Vinte e um curtas-metragens ganham projeção estadual no 2º FAçA (Festival Audiovisual Catarinense), que vai percorrer as cidades de Chapecó, Lages, Blumenau e Florianópolis entre os meses de outubro e novembro. Foram inscritos 90 filmes, sendo 62 ficções, 18 documentários e 10 animações. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL é patrocinador do evento.

Os filmes selecionados este ano (confira lista abaixo) vão concorrer a quatro prêmios de R$ 5 mil cada. Três prêmios serão eleitos segundo critérios do Júri Oficial, sem categorias pré-definidas. Já a quarta premiação é o público de todas as cidades onde o FAçA for realizado quem elege, ou seja, o Melhor Filme, segundo Júri Popular. A lista e outras informações também podem ser conferidas no site www.faca.art.br.

A maioria das produções inscritas no Festival é de Florianópolis (42). Mas outras cidades de Santa Catarina também participaram ativamente, entre elas Jaraguá do Sul (seis), Joinville (cinco) e Criciúma (três). Catarinenses que moram em cidades fora do Estado e do País também enviaram seus filmes - São Paulo/SP (cinco), Santos/SP (um), Guarulhos/SP (um), Curitiba/PR (seis), Rio de Janeiro/RJ (cinco), Porto Alegre/RS (três) e Nova York (um).

A novidade desse ano é a entrada de Chapecó no circuito, que recebe o Festival entre os dias 24 e 26 de outubro. Depois vem Lages, de 31 de outubro a 2 de novembro; e Blumenau de 07 a 09 de novembro. Encerramento é em Florianópolis, onde o FAçA apresenta filmes de 20 a 23 de novembro, quando também vai ser realizada a premiação no último dia. Todas as sessões competitivas serão abertas por produções resultantes das oficinas de documentário do 1ºFAçA.

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL é patrocinador do 2º FAçA - Festival Audiovisual Catarinense. O Festival conta ainda com a parceria da Alquimidia.org, Hemisfério Criativo, A3 Design Empresa Jr., com apoio da Dfato Comunicação e com o apoio institucional do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, CurtaDOC, SANTACINE - Sindicato da Industria do Audiovisual de Santa Catarina, SINTRACINE - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e do Cinema e Audiovisual de Santa Catarina, Cinemateca Catarinense, Cinesupport, Catarina Criativa e Onda Sonora.

Mais informações pelo site www.faca.art.br ou pelos telefones da produção - Ana Paula Domingues (48) 9601-6625 ou Guto Lima (48) 9952-5657.

Selecionados - 2º FAçA

A 415, de Fred Paiva (Jaraguá do Sul |Fic.|6´|2013);

Ao Velho Lobo do Mar, de Eduardo Guerreiro (Florianópolis |Fic.|14´|2012);

Ausência, de Jardel Tambani (São Paulo/Ibirama|Doc.|8´|2012);

Cárcere Privado, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski (Florianópolis |Fic.|20´|2012);

De Volta pra Casa, de Richard Valentini (Florianópolis |Doc.|24´|2010);

Desencanto, de Marco Stroisch (Florianópolis |Fic.|15´|2013);

Inverno, de Paulo Trejes (Florianópolis |Fic.|18´|2009);

Lembranças de Maura, de Bruna Lessa (São Paulo/Ilhota | Fic.|16´|2013);

Los Eucaliptos, de Cristian de Ciancio (Florianópolis |Fic.|12´|2013);

Making of, de Fabrício Porto (Joinville e São Francisco do Sul|Fic.|17´|2010);

Mbyá Reko Pyguá - A Luz das Palavras, de Kátia Klock (Florianópolis |Doc.|19´|2012);

Noite, de Bruno Andrade (Florianópolis|Fic.|14´|2012);

O 100º Trabalho, de Luiz Mihich (Nova York e Nova Jersey/Blumenau |Fic.|20´|2009);

O Gigante, de Julio Vanzeler & Luis da Matta Almeida (Florianópolis |Anim.|10´|2013);

Quem decide é o bar, de Alexandre Meldau (Jaraguá do Sul |Fic.|8´|2013);

Quem é Rogério Carlos?, de Pedro Bughay (Porto Alegre |Fic.|14´|2012);

Quiriri, de Filipe Cargnin (Florianópolis |Anim.|10´|2013);

Rua Mão única, de André Gevaerd (São Paulo|Fic.|12´|2010);

Tudo Bem, de Christopher Faust (Curitiba |Fic.|11´|2012);

Upcycling, de Henrique Ogro Perrone (Porto Alegre/Fpolis|Doc.|12´|2012);

Vento Sul, de Renan Blah (Florianópolis|Fic.|20´|2012).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC