Compartilhar conhecimento e experiência é a principal característica do fotógrafo canadense Scott Macleay, que vive em Florianópolis e faz curadoria de duas exposições com aberturas em 29 de abril no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e no dia 30 na Helena Fretta Galeria de Art, reunindo três gerações. Macleay contempla nestas mostras a sua própria obra, ligando seu trabalho ao de seu professor, o fotógrafo, arquiteto e designer norteamericano Ted Scott e a de 20 artistas brasileiros e estrangeiros, que são seus alunos. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

No dia 29, no CIC, abre Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis. São 30 obras de Macleay, 20 de Ted, e outras 20 de artistas de Florianópolis, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Nova York, Paris e Londres, realizadas a partir de residências, workshops e aulas on-line com Macleay. As imagens priorizam a exploração de novos processos e estruturas conceituais, em oposição ao foco habitual, contribuindo para a criação de um pólo de desenvolvimento de novas mídias em Florianópolis.

No dia seguinte (30), na Helena Fretta, abre a mostra Perspectiva(s), com variantes dos trabalhos de jovens artistas apresentados no CIC. Para a galeria do centro, a curadoria adota outras plataformas com projetos de transmídia, vídeo, cerâmica, livro de artista, performance, mas com a fotografia como estrela principal, embora apresentada em outros contextos. Na abertura haverá um show do cantor e produtor mineiro David Dines, que canta música dançante e não convencional, que combina David Bowie, Smiths, Depeche Mode e música eletrônica, com influências de Daft Punk, Grimes e Stromae.

Apaixonado pela criação artemídia e musical ao longo dos últimos 36 anos no Canadá, França e Brasil, MacLeay compara a vida a uma corrida de revezamento, com dependência de esforços individuais e coletivos. é por esta razão que sempre desenvolveu projetos pedagógicos que visam estimular o pensamento em torno de novas maneiras dos artistas refletirem sobre os meios que utilizam e o trabalho que criam.

"A exposição é uma celebração da tomada de risco, indispensável para e evolução do pensamento criativo, a despeito das dúvidas e fracassos inevitáveis que muitas vezes ocorrem", diz Macleay. Para ele, o trabalho não consiste somente no desenvolvimento conceitual, mas é também a base da camaradagem necessária para resistir à pressão de se conformar em um mundo que muitas vezes valoriza a ortodoxia em detrimento da marginalidade criativa.

O quê: Abertura da exposição Interferências - Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis.
Quando: 29 de abril, às 19h30. Visitação até 2 de junho, de segunda a domingo, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Espaço Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura. Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis.
Quanto: gratuito.

Informações: (48) 3664-2651.

O quê: abertura da exposição Perspectiva(s). Quando: 30 de abril, às 19h30. Visitação até quando 2 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, da 9h às 13h. Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis. Quanto: gratuito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da mostra