A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi uma das oito instituições catarinenses a ter seu projeto aprovado na primeira etapa no Edital Prêmio de Modernização de Museus 2012 - Microprojetos, promovido pelo Instituto Brasiuleiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC). No total, 101 propostas foram encaminhadas e 67, aprovadas.

O projeto encaminhado pela FCC, intitulado Diálogos entre MIS e Masc, foi elaborado em parceria entre as equipes técnicas dos dois museus, com a colaboração de profissionais de outros setores da Fundação. A ideia é criar um material impresso, mostrando a relação entre os acervos dos dois espaços culturais por meio de temas específicos. Se a proposta for aprovada na próxima etapa do edital, o material será distribuído para instituições culturais, de ensino e a professores.

Além da proposta enviada pela FCC, foram escolhidos nesta primeira etapa projetos da Fundação Hassis, Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, Fundação Municipal de Concórdia, Fundação Cultural de Lages, Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, Prefeitura Municipal de Araranguá e Fundação Cultural de Rio do Sul. Agora, as propostas seguem para a etapa de avaliação. Os resultados serão divulgados no site do Ibram, em data não definida.

Esta é a segunda edição do Prêmio de Modernização de Museus - Microprojetos, que integra o Programa de Fomento aos Museus, do Ibram/MinC. O edital tem por objetivo o fomento e o desenvolvimento de ações destinadas à preservação e à difusão do patrimônio museológico. Os prêmios foram divididos em quatro categorias e os contemplados receberão entre R$ 10 mil e R$ 50 mil.

>> Lista completa das propostas aprovadas na primeira etapa do edital

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC