.br) - (31) 3224.6700 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Santa Catarina realizam nesta sexta-feira, dia 25, às 19 horas, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o evento "Psicanálise vai ao cinema".

Primeiro haverá exibição do filme "Lost Zweig", lançado em 2004 pelo diretor catarinense Sylvio Back. Baseado no livro de Alberto Dines, o filme relata a última semana de vida do escritor Stefan Zweig.

Após a exibição, haverá debate com a escritora Regina Carvalho, professora aposentada da UFSC, mestre em teoria da literatura, com a psicanalista Silvia Emilia Espósito, e com a também psicanalista Soraya Santos Valerim.

A entrada é gratuita.

Informações: (48) 3222-2962 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / www.ebpsc.com.br

A Escola de Graduação da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional de Córdoba, na Espanha, abriu inscrições para o Curso de Pós-graduação Internacional em Administração e Gestão Cultural. O exercício de gestão cultural abrange um amplo espaço de ação e participação que possibilita o desenvolvimento sócio cultural, econômico e político. O desenho e exercício de políticas culturais devem garantir um desenvolvimento produtivo, sustentável, que avalie a diversidade cultural, propicie a comunicação e contribua a construir uma cidadania de intercâmbios eqüitativos. Planos de estudos: Cultura e estudos culturais; Introdução à gestão cultural; Poéticas da arte contemporânea; Desenho e administração de projetos culturais; Planificação e análises daspolíticas culturais; Cooperação internacional, cultura e gestão; Gestão de museus e centros culturais; Gestão do patrimônio cultural; Direito da arte e legislação cultural; Economia da cultura; Gestão de recursos financeiros; Comunicação e cultura; Marketing cultural; e Seminários de especialização.

O curso é destinado a promotores, diretores, produtores, investigadores e acadêmicos vinculados a temas culturais; grupos artísticos e desenhistas independentes; ingressados e estudantes universitários e terciários avançados de carreiras afins; jornalistas, comunicadores sociais e estudantes de comunicação social; interessados na problemática e desenvolvimento estratégico da indústria do turismo cultural e interessados em se profissionalizar na gestão e a administração cultural

Mais informações: no Tel: +54 351 44 373 44 / 43 344 49 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., www.culturafce.unc.edu.ar ou www.graduadosfce.unc.edu.ar.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realiza de segunda-feira (24) a sexta-feira (28), das 9h às 17h, nova "Semana do Troca-Troca" no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Mais de 400 livros foram disponibilizados pela FCC para essa edição do projeto, cujo objetivo é estimular a leitura e permitir que quem tem livros em casa e deseja trocá-los por outros possa fazer isso gratuitamente, sempre na última semana de cada mês. Criado há 15 anos, o projeto estava há alguns anos sem ser realizado. Foi retomado no mês passado, contabilizando mais de 500 trocas, tanto de livros de literatura quanto didáticos. A Biblioteca fica no Centro de Florianópolis, na rua Tenente Silveira, 343, fone: (48) 3028-8060.