FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Em virtude do aniversário de Florianópolis, no dia 23 de março, a equipe do Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, contribuirá com o calendário de eventos da cidade com discussões que pretendem fomentar o diálogo e o fortalecimento da temática das relações sociais na capital do Estado. Na programação, estão previstas a mesa redonda "Escola x Cidadania x Cidade" e o evento Conversas no Museu, com o tema "Florianópolis: olhares sobre a cidade", respectivamente nos dias 19 e 20 de março, no auditório do Museu, com entrada gratuita.

Confira a programação:

Dia 19/03 (quarta-feira)
14h: Mesa Redonda “Escola x Cidadania x Cidade"
Participantes:
Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (secretário municipal de Educação de Florianópolis);
Nara Regina Lange Livramento (coordenadora do projeto Câmara de Vereadores Mirins da Câmara Municipal de Vereadores);
Raquel Terezinha Todeschini (representante da Secretaria Estadual de Educação);
Um representante da Escola do Legislativo.
Mediação: Alfredo Balduino Santos (coordenador de extensão da Udesc).

Dia 20/03 (quinta-feira)
14h: Conversas no Museu “Florianópolis: olhares sobre a cidade”.
Participantes:
Sandra Regina Born, com o tema “Falas na cidade de Florianópolis: Relações de poder e formação de redes sociais (1945-1964)". Sandra é funcionária da Secretaria de Estado da Educação, coordena línguas estrangeiras Alemão na Diretoria de Educação Básica e Profissional. Graduada em História. Mestre em Educação, Sociedade e Cultura (Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc).
Maria da Graças Maria, com o tema “Imagens invisíveis de Áfricas presentes” (sobre as experiências cotidianas das populações afrodescendentes em Florianópolis / 1930-1940). Maria é graduada em História e Mestre em História (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Atualmente é professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC).
Mediação: Renilton Roberto da Silva Matos de Assis (museólogo da Fundação Catarinense de Cultura - FCC).
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação de Cultura Cultura (FCC) comunica que mantém o calendário das oficinas, "Oficina da Palavra"; "Linguagem em Artes Plásticas" e "História da Pintura", ministradas por Jayro Schmidt e "Oficina de Gravuras", ministrada por Bebeto, com início nessa segunda-feira (24), no Centro Integrado de Cultura (CIC).

A oficina "Composição e Teoria das Cores", ministrada por Patrícia Amante, está temporariamente suspensa. Nova data será divulgada no site da FCC e os alunos serão avisados por telefone. Mais informações no telefone (48) 3664-2638, das 7h às 13h.


Confira as oficinas

Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 25 de março a 24 de junho de 2014
Dias da semana: terças-feiras
Hora: 14h às 16h
Sala: 02
Idade: a partir de 15 anos

Linguagem em Artes Plásticas - A oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 26 de março a 25 de junho de 2014
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
Nº de vagas: 10
Sala: 03

História da Pintura - do século XV ao início do século XX - A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 27 de março a 26 de junho de 2014
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: 10
Máximo de alunos: 15

Composição e Teoria das Cores - A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Também analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, além de simetria e assimetria dos elementos. A oficina abordará ainda o uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

Turma I
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 24 de março a 23 de junho de 2014
Dias da semana: segundas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Turma II
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 28 de março a 27 de junho de 2014
Dias da semana: sextas-feiras
Horário: 9h às 11h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Oficina de Gravura - A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
é a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Turma I
Ministrante: Bebeto
Horário: das 9h às 12h (matutino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma II
Ministrante: Bebeto
Horário: das 14h às 18h (vespertino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma III
Ministrante: Bebeto
Horário: das 19h às 21h (noturno)
Dias da semana: segundas e quartas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Mais sobre as Oficinas de Arte - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d´ávila em 1981. Na ocasião, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva somente a partir de 1987 com o ensino contemporâneo das artes plásticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abre a temporada de oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC) com vagas para Oficina da Palavra, Linguagem em Artes Plásticas, História da Pintura – do Século XV ao início do Século XX, Composição e Teoria das Cores e Oficinas de Gravura. Inscrições pelo telefone (48) 3664-2638, de 14 a 21 de março, das 7h às 13h.

Confira as oficinas

Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 25 de março a 24 de junho de 2014
Dias da semana: terças-feiras
Hora: 14h às 16h
Sala: 02
Idade: a partir de 15 anos

Linguagem em Artes Plásticas - A oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 26 de março a 25 de junho de 2014
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
Nº de vagas: 10
Sala: 03

História da Pintura – do século XV ao início do século XX - A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 27 de março a 26 de junho de 2014
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: 10
Máximo de alunos: 15

Composição e Teoria das Cores - A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Também analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, além de simetria e assimetria dos elementos. A oficina abordará ainda o uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

Turma I
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 24 de março a 23 de junho de 2014
Dias da semana: segundas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Turma II
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 28 de março a 27 de junho de 2014
Dias da semana: sextas-feiras
Horário: 9h às 11h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Oficina de Gravura - A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Turma I
Ministrante: Bebeto
Horário: das 9h às 12h (matutino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma II
Ministrante: Bebeto
Horário: das 14h às 18h (vespertino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma III
Ministrante: Bebeto
Horário: das 19h às 21h (noturno)
Dias da semana: segundas e quartas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Mais sobre as Oficinas de Arte - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d'Ávila em 1981. Na ocasião, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva somente a partir de 1987 com o ensino contemporâneo das artes plásticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Quem passar pelo Espaço Cultural Unesc, no hall do Bloco Administrativo, em Criciúma, vai poder conferir a exposição Eco Art. A mostra é o resultado de uma coletânea de obras feitas por artistas de diferentes países da América do Norte, Central e do Sul, durante a Eco 92, que ocorreu no Rio de Janeiro. As serigrafias apresentam uma leitura da relação entre o homem e o meio ambiente e de como a espécie humana está cuidando da natureza.

A coleção exposta na Universidade e pertence ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba, de Criciúma. As 18 obras expostas são o fruto do trabalho do Grupo Bozano, que em 1992 convidou 50 artistas brasileiros e 70 das Américas para produzirem obras sobre ecologia e preservação da natureza. A mostra fica até o dia 4 de abril na Unesc.

Fonte: Secom Unesc

Recomeçam no dia 26 de março as oficinas mensais gratuitas ministradas pela Associação Surya no Centro Cultural da Vila Itoupava, em Blumenau (SC). Na primeira atividade deste ano, os participantes vão aprender a elaborar porta tesouras. A parceria que segue para o terceiro ano ensina, por meio da arte manual, a importância da criação de objetos aproveitando sobras de materiais. A iniciativa está centralizada na reciclagem e no reaproveitamento.

Saiba mais

Oficina: Confecção de Porta Tesouras
Quando: 26 de março
Horário: das 14h às 17h
Local: Centro Cultural da Vila Itoupava (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16.230, Vila Itoupava - Blumenau - SC)
Equipe ministrante: Associação Surya
Idade: a partir 15 anos
Vagas: 20
Material necessário: linha (costura ou crochê), agulha, tesoura, régua, caneta, laços ou fitas e botões. Quem tiver em casa retalhos, deve levar na medida de uma folha de ofício. Cola quente e pistola são indispensáveis
Contatos pelo telefone: (47) 3338-6044.

Fonte: Fundação Cultural de Blumenau