Oficina de Ritmos e Danças Brasileiras, com Tião Carvalho (MA)
A oficina tem caráter lúdico e criativo, difunde as tradicionais danças e brincadeiras cantadas, e trabalha o corpo e a voz como veículo de expressão e consciência.
Ritmos abordados:
Bumba meu boi
Dança do Pela Porco (Lelê)
Ciranda, jogos e brincadeiras
Cacuriá
Tambor de Crioula
Samba de Roda
Dias 13 e 14 de setembro de 2012, das 18h às 21h.
Dia 15, das 9h às 14h.
Local: Sala Lindolf Bell, ao lado do Museu da Imagem e do Som (local onde por muito tempo funcionou o Café Matisse).
Fundação Catarinense de Cultura - Oficinas de Arte.
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis - SC
Contato: (48) 3953-2312 (das 13 às 19h)
INSCRIÇÕES LIMITADAS
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
OFICINA GRATUITA
Tião Carvalho é natural de Curupaçu, no Maranhão. Radicou-se em São Paulo em 1985. Começou a se interessar pela cultura popular quando criança, influenciado pelo pai Feliciano Pepe e assistindo a manifestações populares maranhenses, como o Bumba meu boi, Tambor de Crioula, Tamborinho, Bambae, entre outros. Iniciou a carreira artística no início da década de 1970, em sua cidade natal, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça "Saltimbancos".Mais recentemente, em 2004, seu CD "Quando dorme Alcântara" foi premiado no projeto "Rumos da música" (Itaú Cultural) e, em seguida, escolhido pelo projeto Pixinguinha (Funarte) para a realização de espetáculos em dez estados brasileiros. No ano seguinte, apresentou-se com a caravana do Projeto Pixinguinha, tocando com sua banda no Espaço Brasil, em Paris, em comemoração ao ano do Brasil na França. Na ocasião, tocou diferentes ritmos brasileiros, como sambas de roda, xotes, reggae, tambor de crioula, bumba meu boi, baiões, e carimbos. Atualmente, é professor convidado da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A oficina está prevista para começar no dia 07 de abril de 2009.
As aulas serão ministradas pela professora Naira Rossarolla Soares Frainer.
Carga horária: 20h
Horário: terças-feiras das 18h30 às 20h30
Local: sala 01 das Oficinas de Arte - CIC
Valor: duas parcelas de R$ 100,00 (10 encontros)
Contraposições entre arte moderna e pós-moderna - desconstrução e desestetização do objeto artístico
Objetivo: compreender a ruptura e as mudanças histórico/estético/culturais que se instauram com a pós-modernidade, contrapondo o conceito de moderno e pós-moderno através da leitura e apreciação de obras e estilos pós anos 60 nos Estados Unidos.
Para matrículas ou maiores informações entre em contato pelos telefones 3953-2314 / 3953-2310 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou venha até as Oficinas de Arte pessoalmente no endereço:
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Cep: 88025-202 - Florianópolis - SC
A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.
Técnicas de Gravuras
Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.
Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.
Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.
Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC