A terceira edição do projeto Música Didática no Cinema, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio da Diretoria de Difusão Artística, terá o violão como personagem principal do espetáculo apresentado pelos alunos do curso de Bacharelado em Música - Violão, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Nycollas Medeiros, Benedikt Mensing, Amanda de Andrade, Carlos Mostaço e Reginaldo Pereira, sob orientação dos professores Luiz Mantovani e Bruno Madeira. A apresentação será no dia 28 de novembro, às 17h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada a R$ 10 inteira e R$ 5 meia.

O concerto didático, intitulado Panorama do Violão, tem por objetivo expor a história do repertório solo do instrumento através dos tempos. Abrangendo mais de cinco séculos de música, o programa traz, além peças, comentários sobre o contexto histórico e musical de cada período, a fim de aproximar o público e o universo da música de concerto. O panorama a ser apresentado tem início no século XVI, com transcrições de peças de Luis Milan (1500-1561) compostas para vihuela, instrumento renascentista antecessor do violão, indo até a primeira metade do século XX, quando a ligação entre a música de concerto e a música popular brasileira se torna cada vez mais estreita.

Dentre as 12 peças a serem apresentadas, uma delas será o Prelúdio nº 4, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), parte de sua série de Cinco Prelúdios, que está entre as obras mais gravadas e apresentadas ao redor do mundo. Ao final do concerto, os professores e violonistas Luiz Mantovani e Bruno Madeira executarão um arranjo do choro Odeon para dois violões de Ernesto Nazareth (1863-1934) - peça que ficou conhecida como tema-geral da novela "O Cravo e a Rosa", no ano 2000.

Sobre os professores

Luiz Mantovani: vencedor do Pro Musicis International Award (Nova York, 2001), o violonista brasileiro Luiz Mantovani tem se apresentado regularmente como solista e camerista em algumas das mais importantes salas de concerto nacionais e internacionais. Na ocasião de uma de suas performances na Weill Recital Hall/Carnegie Hall em 2005, o jornal The New York Times referiu-se à sua execução das Cinco Bagatelas de William Walton como "poderosa, belamente delineada e praticamente impecável". Mantovani é membro do Quarteto Brasileiro de Violões desde 2004, um dos mais respeitados conjuntos violonísticos da atualidade. Com o quarteto, gravou pelo selo norte-americano Delos a versão integral da Suite Iberia de Albéniz (2006) e o CD "Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos" (2011), este último agraciado com o Grammy Latino na categoria "melhor disco de música clássica". Ele possui um Artist Diploma e Master of Music pelo New England Conservatory de Boston, EUA, e formou-se Bacharel pela Universidade do Rio de Janeiro (Unirio). é professor de violão e música de câmara na Universidade do Estado de Santa Catarina, além de coordenar o programa de extensão "Ponteio - Violão na Udesc".

Bruno Madeira: premiado em renomados concursos de violão, o violonista Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, professor e pesquisador. Bacharel, mestre e doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas, apresentou-se em importantes salas de concerto no Brasil. é professor de violão na Universidade do Estado de Santa Catarina e no curso a distância da Universidade Federal de São Carlos. Suas pesquisas têm como foco o gesto na performance instrumental, a interpretação da música do início do século XIX, aspectos da técnica instrumental violonística, relações entre análise musical e performance e a música de Maurício Orosco. Tem artigos publicados em respeitados congressos e revistas nacionais e internacionais.

Serviço:

O quê: Panorama do Violão - Música Didática no Cinema

Quando: 28/11/2013, às 17h.

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC

Quanto: R$ 10 inteira; R$ 5 meia-entrada.

Informações: (48) 3953-2312

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC