Ficha de inscrição no link ao lado direito desta tela, clique em BAIXAR
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Objetivo: Desenvolver uma oficina para mostrar técnicas de como contar histórias, com exemplos variados. E induzir as pessoas à leitura na busca de novos conhecimentos, além das fronteiras do mundo em que elas vivem. E recuperar as histórias locais para que elas não desapareçam com o tempo.
Narrar e ouvir histórias, são momentos mágicos como chaves que abrem certas portas secretas do nosso intelectual, e revelam virtudes em um mundo maravilhoso e mágico que ainda não conhecemos. São oportunidades que temos de brindar as palavras que saem do coração e da memória, que armazenamos durante as experiências vividas que escutamos de nossos pais e avôs, ou através de leituras feitas naquele velho livro esquecido no armário empoeirado pelo tempo. E hoje temos a oportunidade de passar para as gerações futuras através de uma narração de história, e também criar novas histórias para que essas fiquem registradas para serem contadas no futuro. Contar histórias é revelar os segredos mágicos e os significados dos contos escritos e reescritos no longo do tempo, é também descobrir novos talentos com histórias da atualidade. Contar ou escutar uma história é entrar no mundo invisível e mágico da literatura escrita e narrada, é despir a alma e permitir entrar de corpo inteiro nos movimentos do universo, que de alguma forma pode estar contribuindo para a nossa evolução em um todo. Estar disposto a contar uma história é acordar o nosso eu adormecido, é despertar para um mundo novo, onde possamos ser um elo no intercâmbio entre pessoas e lugares distantes. É ter a certeza que através de uma simples contação de história, podemos alegrar pessoas e com isso podemos estar salvando muitas vidas humanas.
A arte, em geral, ajuda os indivíduos a encontrarem seus ideais, e isso os tornam, pessoas mais felizes e realizadas, tanto na vida pessoal, espiritual e sentimental. Além de poderem viver melhor no convívio social.
Biografia: Inês Carmelita Lohn – Nasceu em Santo Amaro da Imperatriz – SC, em 08 de outubro de 1954, é filha de agricultores. Durante a infância, trabalhou na roça e não teve oportunidade de terminar os estudos regulares, mas nunca abandonou o gosto pela leitura nem tão pouco o aprendizado. Costureira profissional, em 2004 entrou para o NETI, projeto da Universidade Federal de Santa Catarina e concluiu o curso de contadores de histórias. Nesse momento, escreveu sua primeira obra, “Retalhos”, publicado em 2005. Desde então, vem escrevendo contos, poemas, crônicas, músicas, romances, pensamentos e peças de teatro. Primeiro e quarto lugar em concursos literários do NETI UFSC, em 2006 e 2007 respectivamente. Tem participações em cinco antologias e varais literários. Em 2010, lançou duas obras romances, “Flores e Cicatrizes”. E “Rafael o Grito de Alerta. A escritora e atriz desenvolve projetos ligado à leitura, cultura, arte e lazer, porque acredita na literatura como mãe de todas as artes, e como suporte para salvar muitas vidas. Entrou para a vida artística e literária aos 49 anos, e retornou aos estudos regulares aos 50 anos de idade. Formada em Monitores em Ação Gerontologia NETI UFSC. Atualmente estuda Espanhol, é membro da Associação dos cronistas, poetas e contistas Catarinenses ACPCC, do Grupo literário Letras no Jardim e da Academia Alcantarense de Letras ACALLE.
Veja suas produções literárias nos seguintes blogs:
Recanto das letras - http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=47642
Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses -
A oficina acontecerá no Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina, nos dias 08, 12, 15 e 19 de agosto de 2011.
HORÁRIO: das 19 as 21h
VALOR: R$40,00 por pessoa
Vagas limitadas
Inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - tratar com Evandro na Assessoria de Extensão, Cultura e Eventos.
Contatos da Inês:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
[48]33337404
[48]99779045
[48]84223676
ATENÇÃO: A ficha de inscrição com dados bancários para o depósito está no site da Biblioteca Pública de Santa Catarina. nesta página ou na aba da sessão DOWNLOAD.