FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

O Conselho Estadual de Cultura [CEC], foi criado pela Lei Estadual nº. 2975, de 18 de dezembro de 1961 e reconfigurado a partir da Lei do Sistema Estadual de Cultura, nº 17449, de 10 de janeiro de 2018.

Definido como uma instância de articulação, pactuação e deliberação sobre as políticas públicas de Cultura no estado de Santa Catarina, o CEC é um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo e deliberativo, vinculado à Fundação Catarinense de Cultura.

O Conselho Estadual de Cultura tem sede em Florianópolis, em espaço cedido pela administração do Centro Integrado de Cultura (CIC) e o mobiliário doado pelo Governo do Estado. O Conselho Estadual de Cultura é constituído por vinte membros titulares.

De composição paritária [50% representantes da sociedade civil e 50% representantes governamentais], os representantes da sociedade civil são selecionados a partir de eleições diretas, realizadas num processo eletivo setorial e regional, no qual artistas e agentes culturais votam em seus representantes para compor o colegiado. Todas as manifestações artísticas e culturais presentes no estado estão representadas a partir das seguintes setoriais: Museus e Bibliotecas, Audiovisual, Cultura Popular, Teatro, Artes Visuais, Patrimônio Material, Música, Patrimônio Imaterial, Letras e Dança.

A representação governamental é feita a partir da presença, como membro nato, do/a Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e de nove representantes indicados pela gestão estadual. Todos os vinte membros do colegiado são nomeados pelo Governador do Estado.

A Presidência do CEC é indicada e nomeada pelo Governador do Estado. A Secretaria Executiva é atendida por um servidor efetivo da FCC, indicado pelo/a presidente da FCC.

O mandato dos conselheiros é de dois anos, permitida uma única recondução, ficando assegurada a renovação de, no mínimo, 50% dos membros a cada mandato.

Acesse aqui a Lei do Sistema Estadual de Cultura [nº 17.449/2018]

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

__

 

ENDEREÇO

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis - SC - CEP 88025-200‎ 

 

 

Anualmente o Conselho Estadual de Cultura premia personalidades catarinenses com a Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa", criada através do decreto nº. 4892 de 17/10/94.

Conheça os agraciados com a Medalha em cada edição:

Imagens microscópicas captadas pelo Atecor da FCC são finalistas em competição internacional

Duas imagens microscópicas captadas pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), são finalistas do NanoArtography. A competição internacional seleciona…

Aniversário da Ponte Hercílio Luz terá evento comemorativo gratuito e aberto ao público

Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promove na manhã desta sexta-feira, 13, um evento comemorativo ao aniversário de 96 anos da Ponte Hercílio Luz. A partir das 10h30, o governador Carlos Moisés…

Com bens tombados pela FCC, Rota do Enxaimel em Pomerode é eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU

A Rota do Enxaimel, no bairro Testo Alto, em Pomerode (SC), foi eleita no último dia 2 de dezembro uma das melhores vilas turísticas do mundo. O reconhecimento veio pelo selo turístico internacional Best Tourism Villages,…