O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, prorrogou até 9 de junho a exposição Fotografando o Silêncio. Com curadoria de Danísio Silva, a mostra é resultado do trabalho feito pelo fotógrafo e seus alunos no Espaço Oficina, que mantém no bairro Cacupé. A mostra tem entrada gratuita e conta com obras de Maria Helena Rosa Barbosa, Heloisa Caminha Bradacz, Elaine Quadro, Alessandra Knoll, Gilliard Lach e Rosemary Busko.

"A incorporação do que foi tratado no curso é um processo lento, por isso agora exibimos imagens que tiveram a influência das experiências pós-curso", explica Danísio Silva. O ministrante considera que "o silêncio é uma forma para descondicionar a mente" e que isso tem impactos distintos no trabalho de cada um, de acordo com o distanciamento temporal do que foi apreendido durante o curso.

No caso de Gilliard Lach, a alternativa foi buscar na questão do tempo um subtema para o tema geral do silêncio. Além da poesia, que aproveita como fonte para uma das imagens, ele enfoca o tempo como um elemento do cotidiano, por causa da correria da vida moderna, e também faz uma reflexão sobre como ele interfere na transformação e no envelhecimento do ser humano. "Há um ano, eu buscava o silêncio, e hoje consigo enxergá-lo de forma mais automática, inconsciente", conta Gilliard. "O curso foi um aprendizado na forma de olhar uma cena".

Maria Helena Rosa Barbosa considera-se uma fotógrafa amadora que gostava de registrar quase tudo e que, após o curso, passou a ser mais seletiva, buscando abordar cada tema com mais profundidade. No caso do silêncio, em primeiro lugar veio o questionamento sobre o próprio significado do tema, seguido da certeza de que ele está no interior de cada um. "Tudo pode estar agitado à nossa volta, mas o silêncio interno é que conta", diz ela. As imagens selecionadas por Maria Helena para a exposição exploram "a transformação de coisas que nos cercam pela ação do tempo ou das pessoas, assim como a nossa percepção para o que poderia passar despercebido em um lugar comum ou em lugar em que há muito mais coisas atrativas para se ver". Para ela, "o silêncio reside nos detalhes: em um olhar na fração de segundos".

Para Danísio Silva, ministrante do curso, "o silêncio é mal visto pela sociedade capitalista, que investe no barulho do som e da imagem, que por sua vez provoca ansiedade e consumo". Para o fotógrafo, "o excesso de informação pode provocar muito ruído dentro de nós". Neste sentido, entende que "a felicidade e o silêncio estão tão intimamente ligados quanto o lucro e o barulho". No curso, ele procurou mostrar aos alunos como se processa o silêncio na música, na poesia e até na fumaça expelida por uma vareta de incenso queimando.

O quê: Exposição Fotografando o Silêncio
Onde: Espaço expositivo do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Anexo ao Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Visitação: de 10 de maio a 9 de junho de 2013. De terça-feira a sábado, das 10h30min às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC