Disponível nesta página folder para  Download:

O Centro Universitário Barriga Verde, por meio do seu Curso de Bacharelado em Museologia, tem a honra de convidar todos os profissionais e interessados na área museológica para o III Seminário Regional de Museologia, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, em Orleans/SC, no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre.

Com o tema - Museus: para quê e para quem?? O evento tem por objetivo dialogar com gestores públicos municipais e profissionais da área de museus sobre a construção de políticas públicas a nível municipal para os museus. Aproximando o patrimônio local com a discussão nacional sobre museus e a necessidade de continuo investimento nessas instituições, juntamente com os diversos municípios que ainda não possuem esses locais de representação cultural, sensibilizá-los da importância dos mesmos para a sociedade.

O Seminário contará com a presença de museólogos reconhecidos em nível nacional e internacional como a Prof.ª Dra. Maria Célia Moura Santos, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As inscrições poderão ser feitas na Coordenação de Extensão do UNIBAVE, ou pelo telefone: (48) 3466-0192, aos cuidados da Prof.ª Andrea Alves, nos valor de R$ 5,00 para estudantes e R$ 10,00 para profissionais.

Informamos ainda que os Hotéis Real Nob (48) 3466-4455 e São Francisco (48) 3466-0282 estarão com tarifas promocionais na data do evento para os participantes do III Seminário regional de Museologia. Basta entrar em contato com o hotel desejado e fazer a reserva informando que é participante do evento.

Abaixo segue a progrmação completa do evento.

Certos de contarmos com sua presença neste importante evento, antecipadamente agradecemos.

Atenciosamente,

Prof. Maurício da Silva Selau

Coord. do Curso de Museologia do UNIBAVE

15 de outubro

9h às 11h e 30min. - Ação Cultural e Educativa no Museu ao Ar Livre de Orleans (MALO) com as escolas de ensino médio da região da AMESG

14h às 16h - Comunicação dos trabalhos científicos da III Turma do Curso de Museologia do UNIBAVE

Teares da Memória - Silvana Silva de Souza.

J. Brandão: O artista e a importância da conservação em suas obras como suporte de informação - Angela Peyerl.

Patrimônio Religioso - Ramon Felipe Soares.

Mediadora: Franciele Maziero.

16h as 16h e 30min. Intervalo

16h e 30min às 18h. - Comunicação coordenada, Pesquisas da II Turma do Curso de Museologia do UNIBAVE:

Gestão em Museus - Caroline Martelo, Bacharel em Museologia - UNIBAVE, Diretora do Museu do Vinho - Mario de Pelegrin, de Videira, SC.

Através do olhar: o movimento dos museus em direção ao público. Ricardo Alberton Fernandes - Bacharel em Museologia - UNIBAVE.

19h. Abertura Oficial do III Seminário Regional de Museologia

19h e 30min. Oficina: Ação Educativa em Museus - com a profa. Dra. Maria Célia Moura Santos. Museóloga (UFBA), Doutora em Educação. Professora do Doutorado em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, Portugal.

16 de outubro

8h às 9h e 30min. - Comunicação coordenada, Pesquisas da II Turma do Curso de Museologia do UNIBAVE:

Ação Educativa Museu-Escola-Comunidade: Uma Proposta Interdisciplinar de Aprendizagem - Eráclito Pereira, Museólogo, Diretor de Cultura de Bom Jardim da Serra, SC.

Políticas Públicas Municipais para Museus: a experiência de Itajaí - Marco Antônio F. Ballester Jr., Museólogo.

9h e 30min.  as 10h. Intervalo

10h às 12h - Mesa redonda: A instituição museu e as políticas de financiamento para instituições museólogicas.

Debatedores: Angela Maria de Oliveira Paiva, Museóloga, Professora do Curso de Museologia do UNIBAVE.Maria Teresa Lira Colares, Técnica Cultural, Fundação Catarinense de Cultura e Professora do Curso de Museologia do UNIBAVE.

12h as 13h e 30min. - Almoço Livre

13h e 30min. às 15h. - Mesa redonda: Museus de Arte: Para que e para quem?

Christiane Maria Castelen,

Cristina Gomes dos Santos - Pedagoga e Licenciada em Artes Visuais - Coordenadora da Área de Arte da Secretaria de Educação de Tubarão, SC.

Silvana Silva de Souza, representante do NEAM (Núcleo de Estudos em Arte e Museologia), Acadêmica da 4 fase do Curso de Museologia do UNIBAVE.

15h as 15h e 30 min. - Intervalo

15h e 30min. as 16h e 30min. Roda de Convivência.

Lisiane Potrikus Borges - Coordenadora do Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Criciúma.

Marco Aurélio Cadastro Rodrigues - Técnico de Cultura - SESC.

16h e 30min. Encerramento