A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), divulga o calendário de oficinas do Programa de Capacitação Museológica para 2014, dando continuidade ao seu programa de formação continuada. As inscrições para os módulos 5 (Comunicação Museológica) e 6 (Ação Educativa e Acessibilidade em Museus) seguem abertas para as cidades de Videira, Lages e Chapecó e podem ser feitas on-line. Devido à grande procura, para as cidades de Joinville, Blumenau, Criciúma e Florianópolis, que já esgotaram o número de vagas programadas, o SEM/SC está organizando o cadastro de reserva de vagas. Interessados devem encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o nome do(s) participante(s) com o assunto: vaga reserva oficina + o nome da cidade.

Os dois módulos serão oferecidos na mesma semana em cada um dos municípios participantes. Os interessados poderão optar pela participação em um ou nos dois módulos. Em cada cidade serão ofertadas 35 vagas gratuitas para cada oficina, priorizando a ordem de chegada da inscrição.

As atividades terão início sempre às 8h30min e encerram-se às 17h30min, com pausa de uma hora para o almoço. Acompanhe abaixo o cronograma e mais informações:

Módulo 5: Comunicação Museológica - conceitos de museu, museografia; expografia e comunicação. Diferentes formas de comunicação/divulgação do museu (interna e externa). Tipologias de exposição. Adaptação de espaços em prédios tombados e projetos de novos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Exposição e conservação. Discurso expográfico. As exposições e seus diferentes públicos. Processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação da exposição.

Ministrante: Thainá Castro Costa F. Lopes - formada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre em Memória Social pela mesma instituição. Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como museóloga em projetos de conservação, catalogação e pesquisa de acervo. Atualmente é docente do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Calendário:

1. Joinville: 19 e 20/08/2014; - INSCRIçõES ENCERRADAS
Local: Centreventos Cau Hansen - Avenida José Vieira, 315 - América

2. Criciúma: 02 e 03/09/2014; - INSCRIçõES ENCERRADAS
Local: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) - Avenida Universitária, 1105 - Universitário

3. Blumenau: 16 e 17/09/2014; - INSCRIçõES ENCERRADAS
Local: Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) - Rua XV de Novembro, 161 - Centro

4. Videira 14 e 15/10/2014;
Local: Câmara Municipal de Vereadores - Rua Manoel Roque, 99 - Alvorada

5. Lages: 4 e 5/11/2014;
Local: Fundação Cultural de Lages - Rua Benjamin Constant, 141, Centro

6. Chapecó: 18 e 19/11/2014
Local: Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) - Rua Líbano, 111-D, Passos dos Fortes

7. Florianópolis: 2 e 3/12/2014 - INSCRIçõES ENCERRADAS
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica

Módulo 6: Ação Educativa e Acessibilidade em Museus - conceitos e relação entre museu e educação. Educação e cidadania: o compromisso social do museu. Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Planejamento e implantação de programas educativo-culturais em museus. Exemplos e práticas de projetos educativos que envolvam museu, escola, professores e comunidade. Conceito de acessibilidade universal. Diferentes formas e práticas de acessibilidade em museus.

Ministrante: Elaine Cristina Machado - possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille), mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em Historia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente é doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e educadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, unidade da Fundação Cultural de Joinville.

Calendário:

1. Joinville: 21 e 22/08/2014; - INSCRIçõES ENCERRADAS
Local: Centreventos Cau Hansen - Avenida José Vieira, 315 - América

2. Criciúma: 04 e 05/09/2014; - INSCRIçõES ENCERRADAS

3. Blumenau: 18 e 19/09/2014; - INSCRIçõES ENCERRADAS
Local: Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) - Rua XV de Novembro, 161 - Centro

4. Videira 16 e 17/10/2014;
Local: Câmara Municipal de Vereadores - Rua Manoel Roque, 99 - Alvorada

5. Lages: 6 e 7/11/2014;
Local: Fundação Cultural de Lages - Rua Benjamin Constant, 141, Centro

6. Chapecó: 20 e 21/11/2014;

7. Florianópolis: 4 e 5/12/2014 - INSCRIçõES ENCERRADAS

Inscrições:

Mais informações:

Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)

Fone: (48) 3664-2604 | 3664-2605

Realização:

Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)

Apoio:

Prefeitura Municipal de Joinville

Fundação Cultural de Joinville (FCJ)

Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)