Com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a etapa catarinense do processo eleitoral que irá renovar o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) acontece neste sábado, dia 19, a partir das 9h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O CNPC é o órgão colegiado do Ministério da Cultura (MinC), com a participação da sociedade civil, que tem a responsabilidade de propor a formulação de políticas públicas nacionais para a cultura.

A participação social no CNPC se dá por meio de 17 colegiados setoriais, nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e Teatro.

Cada estado elegerá de um a três delegados por setorial durante encontros nas capitais. Esses delegados escolhem entre si, em uma etapa nacional, aqueles que irão representar os setoriais no CNPC. As inscrições de eleitores e candidatos estaduais, além da votação, podem ser feitas por meio da plataforma digital, que já está disponível no sítio www.cultura.gov.br/votacultura até 7 de outubro.

No encontro presencial deste sábado, em Florianópolis, os candidatos catarinenses terão a oportunidade de apresentar e debater suas propostas com os eleitores. Os debates terão a participação do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, e do diretor do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Eduardo Mattedi.

Terminais de computadores estarão disponíveis para quem quiser fazer a inscrição na hora. O número de eleitores presentes ao encontro determinará o número de delegados eleitos para cada setorial: de três a 30 eleitores presentes, será eleito um delegado; de 31 a 100 eleitores presentes, serão dois delegados e, a partir de 101, serão três delegados eleitos para a etapa nacional, prevista para novembro deste ano.

Em Santa Catarina, 562 eleitores e 28 candidatos já haviam se inscrito na plataforma digital até às 15h desta quinta-feira (17). O setorial que recebeu o maior número de eleitores e candidatos até o momento foi o de Culturas Populares, 130 eleitores e quatro candidatos. Nenhum candidato havia se inscrito para o setorial de Arte Digital.

Mais informações na página do evento no facebook da Regional do MinC em SC: www.facebook.com/events/496559560522883/

(Texto: Marcelo Leal - Assessoria de Comunicação da Regional SC do MinC)

Fonte: Regional SC do MinC