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Em virtude do adiamento do 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), as inscrições para o envio de trabalhos a serem apresentados durante o evento foram reabertas e vão até 15 de julho. O Fórum, que estava previsto para ocorrer em julho de 2012, no Rio de Janeiro, será realizado ainda neste ano, em data a ser redefinida.

Os trabalhos submetidos devem ser pertinentes ao tema do encontro em 2012 – 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. Os interessados devem optar por uma das modalidades de trabalho para a Comunicação Coordenada: apresentação oral ou pôster.

Serão selecionados 24 trabalhos para a primeira modalidade e 40 para a segunda. A divulgação dos trabalhos selecionados pode ser consultada a partir do dia 20 de agosto, na página do Ibram. As inscrições efetuadas até 24 de maio continuam válidas. Caso haja necessidade de retificar o trabalho encaminhado ou cancelar a inscrição, o candidato deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Fórum Nacional de Museus tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Constitui-se como um espaço de intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, academias, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.

Tomaram posse na tarde desta terça-feira (29/*05) os novos membros do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), vinculado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A cerimônia, aberta ao público, foi realizada no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Atendendo à nova legislação que ampara o SEM/SC (Decreto 599/2011), 19 representações compõem o Comitê. Destes, nove são eleitos/indicados pelo setor museológico catarinense, durante as edições do Fórum Estadual de Museus, para um mandato de dois anos. As outras representações são indicadas pelos dirigentes das referidas instituições e pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Ainda segundo a legislação, o Comitê Gestor tem por finalidade sugerir diretrizes e ações para a área museológica, bem como apoiar e acompanhar o desenvolvimento do setor museológico no Estado. Isso inclui a normatização de técnicas, recomendação de ações das políticas públicas e outros debates pertinentes para a área museológica de Santa Catarina.

Durante a manhã desta terça-feira, os representantes participaram da primeira reunião interna do novo Comitê Gestor, também no Cinema do CIC. No encontro, os novos representantes foram apresentados e receberam informações acerca das questões relacionadas ao campo museal no Estado e no país.

Sobre o SEM/SC

O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) é um setor subordinado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que visa a sistematizar e implementar políticas públicas aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.

Atualmente, dos 200 museus mapeados em Santa Catarina, 161 estão cadastrados junto ao SEM/SC, em 82 municípios do Estado.

Conheça os novos membros do Comitê Gestor do SEM/SC:

1. Como membro nato, o coordenador do SEM/SC
Titular: Maurício Rafael

2. Como membros indicados, um representante dos seguintes órgãos do Poder Público:

2.1. Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL);
Titular: Edina de Marco
Suplente: Suzana Bianchini Simon


2.2. Secretaria de Estado da Educação (SED);
Titular: Raquel Terezinha Todeschini
Suplente: Sandra Araújo Figueiredo

2.3. Secretaria de Estado do Planejamento (SPG);
Titular: Ciena Maria Troian
Suplente: Viviani Cristina Zatariano

2.4. Fundação Catarinense de Cultura (FCC);
Titular: Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Suplente: Cristiane Pedrini Ugolini

2.5. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc);
Titular: Maria Zilene Cardoso
Suplente: Mônica Cristina Corrêa

2.6. Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
Titular: Lilian Mendonça
Suplente: Maria de Fátima Bresola

2.7. Santa Catarina Turismo S.A. (Santur);
Titular: Waldir Rubens Walendowsky
Suplente: Eduardo Simon

2.8. Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc);
Titular: Maria Margarete Waterkemper
Suplente: Eneléo Alcides da Silva

2.9. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri);
Titular: Anderson Luiz Rodrigues

3. Como representantes da sociedade civil organizada, nove membros conforme o seguinte:

3.1. Um indicado por entidade com abrangência estadual representativa da classe museológica;
Titular: Marco Antônio Figueiredo Ballester Jr (Corem 5ª Região PR/SC)
Suplente: Ana Lúcia Bérgamo (Corem 5ª Região PR/SC)

3.2 . Um eleito por escolas e universidades, oficialmente reconhecidas pelo MEC ou pela SED, que mantenham cursos relativos ao campo museológico no Estado, escolhido dentre seus pares;
Titular: Rosani Hobold Duarte (Centro Universitário Barriga Verde - Unibave)
Suplente: Celso de Oliveira Souza (Centro Universitário Barriga Verde - Unibave)

3.3. Sete eleitos, escolhidos dentre seus pares, por instituições museológicas das regiões;

3.3.1. Região Museológica Oeste Catarinense
Titular: Denise Argenta (Centro de Memórias do Oeste de Santa Catarina- Ceom)
Suplente: Oracílio Costella (Museu de História e Arte de Chapecó)

3.3.2. Região Museológica Meio-Oeste Catarinense
Titular: Caroline Martello (Museu do Vinho Mário de Pellegrin)

3.3.3. Região Museológica da Serra Catarinense
Titular: Carla Juliane de Souza Vijagran (Museu Histórico Thiago de Castro)

3.3.4. Região Museológica Sul Catarinense
Titular: Marcelo Feldhaus (Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Suplente: Jaqueline Posser Gallina (Museu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)

3.3.5. Região Museológica da Grande Florianópolis
Titular: Rafael Muniz de Moura (Museu Victor Meirelles)
Suplente: Cristina Castellano (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina)

