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Buscando preservar a cultural regional, o Museu da Família Colonial, localizado em Blumenau, promoverá de 26 a 28 de março a ação educativa "A procura do ninho". Tal costume chegou ao Vale do Itajaí com os imigrantes no período colonial.

A atividade educativa, em que os grupos de alunos procuram os ovos escondidos, mantém vivos os costumes dos imigrantes, preservando e valorizando a cultura da cidade. O programa é destinado a alunos do 4º e 5º ano. Escolas interessadas em participar podem buscar mais informações e fazer o agendamento pelo telefone (48) 3381-7516

Fonte: Museu da Família Colonial

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), recebe as primeiras exposições montadas no espaço em 2013. Para abrir o calendário deste que é um dos principais museus de arte do país, foram preparadas duas exposições: a artista plástica Clara Fernandes apresenta Cartas ao Mar; e o projeto Bozano Arte e Natureza traz ao espaço a mostra Eco Art. As exposições seguem abertas à visitação gratuita até 31 de março.

Além das exposições, a mostra de longa duração MASC: tempo, espaço e arte traz sete obras do acervo do Museu para mais perto do público: Cais (pintura de Mário Zanini); Flores (pintura de Rubem Cassa); Costumes pernambucanos (pintura de Lúcia Suané); Mulheres Y (pintura de Luiz Carlos da Silva – Luiz Si); Cicatrizes (obra de Paulo Gaiad); além de suas obras sem título de Vera Sabino e Cristina Padão Gosling.

Cartas ao Mar

A exposição apresenta o acervo de obras criadas através de uma ficção. Protagonizada por um navegador naufragado há centenas de anos, este ser imaginário trafega no tempo e no espaço e alimenta seus contos por meio de cartas e sonhos, trazendo personagens mitológicos que contracenam no fluxo da cidade atual.

Explora o caos, no seu sentido mais primordial, o espaço que existe entre o etéreo e o terreno. Com tramas em metal e linho, Cartas ao Mar, da artista Clara Fernandes, nos faz penetrar num universo atemporal onde podemos nos reconhecer como navegantes do tempo e da memória.

A despeito de toda fantasia ou mitologia envolvida, essa produção encontra ressonância e identificação com os habitantes da Ilha de Santa Catarina, principalmente com os pensadores, artistas, escritores e pesquisadores que demandam uma itinerância para poder refletir suas criações e as diferenças fundamentais da vida cotidiana em relação ao mundo atual.

São 72 obras (tramas em metal, linho, vidro ou materiais orgânicos) a maioria produzida entre 2010 e 2012, período que marca o encontro do Navegador com Amorphobia, um ente feminino que amplia o acervo de seus objetos, criados entre 2000 e 2007. A abertura da exposição terá bate-papo com a artista e apresentação do vídeo arte Amorphobia, com direção geral de Mauricio Muniz, realizado através do enredo e das obras geradas por essa ficção.

Eco Art

Por ocasião da RIO 92 – II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – a exposição Eco Art foi organizada pelo Banco Bozano Simonsen. Realizada no Rio de Janeiro, a exposição reuniu 120 artistas das Américas e resultou na publicação de um grande catálogo, na formação de um acervo e na edição de um álbum de 25 gravuras, a partir destas pinturas. São serigrafias assinadas e numeradas, de artistas contemporâneos representativos.

Este conjunto de serigrafias é objeto de um material didático, intitulado Projeto Bozano Arte e Natureza, preparado pelo Instituto Arte na Escola / Fundação Iochpe, com um roteiro de discussão de cada peça sob o ponto de vista da linguagem visual e sua relação transversal com a ecologia.

O projeto educativo inclui a doação de um conjunto destas 25 gravuras da Eco Art a museus de todo o Brasil, e o Museu de Arte de Santa Catarina foi um dos selecionados. Entre os artistas participantes estão Antônio Henrique Amaral (Brasil), Arcângelo Ianelli (Brasil), Arnaldo Roche-Rabell (Porto Rico), Beatriz Milhazes (Brasil), Carlos Vergara (Brasil), Daniel Senise (Brasil), David Manzur (Colômbia), Fernando Szyszlo (Peru), Flávio Shiró (Japão), Geoff Rees (Canadá), Gonçalo Ivo (Brasil), Jorge Tacla (Chile), Kenneth Kemble (Argentina), Laura Anderson (México), Miguel Angel Rojas (Colômbia), Miguel Castro Leñero (México), Miguel Von Dangel (Alemanha), Nelson Ramos (Uruguai), Rafael Soriano (Colômbia), Reynaldo Fonseca (Brasil), Robert Goodnough (Estados Unidos), Santiago Cardenas (Colômbia), Siron Franco(Brasil), Tomie Ohtake (Japão), Victor Hugo Irazabal (Venezuela).

