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De 22 a 25 de abril centenas de bailarinos dos mais diversos ritmos estarão em Florianópolis para o evento Baila Floripa, que acontece entre os dias 22 e 25 de abril.

A programação conta comcursos, espetáculos, bailes, concurso de dança e jornada científica, com profissionais do Brasil e do exterior. Neste ano, representantes de cinco estados e do Distrito Federal, além de mais dois países estarão na Capital catarinense, apresentando a boa qualidade da dança de salão atual.

Como o próprio nome diz, o evento não é competitivo. Apenas se propõe a oportunizar a interação entre companhias, grupos e academias, profissionais e amadores, e a apresentação de seus trabalhos. Um encontro único de amantes desta arte que só cresce em todo mundo.

A participação foi aberta e gratuita a escolas, academias, companhias, bailarinos e grupos, profissionalizados ou não, de todo o Brasil e também do exterior, sendo que cada grupo pôde enviar até três coreografias, sem limite de componentes. A comissão organizadora recebeu a inscrição de 74 trabalhos - catorze a mais que no ano passado - de 31 grupos do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Destes, 23 tiveram trinta coreografias aprovadas, entre bolero, forró, lindy hop, merengue, milonga, salsa, samba, samba no pé, samba-rock, swing, tango, valsa e zouk.

Três profissionais da área, reconhecidas nacionalmente, foram convidadas pelos organizadores para fazer a seleção: a bailarina, professora e coreógrafa Fabiana Lopes Chaves Dias, ex-integrante da Mimulus Cia. de Dança e aluna do curso de pedagogia do movimento para o ensino da dança na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), de Belo Horizonte; a professora e coreógrafa Alba Lima, que leciona em várias instituições brasileiras e atua como jurada e instrutora em festivais de dança na América Latina; e a professora, coreógrafa e diretora Bia Mattar, curadora de vários festivais de dança no País; ambas de Florianópolis.

Os grupos escolhidos receberão ajuda de custo, que varia de acordo com o número de participantes: R$ 200,00 para duos, R$ 400,00 para conjuntos com até seisbailarinos e R$ 600,00 a partir de sete componentes. Além disso, os não residentes na Grande Florianópolis, com no máximo dez integrantes, terão direito a hospedagem na data de sua apresentação.

As vagas são limitadas e as inscrições para o nível avançado devem ser feitas pelo site www.bailafloripa.com.br até o dia 22, ou pessoalmente no Bristol Multy Castelmar Hotel & Convention Center, a partir do dia 23, até a hora de começar a aula. Para as turmas iniciantes, os interessados devem se matricular no local, a partir das 14h00 do dia 22 e das 9h00 nos demais dias. Informações: (48) 7811-6280 - 7811-6280

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, que acontece em 23 de abril, a Semana em Comemoração ao Dia Mundial do livro, no Instituto Cervantes, de Florianópolis, apresenta a exposição Dom Quixote em Quadrinhos, Tarde de Leitura Continuada, Oficina de encadernação de livros e Concurso literário.

O evento iniciou no dia 19 e termina na sexta-feira(23).

Dom Quixote, o personagem mais famoso e importante da literatura espanhola, será destaque da exposição Dom Quixote em Quadrinhos, composta por 20 telas dos desenhistas brasileiros Caco Galhardo e Bira Dantas, que serão expostas na sede do Instituto Cervantes, na rua Esteves Júnior, 280, bem no centro da capital.

Além de apreciar as obras, os visitantes poderão participar de uma mesa redonda que começa às 19h30 e debaterá a relação entre a ilustração e a literatura. A discussão será dirigida por Ildo Francisco Golfetto, sub-coordenador do curso de Design Gráfico da Faculdade Energia de Administração e Negócios e mestrando do pós em design da UFSC, e pela professora Silvania Siebert, do Curso de Comunicação Social da Unisul, que é doutoranda na IEL/UNICAMP.

A exposição Dom Quixote em Quadrinhos ficará aberta ao público até o dia 21 de maio entre as 8h30 e às 19h. Já na sexta-feira, dia 23, acontece a Tarde de Leitura Continuada, cujo objetivo é fazer com que as pessoas leiam o autor que quiserem, no idioma que preferirem, mas que leiam juntas, num mesmo ambiente. Todos os leitores receberão uma rosa vermelha seguindo a tradição catalã do Dia de São Jorge, na qual os homens presenteiam suas mulheres com rosas vermelhas, recebendo em troca um livro.

