Entre os dias 20 de agosto e 26 de novembro, o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa sediará o curso de Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural: Desafios Contemporâneos. O evento é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Programa Santa Afro Catarina, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que administra o Museu.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do programa Santa Afro Catarina, com vagas limitadas. O público-alvo do curso são professores da educação básica; alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em História, Pedagogia, Museologia, Artes, Ciências Sociais, Geografia e áreas afins; profissionais das áreas de museus, arquivos e demais instituições culturais.
Confira o cronograma das aulas no cartaz disponível para download abaixo
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Cartaz e cronograma curso de Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural
O Museu de Ecologia Fritz Müller, em Blumenau, foi reaberto à visitação nesta terça-feira, dia 5 de agosto. Nos últimos dias a casa histórica que abrigou o naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller passou por melhorias. Todos os móveis, telhado, forro, pisos, entre outros, foram desinsetizados visando manter o local conservado. Situado na rua Itajaí, 2195, no bairro Vorstadt, o Museu contém mais de 4 mil itens educacionais e recebe visitas diárias de alunos e turistas da região.
Fundado em 1936, o local é administrado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). A apreciação aos animais taxidermizados, fósseis, ossos, minerais, pertences de Fritz Müller e ao acervo bibliográfico é feita de forma gratuita. Em dias de semana o Museu atende das 7h30 às 17h30. Nos sábados, domingos e feriados o atendimento é realizado das 10h às 16h. Mais informações através do telefone (47) 3222-3189.
Fonte: Prefeitura de Blumenau
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou, no último dia 31 de julho, dois editais públicos do programa Conexão Cultura Brasil voltados para internacionalização cultural do país. A meta é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios. Os editais foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Para a ministra, os dois programas contribuirão na qualificação de profissionais nas artes e no empreendedorismo cultural. "No mundo moderno, as pessoas não querem só fazer advocacia e medicina. A economia criativa é o forte do século XXI. É uma excelente oportunidade para eles terem uma experiência".
Um dos editais, o Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, abre a oportunidade para cerca 400 pessoas fazerem cursos no Brasil e no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas seguintes áreas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural. O edital também permite a participação em eventos e atividades promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O programa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.
Para participar, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino e ser pré-aprovado por ela. As instituições que já manifestaram interesse em receber os brasileiros são o Instituto Europeu de Design, a Federculture da Itália, a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre, o The Globe Theatre, a BBC Scottish Symphony, o Science Museum e o Festival de Edimburgo.
O próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura o documento da instituição estrangeira (carta-convite). Uma comissão com integrantes do ministério e de entidades vinculadas irá selecionar os agraciados pelo edital. As inscrições para os dois editais serão feitas no SALICWEB.
As dúvidas dos interessados poderão ser esclarecidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A contrapartida dos selecionados é, ao voltar para o Brasil, multiplicar o conhecimento adquirido, ou seja, apresentar o que foi desenvolvido no exterior, um espetáculo teatral ou uma oficina de cenografia, por exemplo.
O ministério irá financiar as passagens, as diárias dos brasileiros e os deslocamentos. O edital pode ser acessado no endereço do DOU.
O segundo edital, Conexão Cultura Negócios, conta com o orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e objetiva levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional. "Há o reconhecimento deste ministério de que a Cultura gera negócios. A economia criativa é um eixo poderoso para o desenvolvimento econômico, por isso, o apoio à ida de delegações de produtores e empreendedores culturais para grandes eventos de negócios e aos cursos na área cultural", avaliou o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho.
Os eventos são o Festival de Música Womex 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha (de 22 a 26 de outubro); o Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil, no Chile (de 3 a 18 de janeiro de 2015) e a Feira de Arte Contemporânea ARCO Madrid (25 de fevereiro a 1º de março de 2015). O texto integral do edital pode ser acessado no endereço no DOU.
:: Mais informações no site do MinC
Fonte: Ministério da Cultura
Fonte: Informativo Rede Marketing Cultural- 30/07/2014
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou no último dia 1º de agosto, no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa Nº 01 de 31 de julho de 2014 que regulamenta os artigos 11 e 12 do Decreto nº 8.124, de 17 de outubro de 2013, que institui o Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM). O INBCM é um instrumento de inserção periódica de dados sobre os bens culturais musealizados que integram os acervos museológico, bibliográfico e arquivístico dos museus brasileiros, para fins de identificação, acautelamento e preservação, previstos na Política Nacional de Museus.
O Ibram coordenará e manterá atualizado o INBCM, sendo os museus responsáveis pelo conteúdo e envio dos dados sobre os seus bens culturais musealizados. As informações ao INBCM deverão ser anualmente enviadas ao Departamento de Processos Museais (DPMUS).
Etapas - A implementação do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados será feita em três etapas: definição dos elementos de descrição que irão compor as informações sobre os bens culturais musealizados que deverão ser declarados no INBCM; publicação das recomendações técnicas para o preenchimento dos elementos de descrição sobre os bens culturais musealizados; e publicação das recomendações para envio e consulta das informações do INBCM ao Ibram.
“A resolução abre o processo de implementação desse instrumento de grande importância para o campo museológico. É um passo positivo a caminho da inventariação de todos os bens já musealizados no País, uma grande conquista do nosso campo”, afirmou o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo.
Uma nova resolução, a ser publicada em breve, irá tratar dos parâmetros mínimos para o repasse de informações sobre os bens culturais musealizados ao Ibram. Os parâmetros entrarão em vigor apenas após o lançamento, pelo Ibram, dos manuais pertinentes.
Fonte: Ibram