Serviço:
O quê: Exposições Cartas ao Mar (Clara Fernandes) e Eco Art (Projeto Bozano Arte e Natureza)
Abertura: 6 de março de 2013, às 19h30min
Visitação: de 7 a 31 de março de 2013. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC
Informações: (48) 3953-2319/3953-2324
(Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência)
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O período de inscrições na 11ª Semana Nacional de Museus foi prorrogado novamente. O prazo final é 07 de março. Museus e entidades culturais interessados em participar devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 13 e 19 de maio de 2013.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. Museus e entidades culturais interessados em participar da 11ª Semana de Museus devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 13 e 19 de maio de 2013, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre Museus (memória + criatividade) = mudança social. A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana e produzir e distribuir o Guia da Programação.

Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, é preciso inserir as ações que a instituição inscrita irá realizar, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A participação do museu somente será efetivada com a inscrição de uma ou mais atividades.

Os telefones para contato são (61) 3521 4122 e 3521 4135. A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode ligar ou mandar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Informações do Ibram

Em novembro do ano passado, os representantes governamentais dos países do Mercosur aprovaram por unanimidade criar um programa para o fortalecimento e a coordenação em matéria de políticas públicas para os museus da região.

A iniciativa, acordada previamente pela Argentina, pelo Uruguai e pelo Brasil, foi apresentada por este último país no fechamento do seu exercício à frente da Presidência Pro Tempore do Mercosur. Sob a atual presidência do Uruguai, assumida no dia 7 de dezembro de 2012, foi convocado para os dias 18, 19 e 20 de março de 2013 um grupo de trabalho intergovernamental para avançar na proposta.

A reunião terá lugar em Montevidéu com a presença dos atuais membros plenos do Mercosur: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela; e dos seus membros associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

O objetivo de MercoMuseos

O Programa terá como objetivo, no marco da articulação política do setor cultural dos países do Mercosur, fortalecer o papel dos museus como instituições centrais para a promoção de políticas para a cultura e a memória, promover redes para a difusão e o intercâmbio de conhecimentos, de boas práticas e de profissionais, ou realizar projetos específicos para a proteção e a promoção do patrimônio museológico no Mercosur.

Saiba mais: http://www.ibermuseus.org/noticias/mercomuseus/

O ano de 2012 gerou resultados positivos para o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), mantido pela Unochapecó. As mais de 30 exposições temáticas, além das diversas ações culturais, como palestras e oficinas, organizadas pelo Ceom/Unochapecó no ano passado resultaram em mais de 45 mil pessoas beneficiadas em diversos municípios catarinenses. O número de visitantes na sede do Ceom também cresceu 30%, em relação a 2011. Parcerias firmadas com mais de 30 instituições contribuíram para que cerca de 20 municípios fossem contemplados com atividades culturais em 2012.

Os bons resultados se devem especialmente ao trabalho em parceria com instituições de vários municípios. A responsável pelo Programa de Difusão Cultural e Museológica do Ceom/Unochapecó, Denise Argenta, afirma que várias organizações culturais e museológicas das regiões Oeste e Meio Oeste Catarinense e a Fundação Catarinense de Cultura têm desenvolvido ações conjuntas no intuito de qualificar e ampliar a oferta de bens e serviços culturais.

Uma forma de sistematizar essas ações, a partir do Ceom/Unochapecó, é o Programa Museu Andante de Intercâmbio de Exposições, implantado em 2009. “As ações de intercâmbio de exposições, serviços e conhecimentos entre os museus da região já existem há bastante tempo: a própria existência do Ceom/Unochapecó veio dessa necessidade da região articular-se culturalmente a fim de alcançar mais e melhores espaços. A diferença é que agora, com o Programa Museu Andante, há uma sistematização das ações visando a continuidade e a expansão do trabalho”, destaca Denise.

A primeira exposição desenvolvida de modo colaborativo, entre instituições museológicas, foi realizada em 2010. A parceria se deu entre o Ceom/Unochapecó, o Museu Histórico de Pinhalzinho, a Fundação Cultural de Concórdia e o Museu Comunitário de Ipumirim. Juntas, as instituições realizaram a pesquisa que deu origem à exposição itinerante “Amor à moda antiga”, que já circulou por mais de 20 municípios diferentes. O trabalho vai além da produção de exposições compartilhadas e procura dar visibilidade às produções de cada museu, promovendo sua circulação pelo Estado, com ênfase nas regiões Oeste e Meio Oeste Catarinense. “A cada ano, mais instituições somam-se ao projeto, contribuindo para ampliar ainda mais o catálogo de exposições disponíveis para exibição nos museus da região e para a otimização da visitação que, com os esforços somados, tem crescido significativamente”, assinala Denise.

Perspectivas

“As atividades realizadas pela instituição são extremamente significativas para a comunidade regional e, por isso mesmo, há esse retorno expresso nos números de público, somados nos diferentes municípios e ações dos quais o Ceom/Unochapecó e seus parceiros participaram”, pondera Denise Argenta, para quem trata-se de um número que é uma conquista de todos os museus envolvidos.

Para 2013, alguns dos objetivos do Ceom/Unochapecó são de ampliar a visitação no espaço sede do centro, com a abertura de uma exposição de longa duração temática e a oferta de oficinas especiais para professores. Manter o vínculo com os museus parceiros, buscar novas parcerias e projetos conjuntos, além de contar com apoios, são outras intenções do Ceom/Unochapecó para este ano.

Fonte: Ceom/Unochapecó