ANDADOR VOADOR - Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. Um dos produtos que estará presente no Masc durante a Bienal.
Florianópolis irá sediar, de 15 de maio a 12 de julho, a Bienal Brasileira de Design, que neste ano tem como tema “Design para todos”. As atividades - seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - vão acontecer em diversos espaços da cidade com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.
No Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), estará aberta à visitação de 15 de maio a 12 de julho a exposição Design para todos - Para Melhorar a Vida. Centrada em três visões – design democrático, design especial e design público – a mostra Design para todos- Para melhorar a vida exibirá, sobretudo, produtos, em especial os de fabricação industrial. Estarão representados exemplos de design gráfico, embalagens, ambientes e serviços, além de projetos de todas as regiões do país, o que contempla também projetos artesanais. "Não queremos criar setores no espaço expositivo; ao contrário, a ideia é “misturar” um pouco as coisas, pois é importante que o público possa perceber a presença do design tanto em uma cadeira de rodas como na sinalização de um banheiro ou num conjunto de potes de plástico. Desse modo, fica mais claro para as pessoas que com design se vive melhor", diz o curador Freddy Van Camp.
Dentre os destaques está a presença do carro UP!, da Volkswagen, criado na Alemanha por uma equipe 100% brasileira. "Importaram a equipe inteira do Brasil, o que mostra a força do nosso design", ressalta. "Esse carro é pensado para ser o primeiro carro das pessoas e estará em exposição, para que o público possa conferir." Na área médica, o design pode ajudar a humanizar espaços e equipamentos em geral associados ao sofrimento. Um andador que parece um velocípede, por exemplo, pode fazer toda a diferença para uma criança com paralisia cerebral. Transformar um tomógrafo computadorizado num submarino de histórias infantis pode mudar tudo na hora de um exame, pois participar de uma aventura é bem mais convidativo para a criança do que entrar numa máquina assustadora. O design é um ingrediente importantíssimo num momento assim.
Serviço:
O quê: Exposição Design para todos - Para Melhorar a Vida – Bienal Brasileira de Design
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
De 15 de maio a 12 de julho de 2015
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingo, 10h às 19h30min.
Curador: Freddy Van Camp