O Dia Mundial do Livro e o Dia dos Direitos do Autor, comemorados em 23 de abril, foram instituídos em uma Conferência geral da Unesco, em Paris, que coincide com o dia de morte de dois escritores que estão entre os mais geniais do mundo: Miguel de Cervantes, espanhol e autor de obras como Dom Quixote, e William Shakespeare, inglês e autor de romances como Romeu e Julieta.

A data é comemorada em diversos países do mundo de diferentes maneiras. Em Florianópolis a comemoração do Instituto Cervantes trará um pouco da tradição espanhola para o sul do Brasil com a homenagem a Miguel de Cervantes e a tradicional distribuição de rosas da região de Catalunha. Toda a comunidade está convidada a fazer parte desta programação especial.

SERVIçO

Data: de 19 a 23 de abril
O que: comemoração ao Dia Mundial do livro (exposição Dom Quixote em Quadrinhos, Tarde de Leitura Continuada, Oficina de encadernação de livros e Concurso literário)
Onde: Instituto Cervantes (Rua Esteves Júnior, 280, centro de Florianópolis)
Quem pode participar: o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A tramitação da Proposta de Emenda à Constituição que institui o Sistema Nacional de Cultura avançou um pouco mais na tarde desta quarta-feira, 14 de abril, em Brasília.

Isso porque a matéria foi aprovada na última reunião deliberativa da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, quando os parlamentares acompanharam o parecer favorável do relator, o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT/PE).

Agora, a PEC 416/2005, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), deverá ser apreciada nos Plenários das duas Casas do Legislativo, onde precisa ser aprovada em dois turnos. Em seu voto pela aprovação, com substitutivo, o relator destacou o apoio que os parlamentares receberam do Ministério da Cultura e da classe artística.

"Em todas as audiências públicas que essa Comissão realizou ficou a certeza da necessidade de aprovação do SNC. O Estado não produz cultura, mas é preciso assegurar sua produção pelas pessoas. O Sistema Nacional de Cultura federaliza, sistematiza e potencializa o repasse de recursos para a cultura", disse o deputado pernambucano.

Ele ainda ressaltou que a aprovação da PEC 416/2005 está intimamente ligada a aprovação de outra proposta, a PEC 150/2003, pois para o SNC cumprir seu papel é preciso o aumento dos recursos para a Cultura.

"E não é só isso. A PEC 150 determina que União, estados e municípios tenham um patamar mínimo de investimento e para tantos essas entidades federativas necessitam criar conselhos, é aí que ocorre o enlaçamento das duas matérias e a necessidade de que se aprove as duas. Uma depende da outra."

O presidente da Comissão Especial, deputado Maurício Rands (PT/PE), ao concluir os trabalhos, agradeceu a todos que participaram das diversas etapas do processo de debates para a construção do SNC. Também conclamou aos parlamentares e demais presentes a estarem articulados e mobilizados para que a PEC 416/2005 seja incluída na pauta da Ordem do Dia para votação ainda neste semestre.

Visão do MinC

A criação de um marco regulatório para o setor foi a principal deliberação da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília. "A aprovação do texto da PEC é mais um passo nessa direção e atende uma demanda da sociedade brasileira. Cultura precisa de leis e de recursos", destaca a secretária de Articulação do MinC, Silvana Meireles, também coordenadora da II CNC.

Para o coordenador de Relações Federativas e Sociedade da SAI/MinC e coordenador do SNC, João Roberto Peixe, a aprovação da PEC é um passo fundamental para a institucionalização da gestão da cultura. A expectativa, segundo ele, é que o Congresso Nacional continue sensível à pauta da cultura, agilizando a tramitação da proposta.

"A implantação do Sistema Nacional de Cultura consolidará um novo modelo de gestão para o setor, compreendendo a cultura como política pública de Estado democrática e permanente."

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural(SID/MinC) abrirá inscrições para os Editais dos Prêmios Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez, Culturas Ciganas 2010, Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso, e Prêmio Arte e Cultura Inclusivas 2010- Edição Albertina Brasil - "Nada sobre Nós Sem Nós".

Os Editais deverão ser publicados no Diário Oficial União de sexta-feira, dia 16 de abril.

Os quatro prêmios, que têm como objetivo dar continuidade às ações do Ministério da Cultura, por meio da SID, para a promoção e proteção da diversidade cultural do país, somam um total de R$ 3.230.000,00 em investimentos, beneficiando 235 iniciativas dos quatro segmentos. As inscrições, para os quatro concursos, poderão ser feitas pelos Correios, por áudio ou vídeo, e pela internet pelo sítio www.cultura.gov.br/diversidade.

Dos quatro concursos, voltados para segmentos diferenciados da cultura brasileira, os Prêmios Cultura Hip Hop 2010 e Arte e Cultura Inclusivas 2010 estão sendo lançados pela primeira vez pela SID. O Edital Cultura Hip Hop premiará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). Esta edição presta uma homenagem póstuma ao rapper, compositor e líder do movimento, Preto Ghóez. O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e será realizado em parceria com a Secretaria da Cidadania Cultural (SCC/MinC), o Instituto Empreender e a Ação Educativa. Visite o sítio do Prêmio Cultura Hip Hop em www.premiohiphop.org.br .

O Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2010, que homenageia a professora e humanista Albertina Brasil, contemplará iniciativas culturais realizadas por pessoas com deficiência ou por grupos artísticos que tenham, em sua composição, pelo menos uma pessoa com deficiência. Serão premiadas também iniciativas de pessoas com ou sem deficiência que desenvolvam produtos, ações ou espaços culturais com acessibilidade. Serão 30 iniciativas, contempladas com o valor de R$ 12.500,00 para cada uma, distribuídas nas categorias de teatro, dança, música, literatura, artes visuais e outras formas de expressão artística.

O Edital conta com a parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Presidência da República (PR), por meio da Secretaria Especial dos Diretos Humanos (SEDH) e da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, e tem recursos da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O Prêmio Culturas Ciganas 2010 está em sua segunda edição e premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas e contribuam para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil. Cada iniciativa premiada receberá o valor de R$ 10 mil.

O Edital Culturas Ciganas 2010 será realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); com a Presidência da República, por meio da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial (SEPPIR) e da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH); e com a Pastoral dos Nômades do Brasil.

O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 está em sua segunda edição e renderá homenagem a cantora e compositora Inezita Barroso. O concurso premiará iniciativas culturais apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. Serão premiadas também iniciativas de pessoas não idosas que desenvolvam ações e produtos culturais destinados a esse público alvo. Serão 40 iniciativas contempladas com o valor de R$ 20.000,00 para cada uma, nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística.

O Edital será realizado pela SID e pelo Instituto Empreender, com recursos da Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Mais informações e/ou esclarecimentos podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 2024-2379.

A Orquestra Filarmonia Santa Catarina dá continuidade à Temporada 2010 com o Programa II "Música Intensa", no dia 21 de abril, quarta-feira, às 21h, no Teatro álvaro de Carvalho. No programa, peças de Johann Sebastian Bach e Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Regência do Maestro Gustavo Lange Fontes. Solistas de violino: João Eduardo Titton e Luiz Fernando São Thiago.

Programa II "Música Intensa"

Johann Sebastian Bach (1685-1750)Concerto Brandenburguês nº3 em Sol Maior
I
- Allegro moderato - Adagio
II - Allegro


Concerto para Dois Violinos e Orquestra em ré menorI - Vivace
II - Largo ma non tanto
III - Allegro

Intervalo

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)Serenata em Dó para Cordas op.48I - Peça Em Forma de Sonatina
II - Valsa
III - Elegia
IV - Finale (Tema Russo)

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Serviço:

O que: Orquestra Filarmonia Santa Catarina - Programa II: Música Intensa

Quando: 21/04/10, quarta-feira, 21h

Onde: Teatro álvaro de Carvalho (Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro)

Quanto: R$20 e R$10 (meia) - ingressos à venda na bilheteria do Teatro

Informações: www.orquestrafilarmonia.art.br e 3028-8070 (TAC)

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Sobre o Programa:

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

* Concerto Brandenburguês nº3 em Sol Maior

A maioria absoluta dos concertos foi escrita para um instrumento solista, alguns para dois (concertos duplos), e ainda mais raramente para três (concertos triplos). O concerto desta noite foi escrito para nada menos que nove instrumentos solistas: 3 violinos, 3 violas e 3 violoncelos. O contrabaixo e o cravo se juntam aos outros formando o chamado contínuo, grupo que, além de participar ao intrincado jogo contrapontístico, confere base harmônica e rítmica "continuamente" à música.

Assim, de grande interesse é que se atente ao modo como a voz principal vai passando de um instrumento ao outro, e às peculiaridades que cada instrumentista impõe a um mesmo material musical, renovando-o e depositando-lhe mais e mais energia.

O Allegro inicial é baseado em espirituosas figuras rítmicas associáveis ao júbilo e à alegria, e, após um curtíssimo Adagio, constituído unicamente de uma singela e expressiva cadência frígia, ondas e avalanches de notas revelam-nos a exuberante e imperiosa força da natureza em um virtuosístico Allegro finale.

Johann Sebastian Bach (1685-1750), Concerto para Dois Violinos e Orquestra em ré menor

Neste concerto duplo, podemos observar de maneira mais aprofundada e sutil como os dois violinos solistas complementam-se, contrastam-se e imitam-se, e, por sua vez, relacionam-se com os "tutti" orquestrais (intervenções em que a orquestra assume a função principal). Não é fascinante que dois diferentes músicos e seus dois diferentes violinos nunca produzam exatamente a mesma música, ainda que executem de fato a mesma música?

No primeiro movimento observamos sobriedade e ordem com suas estruturas em fugato. No segundo, o único em modo maior, os violinos solistas "molto cantabile" flutuam por sobre o "basso ostinato", que é quando os baixos "obstinadamente" mantêm a mesma figura rítmica por todo o movimento, trazendo-nos a "melancolia feliz" dos ariosos bachianos. O terceiro movimento, em compasso ternário, é decidido e virtuosístico, suscitando-nos o afeto da ira.

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) Serenata em Dó para Cordas op.48

Este compositor russo tornou-se conhecido do grande público, sobretudo, por seus balés clássicos, como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes, e seu 1º Concerto para Piano e Orquestra. Entretanto, sua música não é somente configurada por delicadas danças características e pela dramaticidade de inspiradas melodias, mas também por sua convincente estruturação formal e harmônica. Exemplo contundente disto dão-nos suas 3 últimas célebres sinfonias (4, 5 e 6 "Sinfonia Patética").

Esta noite, ouviremos sua Serenata para Cordas. As serenatas eram originalmente canções calmas ou "serenas", destinadas à execução à rua, ao cair da tarde, em honra da mulher amada. Todavia, com o passar dos tempos, o gênero foi assumindo diferentes conotações. No sentido em que o emprega Tchaikovsky, serenata é um gênero musical para formações instrumentais de médio porte, em vários movimentos, e situado musicalmente entre a complexidade de uma sinfonia e a simplicidade de um divertimento. Intensidade e estrutura, dança e leveza, tundra e onirismo, e, finalmente, pátria e apoteose, talvez estes substantivos definam, respectivamente, cada um de seus 4 movimentos.

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Gustavo Lange Fontes - Regente e Diretor Artístico

Gustavo Fontes iniciou seus estudos em contrabaixo no projeto para formação de músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Prosseguiu seus estudos sob a orientação dos professores Henrique Autran Dourado (USP, bacharelado), Christoph Schmidt (Frankfurt, Exame de Solista como bolsista da Fundação VITAE) e Veit-Peter Schüßler (Colônia, Exame de Orquestra). Sua experiência orquestral abrange passagens por diversas instituições no exterior, como as Orquestras Sinfônica da Rádio de Colônia, Filarmônica de Hamburgo, Filarmônica de Stuttgart, Sinfônica do Baixo-Reno (Solo) e Orquestra de Câmara de Hannover (Solo). No Brasil, participou da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Experimental de Repertório. Desde seus primeiros anos universitários o contrabaixista tem se dedicado à literatura solo para o contrabaixo, especialmente à divulgação e produção de música contemporânea. è atualmente Regente e Diretor Musical da Orquestra Filarmonia Santa Catarina.

João Eduardo Titton - Solista de violino

Mestre pela University of Cincinnati (EUA), Titton atuou como spalla e solista em projetos da Orquestra de Câmara de Curitiba e da Camerata Florianóplis, bem como participou dos conjuntos Quarteto Brasilis, Quinteto de Cordas de Curitiba, Quarteto de Cordas UDESC e Duo Titton/Zamith. Atualmente é professor e coordenador do Departamento de Música do Centro de Artes, o Programa UDESC Musical e o projeto Orquestra UDESC.

Luiz Fernando São Thiago - Solista de violino

Natural de Florianópolis, iniciou seus estudos de música e violino na Escola de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde estudou com Luís Soler Realp. Graduou-se Bacharel em violino nesta mesma instituição, na classe do professor João Eduardo Titton.
Exerce intensa atividade como professor de violino no Estado, sendo responsável pela formação de diversos núcleos de ensino de instrumentos de cordas. Foi integrante de várias orquestras e conjuntos de câmara em Santa Catarina, com destaque para o duo com o pianista Guilherme Amaral com o qual foi vencedor do XXIII Concurso Latino-Americano Rosa Mística, na categoria Música de Câmara.
é um dos Diretores e Fundadores da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, onde atualmente ocupa o cargo de spalla dos segundos violinos.

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