3.3.6. Região Museológica do Vale do Itajaí
Titular: Valda de Oliveira Fagundes (Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes)

3.3.7 Região Museológica Norte Catarinense
Titular: Ingrid Muniz de Lima Diniz (Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou nesta quarta-feira (23/05), os nomes dos selecionados na fase final do edital Agentes de Leitura do Programa Mais Cultura (edital de seleção pública nº. 012/2011, de 05 de setembro de 2011), um convênio entre os governos estadual, por meio da FCC, e federal, pelo Ministério da Cultura. Os selecionados são jovens e adultos, com idades entre 18 e 29 anos, que tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio. Eles receberão bolsas de complementação de renda, a fim de atuarem como agentes de leituras em municípios do interior de Santa Catarina, colaborando com o desenvolvimento humano por meio do acesso aos bens e serviços culturais.

Os candidatos classificados serão convocados para, no prazo máximo de 10 dias úteis, validarem os documentos necessários para a assinatura de termo de cooperação técnica-financeira, de acordo com o disposto no edital. Caso o candidato finalista formalmente convocado não compareça no prazo fixado, a FCC procederá à convocação do próximo candidato, observada a ordem classificatória,
concedendo-se o mesmo prazo para a apresentação da documentação.

Depois desta etapa, os selecionados passarão por uma formação dividida em etapa presencial - por meio de oficinas a serem realizadas em local e data divulgados oportunamente -, e plataforma de
Educação a Distância (EaD), via Internet. O tempo de duração do projeto é estimado em 12 meses.

Para mais informações a respeito do edital Agentes de Leitura, entre em contato pelo telefone (48) 3953-2302 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os selecionados:

ANITáPOLIS

Patrícia Bepler Broering
Patrícia da Silva Soares

BALNEáRIO GAIVOTA

Amanda Perreira dos Santos
Matheus Correa Soares
Ramoni da Rosa Pereira
Samantha Maciel de Quadros

CAPãO ALTO

Aline Tarie Borges Martins Melo
Gisele de Moraes
Kelly Salmai Antunes
Lidiane Aparecida dos Santos Freitas
Nayllin Muniz Ribeiro

CERRO NEGRO

Débora Agnes Arruda Barbosa
Fernanda Caroline Oliveira Gobetti
Ketri Aparecida Ribeiro
Luana oliveira de Liz
Railson Wolff Pucci
Suéle Barros Mendes

DIONíSIO CERQUEIRA

Bianca Pacheco Schmidt
Daniela Lamb
Fernanda Cristina Reichert
Geovane Ruschel
Josiane Bolico da Silva
Luciana Moreira da Silva
Vanusa Poleselo

ENTRE RIOS

Franciele Bonoro
Ridiele Roque

MONTE CARLO

Alessandra Ventz
Giselli Rodrigues

MONTE CASTELO

Damiris Martins
Edicleia Wengue
Marcos Antonio Ribeiro da Cruz
Priscila Marin
Taiane Margoti
Teresa Aparecida Nunes

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), oferece a oficina gratuita de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Culturais. A capacitação será realizada nos dias 23 e 24 de maio de 2012, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min, no auditório da AMFRI, em Itajaí.

O objetivo do curso é oferecer aos trabalhadores da cultura (gestores e produtores) instrumentos para elaborar projetos para a área, desde a idealização ao desenvolvimento e descrição teórica, até a gestão. A oficina será ministrada pela técnica em Gestão Cultural da FCC, Maria Teresa Lira Collares.

A capacitação conta com apoio da Associação de Municípios de Santa Catarina e da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).

Programação do curso:

Dia 23/05/2012 (quarta-feira):
8h30min às 12h - Projeto e Fomento: conceitos básicos
13h30min às 17h30min - O passo a passo: elementos para a elaboração de projetos
A importância do planejamento e da metodologia

Dia 24/05/2012 (quinta-feira):
8h30min às 12h - A política de editais: exemplos
13h30min às 17h30min - Fontes de financiamento e captação de recursos

Serviço:
O que: Oficina de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Culturais
Quando: 23 e 24/05/2012, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min
Onde: Auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) - Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655 - São Vicente - Itajaí
Inscrições: gratuitas pelo site www.egem.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Avaliação de Bibliotecas: princípios de gestão, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC) em parceria com a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). A capacitação ocorrerá no dia 29 de maio de 2012, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na BPSC. Interessados devem enviar a ficha de inscrição disponível no link ao lado desta matéria para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 23 de maio.

A oficina, voltada a gerentes, dirigentes e bibliotecários, será ministrada pela bibliotecária Giselle Freitas. O objetivo da capacitação é identificar, conhecer e solucionar questões que dificultam a divulgação, utilização e valorização da biblioteca junto à comunidade. é pré-requisito que os participantes da oficina tenham 2º grau completo.

Serviço:

O quê: Oficina de Avaliação de Bibliotecas: princípios da gestão
Quando: 29/05/2012, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública de Santa Catarina (Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis - SC)
Inscrições: enviar o formulário disponível para download no link ao lado, até 23 de maio de 2012, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carga horária: 8 horas
Vagas: 40

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Ficha de inscrição Oficina de Avaliação de Bibliotecas: princípios de gestão