A programação de maio do projeto TAC 7:30, promovido semanalmente pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está bastante eclética. O mês abre com show em homenagem ao poeta Zininho (7/5), segue com espetáculo lírico e clássico Piano Voci (14/5), espetáculo de dança Bandoneon: um pequeno bailado (21/5), e finaliza com o espetáculo medieval e renascentista do grupo Cantus Firmus (28/5). As apresentações ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19h30min, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC). Ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada.

Confira mais detalhes da programação:

07/05/2013: Viva Ziza - Homenagem a Zininho

Cláudia Barbosa reúne músicos de Florianópolis para uma homenagem ao compositor Cláudio Alvim Barbosa, ou "Poeta Zininho", como é conhecido o autor do Rancho de Amor à Ilha, hino oficial de Florianópolis. Falecido em 1998, o poeta da Ilha completaria 84 anos em 8 de maio e o show Viva Ziza terá repertório exclusivamente formado por canções de autoria de Zininho, que nas décadas de 1940 a 1960 compôs mais de 100 músicas que vão da marchinha ao samba-canção, como ´A Rosa e o Jasmim´, ´Quem é que não chora´, ´Princesinha da Ilha´, entre outras.

Cláudia Barbosa (voz), Denise de Castro (piano e voz), Wagner Segura (violão), Marco Aurélio (trombone), Jorge Lacerda (baixo) e Gilson "Baixinho" Duarte (bateria) fazem parte da banda que ficará responsável pela homenagem.

14/05/2013: Piano Voci

Criado pela pianista Bernardete Castelan Póvoas, o grupo é integrado ainda pelas sopranos Cláudia Todorov e Rute Gebler, o tenor Fernando De Carli e o barítono Schäfer Júnior. Atuando desde 2009 com apresentações em diversas cidades catarinenses, os artistas trazem ao palco sua vasta experiência musical com diferentes gêneros musicais, como música de câmara em diferentes formações, ópera/opereta e coral.

O repertório do Piano Voci inclui compositores brasileiros, como Nepomuceno, Babi de Oliveira e Marlos Nobre. Obras internacionais também estão presentes no show, com músicas de Liszt, Grieg, Massenet e Debussy.

21/05/2013: Bandoneon: um pequeno bailado - Risco Grupo de Dança

Bandoneon: Um pequeno bailado é um trabalho coreográfico que está sendo desenvolvido e apresentado desde 2011 pelo Risco Grupo de Dança, com o objetivo de preservar e reinventar o balé em cena.

Dirigido e coreografado por Ana Carolina Leimann, o grupo conta com dez bailarinas e é o resultado do envolvimento da técnica do balé clássico com o tango e os adornos - movimentos próprios do estilo na dança. O trabalho coreográfico foi criado a partir de estados emocionais e pequenas partituras corporais aliadas aos passos do balé clássico, fazendo conexão com características pertinentes ao tango: paixão, amor, disputa e conquista.

28/05/2013: Cantus Firmus e convidados

O concerto Madrigali d"Amore apresenta em seu repertório alguns Madrigais do compositor italiano Claudio Monteverdi, acompanhados por instrumentos de época. O repertório tem o amor como tema.

O espetáculo propõe ainda uma breve aula de história da música, tanto para leigos, quanto para aqueles que já têm algum conhecimento na área. Com direção geral do alto/tenor Jefferson Bittencourt, o grupo é formado ainda por Eduardo Serafin (tenor), Daniel Signorelli (barítono), Raquel Cerqueira (cantus) e Marcelo Aguiar (baixo), com participação especial de Kalinka Damiani (soprano) e Silvana Scarinci (theorba).

Sobre o TAC 7:30

Inspirado em um projeto de grande sucesso na década de 1990 (TAC 6:30), o projeto dá a oportunidade de grupos de dança, música e teatro se apresentarem no palco do Teatro álvaro de Carvalho com apoio de infraestrutura disponibilizada pela FCC e ainda 90% da bilheteria. Grupos e artistas interessados em participar, ainda podem fazer sua inscrição no site da FCC (www.fcc.sc.gov.br). Mais informações também estão disponíveis na página da FCC.

O quê: Apresentações do TAC 7:30
Onde: Teatro álvaro de Carvalho - Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis.
Quando: todas as terças-feiras, às 19h30min.
Quanto: R$ 10 inteira; R$ 5 meia-entrada.
Informações: (48) 3028-8070 / www.fcc.sc.gov.br/tac8emponto

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC