FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Foi lançado hoje (12) o programa Resgatando a História, que tem como objetivo a preservação do patrimônio histórico material, imaterial e de acervos memoriais do país. O investimento total será de R$ 200 milhões, sendo R$ 50 milhões das empresas parceiras e R$ 150 milhões do BNDES Fundo Cultural, que conta com recursos advindos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Projetos executados na região Sul poderão contar com a participação de recursos do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para até 65% do investimento total. Já no Sudeste, a participação máxima do banco será limitada a 50% e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 75%.

O BNDES escolherá propostas de restauração, conservação ou valorização de patrimônios históricos materiais e imateriais que tenham sido reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No caso de materiais, podem se candidatar projetos que sejam apenas reconhecidos por órgãos estaduais ou distritais de proteção ao patrimônio histórico.

Também serão contemplados acervos memoriais que tenham sido tombados pelo Iphan, registrados em nível nacional ou mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ou que façam parte de acervos bibliográficos raros no “Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN). Para cada R$ 1 que as empresas parceiras colocarem no projeto, o banco aportará até mais R$ 3, dependendo da região do país.

O programa foi lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e cinco empresas - Ambev Brasil, EDP, Instituto Cultural Vale, Instituto Neoenergia e MRS Logística.

Inscrições

No próximo dia 15, será aberta chamada pública para inscrição de propostas entre R$ 5 milhões e R$ 50 milhões. As propostas poderão ser de entes públicos ou instituições sem fins lucrativos e não poderão ser relacionadas às instituições parceiras do programa.
O prazo de execução deverá ser de até 36 meses. O cronograma prevê o encerramento das inscrições no dia 31 de agosto, com divulgação dos resultados da seleção em 31 de outubro e contratação e desembolso em 31 de dezembro. A chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, informou que ainda no dia 15 deste mês será iniciada a primeira oficina de orientação aos interessados.

(Fonte: Agência Brasil)

No final do mês de julho será realizado em Santa Catarina o primeiro evento-teste, seguindo rigorosos protocolos sanitários de controle à Covid-19. O evento está sendo planejado por um Grupo de Trabalho (GT) formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde/Vigilância Sanitária (SES) e representantes do segmento. A partir das discussões do GT, foi encaminhado que:

- A apresentação da Camerata Florianópolis no Teatro Ademir Rosa, na capital, ocorrerá no dia 29 de julho de 2021. Inicialmente, havia sido sinalizada a data de 15 de julho, porém, por questões operacionais relativas às medidas de controle da Covid-19, o grupo decidiu pela segunda data;
- Os ingressos para o espetáculo estarão disponíveis para pessoas com a vacinação completa (100% imunizadas), mediante apresentação de comprovante;
- Testagem antes e depois do evento, que será realizada pela organização da atividade;
- Ocupação reduzida da capacidade do teatro;
- Uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel;
- Rastreabilidade dos participantes feita por meio de um aplicativo específico;
- Instruções detalhadas quanto à participação do público no evento-teste serão divulgadas nas próximas semanas.

Salienta-se que o GT tem se dedicado ao planejamento do primeiro evento-teste, sempre levando em conta o caráter científico dessa iniciativa, o que vai balizar a retomada das atividades do segmento com os cuidados necessários.

Entre as entidades que integram o GT estão a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SC), Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Senac, Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Camerata Florianópolis
O concerto da Camerata Florianópolis será regido pelo maestro Jeferson Della Rocca, com participação dos solistas Alberto Heller e Iva Giracca, que interpretarão o Concerto para Piano e Orquestra N. 5 “Imperador”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e o Concerto para Violino e Orquestra de Cordas em Ré menor, de Felix Mendelssohn (1809 – 1847).

*Com informações da Santur

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) retoma o serviço de empréstimo de livros para o público mediante o agendamento prévio, com retirada presencial. Para ter acesso ao acervo, os usuários devem preencher o formulário disponível em https://bit.ly/3wv33Uh ou acesse através do QR-code:

QR Code BPSC

Em 24 horas os usuários receberão um retorno da equipe da Biblioteca sobre o agendamento. A retirada ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, mediante confirmação.

Conforme as regras para garantir a segurança de usuários e colaboradores, não será possível a entrada de mais de uma pessoa no hall da Biblioteca para retirar os livros. É obrigatório o uso de máscara.

Agendamento para pesquisadores

O atendimento presencial voltado aos pesquisadores também é realizado mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h às 19h. O serviço é voltado somente a pesquisas no acervo ainda não digitalizado da BPSC. Para casos de menor complexidade, a Biblioteca oferece o serviço de pesquisa on-line da Hemeroteca Digital Catarinense. Além disso, nossa equipe está disponível para mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para agendar o atendimento presencial, é necessário preencher o formulário abaixo com dados que permitirão à equipe da Biblioteca entrar em contato com os interessados. Após o envio, nossa equipe entrará em contato em até 48 horas. Informaremos somente por e-mail o status de disponibilidade de data, horário e acervo.
 
:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

Também é possível acessar o formulário por meio do seguinte QR Code:

QR Code agendamento pesquisadores

Conforme as regras, é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes da BPSC e de luvas para manusear as obras, sendo que a Biblioteca não fornecerá estes equipamentos aos pesquisadores. Os horários de agendamento são reservados apenas para uma pessoa por turno, sendo duas pessoas por dia, para garantir a segurança dos usuários e da equipe técnica, evitando aglomerações.

O acervo manuseado pelos pesquisadores será imediatamente colocado em quarentena por 15 dias corridos após o uso. É possível que periódicos não estejam disponíveis devido a essa medida de segurança.

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) oferece gratuitamente o curso de Fotografia em Acervos Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 31 de julho por meio do formulário disponível neste link.

Os encontros serão virtuais e ocorrerão às segundas e sextas-feiras de agosto (dias 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27 e 30), das 8h30 às 11h. A carga horária é de 20 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes.

O público-alvo do curso são servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação. Com cunho teórico/prático, o conteúdo abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Os participantes aprenderão ainda a usar metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

O curso será ministrado pelo professor Sérgio Sakakibara e terá 40 vagas disponibilizadas, com seleção dos candidatos com base nos critérios de ordem de inscrição e atuação profissional, escolaridade/área de formação. Os selecionados serão avisados por e-mail para agendamento de uma entrevista individual ou por instituição.

Confira a apuração dos votos válidos do processo de votação/homologação dos candidatos da sociedade civil aos assentos do Conselho Estadual de Cultura, biênio 2021-2023, realizado entre os dias 03 e 04 de julho de 2021. A lista está organizada por região geográfica intermediária e imediata do Estado de Santa Catarina:

::  Apuração homologações (03 e 04 de julho de 2021)

:: Clique aqui para acessar o Mapa Cultural SC

SOBRE O PROCESSO DE VOTAÇÃO DO DIA 18 DE JULHO DE 2021 Fique atento No dia 18 de julho domingo das 10h às 18h ocorrerá a eleição dos 10 membros do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina represent 1