De 19 de junho a 15 de julho, o Espaço das Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), receberá a primeira exposição individual de Pedro Franz, intitulada Incidente em Tunguska. No último dia da exposição, às 19h, ocorrerá uma finissage no local. A entrada é gratuita.

Em Incidente em Tunguska, parte integrante de sua pesquisa de mestrado (composta ainda por uma publicação de quadrinhos e por uma dissertação homônimas), o artista desenvolve uma narrativa de ficção e uma investigação sobre a história em quadrinhos como mídia. Sendo um trabalho de pesquisa e experimentação, a exposição não apresenta um formato definitivo e, durante o período de sua realização, interessa ao artista experimentar possibilidades da história em quadrinhos inserida em um espaço expositivo, trazendo para a galeria as questões levantadas em sua pesquisa acadêmica, na qual busca aproximações entre o campo dos quadrinhos e o das artes visuais, apresentando questões sobre artistas que trabalham com os quadrinhos e sobre quadrinistas que experimentam em sua produção posições análogas ao trabalho de artista. Ainda que cada campo tenha suas especificidades, é justamente no ponto de intersecção entre eles que reside o que caracteriza aquilo que podemos chamar de história em quadrinhos contemporânea, utilizando aqui o adjetivo não apenas como um sinônimo de "atualidade", mas da maneira como é aplicado a outras expressões artísticas.

A pesquisa de mestrado de Pedro Franz é realizada sob orientação das professoras Regina Melim e Yara Guasque, elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Udesc, e desenvolvida com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Sobre o artista

Pedro Franz - Florianópolis (Brasil), 1983. Artista visual e quadrinista, é autor de Cavalos mortos permanecem no acostamento; Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo; Bukkake; Suburbia (adaptação para os quadrinhos da teledramaturgia de Luiz Fernando Carvalho e Paulo Lins); e Cada caminho é um desvio; além de apresentar trabalhos em publicações nacionais e internacionais como Piauí, Catalogue, Anecóica, Samba, kuš!, entre outras, e participar em exposições coletivas como Seis esquinas de inquietação (Portugal), Nothing Special (Alemanha), O mais esnobe dos escolásticos (São Paulo), Eis senão quando (Florianópolis) e Compulsão Narrativa (São Paulo). Atualmente, finaliza sua pesquisa de mestrado e publica a HQ Cão cego, rei monstro pelo site Nébula.

O quê: Exposição Incidente em Tunguska, de Pedro Franz

Onde: Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Visitação: de 19/06 a 15/07/2015 - De segunda a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Finissage: 15/07/2015, às 19h.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC